Curitiba recebe nova etapa do circuito Ironman 70.3 Brasil em 2026
Márcio de Miranda
21 de out.
2 min de leitura
Circuito 70.3 / (Fábio Falconi/Unlimited Sports)
O Ironman e a Unlimited Sports anunciaram nesta terça-feira que Curitiba, capital do Paraná, será a mais nova sede do circuito 70.3 no Brasil. A estreia do 70.3 Curitiba-Paraná está confirmada para o dia 8 de março de 2026, ampliando o calendário nacional da modalidade, que já inclui etapas em Florianópolis, Rio de Janeiro, São Paulo, Aracaju e Brasília.
Com a inclusão da capital paranaense, o Brasil passa a ser o segundo país com o maior número de provas Ironman no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos e empatado com a Austrália. As inscrições serão abertas no dia 23 de outubro de 2025, às 17h (horário de Brasília).
“Receber um evento como esse mostra que o Paraná entrou definitivamente na rota das grandes competições nacionais e internacionais, o que movimenta a economia com hospedagens, alimentação e turismo. O Estado já é referência global em inovação e sustentabilidade e agora tem se transformado em palco de grandes eventos esportivos. Será um privilégio receber atletas, organizadores e toda a comunidade esportiva”, afirmou o governador do Paraná, Ratinho Junior.
O prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, também celebrou o anúncio. “A prática de esportes promove saúde e qualidade de vida. Curitiba tem um histórico de receber bem várias competições esportivas — e não será diferente com o Ironman. A cidade estará pronta para vibrar com cada conquista e celebrar o espírito esportivo.”
Para Carlos Galvão, CEO da Unlimited Sports, a chegada do evento ao Paraná tem potencial para consolidar-se como uma das provas mais atrativas do circuito. “Curitiba é reconhecida como uma das cidades mais inovadoras e bem planejadas do Brasil. Com suas famosas áreas verdes, riqueza cultural e paixão pelo esporte, tornou-se um polo para atletas de endurance em todo o país. A cidade combina tradição e infraestrutura moderna, tornando-se a sede ideal para um evento dessa magnitude.”
O percurso do 70.3 Curitiba contará com 1,9 km de natação na Represa do Passaúna, que abrange os municípios de Curitiba, Campo Largo e Araucária. A segunda etapa será composta por 90 km de ciclismo em um trajeto de paisagens revigorantes e, para fechar, 21,1 km de corrida no Parque Barigui, onde também estarão o Ironman Village e a linha de chegada. O formato promete uma experiência única tanto para atletas quanto para o público presente.
O 70.3 Curitiba-Paraná também servirá como classificatória para o 2026 70.3 World Championship, marcado para o dia 12 de setembro, em Nice, na França.
Comentários