top of page

Eventos de Mountain Bike movimentam mais de R$ 60 milhões em Araxá (MG)

  • Foto do escritor: Márcio de Miranda
    Márcio de Miranda
  • 17 de abr.
  • 2 min de leitura

Atualizado: há 3 dias



Araxá (MG) se transformou na capital mundial do mountain bike por três semanas consecutivas. O município sediou, entre o final de março e início de abril, dois grandes eventos do calendário da UCI (União Ciclística Internacional): a abertura da Copa Internacional de Mountain Bike (CiMTB) e, logo depois, uma rodada dupla da WHOOP UCI Mountain Bike World Series, nas modalidades XCC (Short Track) e XCO (Cross Country Olímpico).

Ao todo, os eventos reuniram cerca de 80 mil pessoas no entorno do Grande Hotel Termas de Araxá, movimentando mais de R$ 60 milhões na economia local. O impacto foi sentido em toda a cadeia do turismo e comércio: hotéis, restaurantes, supermercados, academias, lavanderias e lojas especializadas registraram alta na demanda durante os 12 dias de competição.

“Superamos todas as expectativas”, diz organizador

“Entregamos algo muito especial para os atletas e o público, com participantes de cerca de 30 países. A cidade respirou mountain bike, e a economia teve um incremento muito grande”, avaliou Rogério Bernardes, organizador da CiMTB e da etapa brasileira da Copa do Mundo.

A pista de competição foi amplamente elogiada por atletas e equipes. O evento também reforçou a imagem de Araxá como uma das cidades mais seguras de Minas Gerais, ponto destacado pelos organizadores.


A etapa brasileira da WHOOP UCI Mountain Bike World Series contou com os principais nomes do ciclismo mundial. Estiveram presentes as 20 equipes oficiais Elite da UCI, além de sete times convidados, incluindo três equipes brasileiras: Caloi Henrique Avancini Team, Soul Extreme Racing Team e Specialized Racing BR.

Seleções nacionais de países como Alemanha, Estados Unidos, França e Grã-Bretanha trouxeram seus principais ciclistas e equipes completas, incluindo treinadores, mecânicos, fisioterapeutas e equipes de mídia.


O sucesso do evento contou com apoio de entidades esportivas e governamentais. A realização foi possível graças à Associação Mountain Bike BH, à Federação Mineira de Ciclismo (FMC) e ao apoio institucional da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC).

O patrocínio ficou por conta da CBMM, CODEMGE e CEMIG, com incentivo via Lei Federal de Incentivo ao Esporte e Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, articuladas respectivamente pelo Ministério do Esporte e pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (SUBESP). A cobertura oficial foi feita pela Warner Bros Discovery Sports.

“Foram dias muito especiais, que ficarão para sempre em nossas memórias. Nosso objetivo agora é trabalhar para o retorno em 2026”, concluiu Rogério Bernardes.


 
 
 

Komentarze


Siga o Planeta da Bike

  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Twitter Ícone
  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube

Nosso canal no Youtube

cannondale
bottom of page