top of page

Festival Rocky Spirit leva cinema para a praia de Ipanema e Ilha do Governador neste final de semana


Público acompanha os filmes no ano passado (Super Nova / Rocky Mountain)

A praia de Ipanema, no Rio de Janeiro, recebe o maior festival a céu aberto do Brasil dedicado a filmes que retratam meio ambiente, vida outdoor, meio ambiente e esportes de aventura. Será neste sábado (23) e domingo (24), no posto 10, a partir das 17h, com entrada grátis. No mesmo horário, mas somente no domingo, o telão de 25 metros também vai iluminar a Vila Olímpica Nilson Santos, na Ilha do Governador, com a exibição de documentários nacionais e internacionais.


A edição carioca do Rocky Spirit vai exibir 22 documentários. A programação foi pensada para entreter pessoas de todas as idades e oferecer uma atividade que une cultura e esporte para ser apreciada por famílias inteiras e grupos de amigos. E isso vale tanto para quem estiver com o pé na areia como aqueles que comparecerem a Vila Olímpica. “Nossa caravana chegou ao Rio com um astral maravilhoso, após recebermos 10 mil pessoas em São Paulo. Tenho certeza que a experiência nessa cidade, que não por acaso é conhecida como maravilhosa, vai ser incrível”, afirma Andrea Estevam, diretora do festival e responsável pela curadoria dos documentários.


A 13ª edição do Rocky Spirit conta com o apoio da Prefeitura do Rio e a expectativa é de superar o público do ano passado. Em 2022, no retorno presencial do evento após o período de pandemia, mais de mil pessoas compareceram às exibições dos documentários sobre surf, escalada, bike, skate e vida em meio à natureza, tanto na praia de Ipanema quanto nas Vilas Olímpicas da Gamboa e Nilton Santos, na Ilha do Governador, no dia 7 de setembro. “Neste ano teremos um dia a mais e acredito que os cariocas irão abraçar nosso festival, como ocorre todos os anos”, completa Andrea.


Guilherme Schleder, secretário municipal de Esportes, compartilha do entusiasmo de Andrea Estevam, especialmente com a possibilidade de atender as comunidades cariocas. “O Rocky Spirit foi um sucesso no ano passado e estamos muito felizes em receber esse evento novamente na Vila Olímpica Nilton Santos. Contribuir para que mais pessoas tenham acesso ao cinema gratuitamente, unindo esporte e cultura, é incrível. Espero que todos aproveitem essa experiência”.


A programação Rocky Spirit inclui ainda participações especiais e que prometem emocionar o público. Uma delas é a de David Santos, protagonista do documentário 10/03, que trata da sua vida após o atropelamento que lhe custou braço. No sábado, ele terá a oportunidade de falar com a plateia e contar sobre a luta para realizar o sonho representar o Brasil na Paralimpíada de Paris/2024.


Outras atrações são as presenças de Beto Pandiani e Sylvio Rocha, que também falarão sobre seu filme, o Rota Polar ainda no sábado. Para fechar a programação do primeiro dia do Rocky Spirit, Odin Aguiar, um dos protagonistas de Tempo II, sobe ao palco. No domingo, será a vez do diretor Edinho Ramon Santos e da pequena protagonista de Lugar de Criança participarem do evento.


Pôster da 13a. edição do Festival (Divulgação)

Confira os 11 filmes da programação de sábado na praia de Ipanema:


- Gold Standard (mountain bike) – EUA – A produção traz Bryn Atkinson detonando com sua bike. A escolha da trilha. A equipe. As filmagens. O ajuste perfeito da bicicleta. A pilotagem, o estilo e a velocidade que deixam você de queixo caído. Contemple o novo Padrão Ouro, forjado pela imaginação do atleta.

- A Baffin Vacation (multiesporte) – EUA - Erik Boomer e Sarah McNair-Landry embarcam em uma audaciosa expedição multiesportiva de 45 dias, viajando pelo remoto cenário da Ilha de Baffin em busca de penhascos para escalar e rios inexplorados para fazer caiaque em águas brancas.

