Em dia chuvoso, Vinicius Moretti e Fernanda Martello vencem a segunda edição do L'Étape Rio


Ciclistas no L'Étape Rio / PedroCury.com - L'Étape

A segunda edição do L'Étape Rio by Tour de France presented by Santander foi realizada neste domingo (26) na Cidade Maravilhosa. Quase 2 mil atletas se alinharam para a largada da prova às 6h, em frente à Marina da Glória, local em que foi montado o Village. A maior prova de ciclismo amador da América Latina contou com dois percursos: o longo, de 102 quilômetros com altimetria de 1096 metros, e o curto, com 46 quilômetros e altimetria de 450 metros.


A chancela do maior evento de ciclismo mundial, o Tour de France, fez com que os ciclistas experimentassem todo o clima da competição desde a entrega dos kits até a linha de chegada. O tempo fechado no Rio de Janeiro não desanimou os 1.800 ciclistas inscritos. A prova foi desafiadora desde a largada até a linha de chegada, mas confirmou a segurança dos participantes como um de seus principais pilares.

"A segunda edição do Rio foi diferente. Tivemos a noite inteira com chuva, e o dia amanheceu nublado. Foi tranquilo na parte de intensidade, mas estávamos com as ruas molhadas. É sempre um desafio muito grande colocar todo mundo para correr dentro da cidade do Rio e curtir esse visual, ainda mais nestas circunstâncias. Para a gente foi exemplar. Conseguimos colocar todo mundo para correr e vivenciar essa experiência. Toda a estrutura estava fechada para os atletas. Foi demais", disse Fernando Cheles, diretor da prova.


Campeão geral masculino dos 102 km, Vinicius Moretti completou a prova em 2h39min49s. Atleta da equipe Pedal Power, o paulista de Votuporanga montou uma estratégia eficaz em meio às condições climáticas e completou o percurso na Cidade Maravilhosa com o primeiro lugar do pódio. Guilherme do Couto chegou em segundo lugar, com 2h41min11s, e Raphael Serpa completou o pódio, com 2h41min21s.


Campeão da prova longa no L'Étape Rio Santander / Caio Souza - On Board Sports

"Foi uma prova muito top. O clima parecia que não seria tão favorável, mas para mim foi ótimo. Eu gosto do tempo frio. Choveu, mas tudo bem. O percurso é lindo. A subida foi dura, mas na medida para um cara mais forte como eu, que não sou escalador puro. Consegui passar pelos escaladores e fiz a descida de forma controlada, pois era necessário cuidado. Foram quatro escapadas até o final. No túnel, senti que eu teria grandes chances, com força. Vim sozinho até a chegada", comentou o campeão.


"O L'Étape Rio tem uma organização única. Cada detalhe é muito bem feito. É para o atleta se sentir como se estivesse em uma etapa do Tour de France mesmo, como se fosse um ciclista profissional. O Rio é lindo. Sem palavras", completou Vinicius.


No percurso longo, após a largada na Marina da Glória, os ciclistas seguiram pela orla em direção às famosas praias de Copacabana, Ipanema e Leblon. Depois, contornaram o Jardim Botânico e iniciaram uma das mais famosas subidas do Rio de Janeiro - Vista Chinesa e Mesa do Imperador.


Percurso L'Étape Rio Santander / PedroCury.com/L'Étape

Na prova feminina, o título no percurso longo ficou com Fernanda Martello, com a marca de 2h57min55s. Ela chegou à frente de Cristiane Pereira, segunda colocada, com 2h59min33s, e Ana Luiza Cavalcante, terceira colocada, com 2h59min37s.

O trajeto, que se assemelhou ao da prova de ciclismo de estrada dos Jogos Olímpicos do Rio 2016, foi totalmente fechado para os ciclistas do L’Étape Rio.


Na prova curta, a vitória geral masculina ficou com Pedro Victor Fonseca, que completou a prova em 1h12min51s, seguido por Luiz Flávio Rosa, com 1h13min39s. André Almeida terminou em terceiro, com 1h15min14s.


