top of page

Fernanda Keller e Kathleen Mccartney serão incluídas no Hall da Fama do Ironman


Fernanda Keller no Havaí / Divulgação Ironman

O Ironman tem o prazer de anunciar que a norte-americana Kathleen McCartney e a brasileira Fernanda Keller serão incluídas no Hall da Fama do Ironman este ano. Uma cerimônia de inclusão está planejada para a semana da prova masculina VinFast Ironman World Championship® 2024 em Kailua-Kona, Havaí, e as duas atletas também serão homenageadas durante a prova feminina VinFast Ironman World Championship 2024 em Nice, França.

 

Fernanda Keller se tornou a primeira mulher brasileira a competir e subir ao pódio no IRONMAN World Championship e completou a prova impressionantes 27 vezes, incluindo 23 anos consecutivos entre suas aproximadamente 100 participações em provas do circuito Ironman e Ironman 70.3. Competindo inicialmente como profissional, Fernanda é a única triatleta no mundo a conquistar por seis vezes o 3º lugar geral, de 1994 a 2000, e somar mais 14 participações entre as dez melhores mulheres nos anos seguintes.


Além disso, Fernanda venceu o Ironman Brasil por cinco vezes e foi vice-campeã quatro vezes. Keller se tornou um ícone nacional do esporte no Brasil e continua sendo uma das triatletas mais bem-sucedidas de todos os tempos, tendo sido destacada em 2015 como uma das mulheres mais poderosas do esporte pela Forbes. O impacto de Keller no Ironman e no esporte feminino continua até hoje. Defensora da saúde mental e do esporte como ferramenta de inclusão social, Fernanda fundou o Instituto Fernanda Keller, que tem o objetivo de atender adolescentes de famílias de baixa renda por meio da educação e da atividade física. Em 2024, o instituto celebra seu 25º ano de operação.

 

Kathleen McCartney conquistou o título de Campeã Mundial do Ironman em sua primeira participação no Ironman World Championship em 1982. Como uma estudante universitária de 22 anos da UC Irvine, McCartney ficou famosa ao ultrapassar Julie Moss engatinhando nos últimos 10 metros para conquistar o título do Ironman World Championship, ligando para sempre as duas em um dos momentos mais marcantes da história do Ironman e do esporte feminino.


McCartney completou seis provas Ironman World Championship como profissional de 1982 a 1988, inspirando audiências globais com suas performances. Ela continuou a ter um impacto abrangente no esporte como treinadora de triatlo da TriDot, além de completar novamente o Ironman World Championship em 2012, no 30º aniversário de sua vitória no campeonato mundial, e em 2018, como parte da celebração dos 40 anos do Ironman. Talvez um dos momentos mais marcantes de seus 46 anos de contribuições para o esporte e para o Ironman tenha ocorrido em 2017, no Ironman World Championship que ela não terminou. McCartney não estava competindo por si mesma naquele ano, pois compartilhou uma jornada com seu amigo próximo Mike Levine, que estava lutando contra um câncer pancreático terminal. Ela ajudou a motivar Mike, passando da aceitação de seu diagnóstico para lutar por viver mais um dia e chegar à largada do Ironman World Championship de 2017, provando que, às vezes, é mais sobre a jornada até a largada e a autoconfiança do que sobre o resultado.

 

“É com grande orgulho que vamos incluir essas duas mulheres incríveis em nosso Hall da Fama do Ironman,” disse Scott DeRue, Diretor Executivo do The Ironman Group. “Kathleen e Fernanda representaram o melhor do Ironman por décadas, tanto como competidoras quanto como embaixadoras do esporte. Suas contribuições como atletas profissionais, atletas amadoras, mentoras e porta-vozes demonstraram o verdadeiro significado de abraçar e elevar a comunidade de atletas, fãs e mulheres ao seu redor. Queremos agradecer a Fernanda e Kathleen pelo impacto duradouro no nosso esporte e parabenizá-las pela merecida inclusão no Hall da Fama do Ironman. Estamos ansiosos para celebrar com elas ainda este ano.”

 

Fundado em 1993, o Hall da Fama do Ironman foi criado para homenagear indivíduos que se destacaram nos mais altos níveis do Ironman ou fizeram contribuições extraordinárias para o crescimento da mais famosa série de provas de triatlo do mundo. McCartney e Keller juntam-se a uma lista prestigiada de notáveis atletas e colaboradores, honrados pelo que deram ao esporte do triatlo e ao Ironman, tanto dentro quanto fora das competições.

 

Atletas McCartney e Keller reagem às suas indicações

 

Fernanda Keller:

“Realmente dediquei minha vida a este esporte e à divulgação do Ironman no Brasil”, disse Keller. “Estou orgulhosa de ser mulher porque quando comecei a fazer Ironman, todos me diziam que isso não era para meninas. Eu não me via como menina ou menino. Isso se tornou algo que usei como minha força para mostrar que estavam errados. Em poucos anos me tornei campeã nacional e provei que estavam errados; que o triatlo não é apenas para meninos, mas para todos nós. No ano passado, celebrei meu 60º aniversário em Kona e pude ver esse legado enquanto pedalava. É uma grande honra para mim.”

 

Kathleen McCartney:

"Muito obrigada por esta incrível honra! Desde que cruzei a linha de chegada em 1982, tenho abraçado o estilo de vida Ironman e compartilhado as valiosas lições de vida que o Ironman me ensinou com meus entes queridos e comunidade. Estou muito emocionada que agora, como parte do Hall da Fama do Ironman, terei um novo começo com minha 'Ohana do Ironman para retribuir mais, orientar, encorajar e ter mais oportunidades de realizar sonhos no esporte do triatlo e no Ironman para as futuras gerações."

 

Ironman Hall of Fame:

Ana

Indicado(s)

1993

Dave Scott

1994

Julie Moss

1995

Scott Tinley

1996

Paula Newby-Fraser

1997

Mark Allen

1998

John and Judy Collins

1999

Valerie Silk

2000

Tom Warren

2001

Dr. Bob Laird

2002

Bob Babbitt

2003

John MacLean / Gordon Haller / Lyn Lemaire

2004

Greg Welch

2005

Jim Maclaren

2008

Team Hoyt - Rick and Dick Hoyt

2011

Mike Reilly

2012

Graham Fraser

2013

Peter Henning

2014

Georg Hochegger / Helge Lorenz / Stefan Petschnig

2015

Lori Bowden / Heather Fuhr

2016

Lew Friedland / Peter Reid

2017

Chrissie Wellington

2018

Ken Baggs / Erin Baker / Rocky Campbell / Scott Molina

2019

Tim DeBoom / Kenneth Gasque / Michellie Jones / Jan War

2021

Natascha Badmann / Carlos Moleda

2024

Fernanda Keller / Kathleen McCartney


Comentários


Siga o Planeta da Bike

  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Twitter Ícone
  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube

Nosso canal no Youtube

bottom of page