- To Be Frank (surf) – EUA - filme explora a autenticidade e a comunidade no surfe através de Frank Paine, um ícone de South Bay, de 73 anos, cuja vida gira em torno de um pedaço de praia de dois quarteirões.

- 10/03 A história de David Santos (ciclismo, PNE) – Brasil - documentário sobre o ciclista David Santos, que perdeu o braço após ser atropelado na Av. Paulista em 2013, evento que se tornou uma das principais razões para a abertura de ciclovias na cidade de São Paulo. Um detalhe da história: seu braço foi jogado em um rio pelo motorista e nunca foi encontrado.


- Advennture (esqui) – Suíça/Canadá - embora separados pelo oceano Atlântico, os amigos de longa data Sämi Ortlieb e Rob Heule encontram um território único compartilhando experiências de esqui em seus respectivas lares, em Glarus, Suíça, e Alberta, Canadá.


- This is My Climb: Dedicação (escalada) – Brasil - um retrato sobre a história de Aretha Duarte, montanhista que fez da coleta de material reciclável uma das fontes de renda para financiar a expedição que a transformou na primeira mulher preta latino-americana a chegar ao topo do Everest.

- Soundscape (escalada, PNE) – EUA - Erik Weihenmayer, cego e atleta de aventura sobe por uma rocha alpina massiva nas profundezas da Serra Nevada, nos Estados Unidos.


- A Rota Polar (vela) – Brasil - documentário acompanha o dia a dia do velejador Beto Pandiani e de Igor Bely, seu companheiro de viagem em um barco sem motor, pela icônica passagem noroeste da rota polar, realizada entre junho e setembro de 2022.

- RAW (surf) - The Sound of Teahupo'o – Polinésia Francesa - filmado no coração da selva da Polinésia Francesa, e perto da onda mais bonita do mundo, o fotógrafo e cineasta Tim McKenna acompanhou os surfistas locais Gilbert Teave e Tahurai Henry durante um dia especial. Mais do que um vídeo clássico da icônica onda do Taiti, este curta é uma viagem estética e sonora.


- Earthside (alpinismo) – EUA - em 2022, Hilaree Nelson, Emily Harrington, Christina Lustenberger e Brette Harrington embarcaram em uma expedição acima do Círculo Ártico para escalar e esquiar as primeiras descidas na Ilha de Baffin. O que encontraram foi uma celebração de onde estiveram e para onde estão indo. E o sucesso da viagem veio não pelo que esquiaram, mas pelo tempo que passaram juntas.


- Tempo II (corrida) – EUA - uma busca conceitual pelos sentimentos compartilhados entre a música e as montanhas, o filme se passa na maior selva urbana do mundo e explora estilos de percussão brasileira e corrida de trilha com o atleta da BD, Kyle Richardson, e o carioca Odin Aguiar.

Confira os 11 filmes da programação de domingo na praia de Ipanema:


- Switzerland Paradise (mountain bike) – França – acompanhe o pedal sobre geleiras, debaixo de cachoeiras, descendo inclinações íngremes e muito mais. Confira a aventura sobre uma mountain bike em um dos playgrounds de aventura mais bonitos do mundo, para capturar a beleza espetacular do país com belos picos de montanha ao longo do caminho.


- Queens of the Break (surf) – EUA - filme sobre as pioneiras do surfe feminino na década de 1980, celebra uma amizade de mais de 50 anos da primeira geração de mulheres no Santa Barbara Surf Club.


- White Horizon (corrida) – França - quando mais jovem, Fernanda Maciel disse que era seu sonho viajar pelo mundo e explorar. Nem ela poderia imaginar o que viveria no Monte Vinson, o pico mais alto da Antártida. Com 4.892 metros, a jornada até o cume dura entre quatro e seis dias, mas Fernanda quer ver o quão rápido é capaz de escalar o mais gelado e isolado dos sete cumes.