"Foi duro. Quando vi que o segundo lugar estava chegando perto de mim, eu pensei 'vou morrer, mas vou chegar’. Fiz força, mais do que eu esperava que conseguiria. Isso rendeu o primeiro lugar. Estou muito feliz com a vitória", contou Pedro Silva.


No feminino, Paula Weinschenck foi a primeira, com o tempo de 1h20min17s, em segundo ficou Gabrielle Sparenberg, com 1h21min19s, e Carolina Simoni terminou em terceiro, com o tempo de 1h21min55s.


"Foi uma prova maravilhosa. A curta passou rápido, mas valeu demais! Uma pena que não fez sol, mas tudo foi ótimo. Eu amei. Sou do Rio, então subo até a Mesa do Imperador sempre. Uma prova super rápida, bem legal e muito segura para os ciclistas", disse Paula Weinschenck.

O Village, que foi aberto na tarde de sexta-feira (24), funcionou como o local de encontro e retirada dos kits, além de apresentar painéis de debates e lançamentos de produtos, e proporcionar o encontro de ciclistas amadores com grandes nomes da modalidade e do esporte brasileiro.

Passaram pelo palco do L’Étape Rio by Tour de France presented by Santander a atriz e influenciadora Amandha Lee e a embaixadora L'Étape Luciana Prados, que falaram sobre a participação feminina na modalidade, além do campeão Murilo Fischer, ciclista brasileiro com participações olímpicas e atual Embaixador do Tour de France.


Vista Chinesa e ciclistas no L'Étape / PedroCury.com/L'Étape

O evento contou também com a participação de outros grandes nomes do esporte e celebridades, como o campeão olímpico do vôlei Nalbert, que mais uma vez marcou presença, e o apresentador Bruno Vicari.

"Eu sou suspeito para falar. Aqui está tudo maravilhoso. O L'Étape Rio é meu xodó. Em Campos do Jordão, a prova também já está consolidada, mas o Rio de Janeiro é a minha cidade. Não tem preço pedalar aqui. Geralmente tenho que me preocupar com o trânsito enquanto estou na bike. Hoje eu tinha todo esse trajeto para mim. Queria agradecer a organização por me dar esse privilégio", comentou Nalbert. Inscrições 2023

A organização do evento confirmou a realização da prova para o próximo ano. O L’Étape Rio by Tour de France presented by Santander será realizado entre os dias 23 a 25 de junho de 2023.

A partir do sábado (25), as inscrições foram abertas para o público geral e podem ser feitas no site: https://www.ticketsports.com.br/e/ltape-rio-by-tour-de-france-present-by-santander-33892.


A segunda edição do L’Étape Rio contou com marcas apoiadoras e patrocinadoras, que puderam expor as novidades do mercado de ciclismo. No Village, 35 marcas estiveram presentes em estandes e tiveram o objetivo de completar ainda mais a experiência do ciclista na prova.


O Banco Santander, que dá os naming rights ao evento, é um exemplo de uma nova parceria que veio para ficar. "Temos muito orgulho de ser parceiros do circuito nacional do L’Étape by Tour de France, que traz o brilho do icônico Tour de France para os ciclistas brasileiros. No agora L’Étape Santander, milhares de amadores e entusiastas do pedal poderão participar de provas de alto nível e sentir um pouco das sensações que o ciclismo profissional proporciona. É mais uma das nossas iniciativas de apoio a esse esporte que é praticado diariamente por milhões de pessoas, seja nas ruas, nas estradas ou nas trilhas de todo o país", disse Patricia Audi, vice-presidente do Santander Brasil.


Os patrocinadores oficiais Samaritano Americas, Mitsubishi Motors, Specialized e Vivo também montaram estandes no Village e ofereceram aos participantes ainda mais interatividade.


"As pessoas estão cada vez mais preocupadas e atentas com os impactos causados ao meio ambiente e o que iremos deixar de legado para as gerações futuras. A bicicleta é um ícone de transporte sustentável, e apoiar eventos esportivos outdoor nos aproxima do público que acredita em pautas ligadas à transformação da sociedade por meio do esporte”, afirma Marina Daineze, diretora de Marca e Comunicação da Vivo.

Siga o Planeta da Bike
  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Twitter Ícone
  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube
Nosso canal no Youtube