Fariba Hashimi conquista o Campeonato Nacional Afegão de Estrada realizado na Suíça

Organizado na Suíça, no último domingo (23) como uma exceção devido ao conflito no Afeganistão, o Campeonato Feminino de Estrada do Afeganistão reuniu 50 atletas refugiadas, agora residentes em diferentes países da Europa, bem como em Cingapura e no Canadá, para iniciar e terminar seus Campeonatos Nacionais no Centro Mundial de Ciclismo (CMC) da União Ciclística Internacional (UCI) em Aigle.
Depois de uma largada neutra para deixar a cidade de Aigle, a corrida começou a sério com um grupo líder de seis ciclistas se formando rapidamente. Na primeira subida para a vila de Yvorne, duas atletas, Masomah Ali Zada – que competiu nas Olimpíadas de Tóquio-2020 como parte da Equipe de Refugiados do Comitê Olímpico Internacional – e Arezo Sarwari se distanciaram. Quando as líderes desceram de Yvorne, Fariba Hashimi e sua irmã mais velha Yulduz estavam sozinhas na frente.
As irmãs trabalharam juntas pelo restante da corrida de 57 km, aumentando consistentemente sua liderança em relação as suas duas perseguidoras, Nooria Mohammadi e Zahra Rezayee. A 5km do final, as irmãs Hashimi tinham cinco minutos de vantagem sobre as duas rivais mais próximas e era apenas uma questão de qual membro da família se tornaria Campeã Nacional.
No sprint final, foi Fariba quem levou a melhor sobre a irmã mais velha para levar a medalha de ouro, ambas terminando em 1h32min40seg. “Não achei que ia ganhar, achei que seria minha irmã”, disse a nova Campeã Nacional do Afeganistão.
Sua irmã acrescentou: “Conversamos durante a corrida e trabalhamos juntos, e é por isso que conseguimos ficar tão à frente”.

Comments