Copa do Mundo de MTB 2022 acaba neste final de semana, Avancini faz balanço e projeta crescimento


Avança em açào / Bartek Wolinski/Red Bull Content Pool

Nesse próximo final de semana ocorrerá a 9ª etapa da Copa do Mundo de Mountain Bike, entre os dias 2 e 4 de setembro. Val di Sole, na Itália, abrigará a última prova da competição no ano, que teve nessa temporada um número maior de circuitos e o Brasil como destaque, uma vez que foi em Petrópolis (RJ) a primeira etapa. Havia mais de 15 anos que uma etapa da Copa do Mundo de MTB não ocorria no País.


Henrique Avancini, atleta da equipe Cannondale Factory Racing, participará das provas de Short Track (XCC) e Cross Country Olímpico (XCO), que ocorrerão sexta e domingo, respectivamente. O brasileiro ocupa a 9ª colocação do ranking mundial da UCI (União Ciclística Internacional) e não colheu nas provas da Copa do Mundo os resultados esperados, mas enxerga um período de aprendizado com as situações que enfrentou na temporada até aqui.


“Me aproximo da última etapa da Copa do Mundo com muita esperança. Acho que foi um ano bem desafiador pra mim, não foi fácil conseguir passar por tantas pequenas dificuldades ao longo da temporada, mas eu sei que eu fiz um trabalho muito bom considerando as circunstâncias que eu estava passando e eu sei que eu consegui colocar muito esforço na minha preparação e que isso em algum momento vai render os frutos como sempre aconteceu. Acho que esses altos e baixos são do contexto, fazem parte do esporte de alto rendimento, já passei por fases assim outras vezes e é assim muito difícil, doloroso não ver o seu esforço sendo recompensado no curto prazo, mas eu sei que isso sempre traz lições”, analisou Avancini, que completou:


“Tenho passado por muitos desafios, não só dentro das pistas, mas principalmente fora das pistas, e isso sempre traz crescimento, o que acredito que vai interferir mais cedo ou mais tarde no meu desempenho como atleta também. Então é dessa forma que eu enxergo o momento e eu só pretendo entregar tudo que eu tenho nesse último grande evento do ano e fazer a melhor prova que tiver ao meu alcance. Realmente gastar todo o meu potencial que eu tenho no momento e começar a fazer o processo de término da temporada, com outras competições no Brasil e a construção para o ano seguinte”, finalizou o atleta brasileiro.


O público poderá acompanhar todas as emoções da etapa de Val di Sole da Copa do Mundo de Mountain Bike ao vivo, via plataforma de streaming Red Bull TV, pelo link https://www.redbull.com/br-pt/events/copa-do-mundo-de-mountain-bike-val-di-sole-italia-2022. Nesta sexta-feira (01), a partir das 12h20 (horário de Brasília), os ciclistas se alinham para disputa do Short Track. No domingo (04), às 9h30, a elite masculina entra em ação para a disputa do XCO. Antes, às 7h, ocorrerá a prova feminina.

Siga o Planeta da Bike
  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Twitter Ícone
  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube
Nosso canal no Youtube