- Lugar de Criança (criança) - Brasil - enquanto a criança explora praias, trilhas e montanhas, revela sua capacidade de se conectar com o ambiente, estimulando o desenvolvimento de habilidades como empatia, criatividade, resiliência e autoconfiança, e moldando um indivíduo mais consciente e conectado com o mundo ao seu redor.


- Born to Freeride (snowboard) – EUA - quando a Black Diamond resolve criar uma coleção de roupas técnicas inspirada no atleta John Jackson, o resultado é um estilo inconfundível, que brilha muito nas montanhas e nas florestas.

- A Land for Everyone (skate) – Inglaterra - a fotógrafa de skate e aventura Hannah Bailey e a skatista Lyndsay McLaren exploram as terras altas da Escócia, pelas estradas sinuosas e selvagens de Torridon. Como mulheres que cresceram naquele país, nunca imaginaram uma carreira no skate e esta aventura é um aceno para a infância delas e as jornadas que percorreram.


- Reel Rock: Resistance Climbing (escalada) – EUA - entre os antigos terraços agrícolas e montanhas marcadas pela luta da Palestina, uma comunidade unida de escaladores se desenvolveu. O filme convida a explorar os belos penhascos de calcário da terra natal desses escaladores e entender o poder transformador da escalada em suas vidas.


- Deixe nossa montanha correr livre (meio ambiente, criança) – Brasil - em um ambiente constantemente ameaçado pelo avanço da mineração, a preservação ambiental desempenha um papel fundamental para o futuro do planeta.


- Bread Bike (bike) – EUA - Sam, Matt e Mariah são três jovens na costa central da Califórnia insatisfeitos com o que estudaram na faculdade. Apaixonados pela massa de pão e por fazer comida para outras pessoas, eles transformaram o hobby obsessivo em profissão. Agora a turma do A Bread Bike Bakery produz a sua comida deliciosa, promove produtos locais saudáveis e se diverte ao mesmo tempo.

- Well Worn Life (multiesporte) – EUA - Well Worn Life é uma série de documentários sobre gente que vive intensamente a vida ao ar livre. Este episódio apresenta Dani Reyes-Acosta, atleta de montanha, cultivadora de terras e contadora de histórias, cujo caminho busca constantemente os limites das possibilidades.


- Bluetits (natação) – Inglaterra - o filme segue a fundadora Sian Richardson e os pioneiros do adorado grupo de natação BlueTits, uma organização com 100 mil membros. Uma jornada de autodescoberta e pura alegria de viver, o curta é a celebração calorosa e sincera de mulheres mais velhas e da comunidade que as reúne.


Ilha do Governador - A programação na Vila Olímpica Nilson Santos tem 16 documentários nacionais e internacionais, muitos dos quais os mesmos exibidos na praia, como Dedicação, da montanhista Aretha Duarte, Tempo II, Born to Freeride, 10/03 A história de David Santos, RAW, entre outros.


Festival Digital - Além das edições presenciais em São Paulo e Rio de Janeiro, o Rocky Spirit também conta com sua versão on-line. O público poderá assistir aos documentários entre 25 de setembro e 8 de outubro no site oficial do evento, https://rockyspirit.com.br/ , e escolher seus favoritos. Assim como no festival presencial, a versão digital também é 100% grátis.


No total, o Rocky Spirit conta com 52 filmes, um recorde para o maior festival brasileiro de filmes sobre lifestyle e esportes em meio à natureza, com crescimento de 40% em relação às 38 produções apresentadas em 2023. A representatividade também aumentou, passando de 11 para 14 países participantes e do total oito são filmes brasileiros.


A lista completa dos filmes está no site oficial do evento ou diretamente no link: Filmes - Rocky Spirit.

Comentarios


Siga o Planeta da Bike

  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Twitter Ícone
  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube

Nosso canal no Youtube

bottom of page