Buscar
Festival Vamos Passear faz a alegria de famílias reunidas em Porto Alegre (RS)
- Márcio de Miranda
- 31 de jul. de 2023
- 4 min de leitura

A manhã deste domingo (30) foi de muito frio em Porto Alegre (RS). Mas, nem a temperatura de oito graus, no início do evento, às 7h, diminuiu a animação de quem esteve no Parque Marinha do Brasil, na Praia de Belas, para participar da etapa gaúcha do Festival Vamos Passear, realizado pela primeira vez na cidade.
O Festival Vamos Passear reuniu 1.800 participantes, com o Passeio de Bike de 10 km, seguido da Caminhada, com 3 km. E, depois, espaço para a criançada, com a Corrida Infantil e percursos de 50 m a 400 m, de acordo com a faixa etária. Paralelamente, diversas atividades gratuitas, abertas ao público, movimentaram quem esteve no local. O evento teve também yoga, pilates, fitdance, skate, esportes de areia e em quadra poliesportiva.
Ao longo da manhã, a temperatura não passou de 12 graus, mas a animação foi só aumentando com a realização das atividades. Famílias inteiras, casais, amigos, participantes de todas as idades estiveram no evento, que une esporte e saúde, com muito lazer e diversão. Inclusivo, é voltado também para pessoas com deficiência intelectual ou cognitiva.
Fãs de corrida, o casal Robson Sabino, 44 anos, e Janaína Moreira, 43 anos, optou pelo Passeio de Bike, primeira atividade do dia a largar. "Bicicleta não está na nossa rotina", disse Janaína. "Como a gente já pratica bastante atividade física, corremos, então diversificamos e escolhemos algo diferente", completou Robson.
Já Tainara Alebran, 34 anos, convidou a mãe Sílvia de Oliveira, 57 anos, para participar da caminhada. "Começamos agora. Eu já tenho um pouco mais de participações, mas arrastei a mãe. Para mim, a questão é de qualidade de vida, de saúde. E com a mãe junto, a gente fica mais animada", garantiu Tainara.
O Vamos Passear é o segundo evento esportivo da mãe da jovem. "A prática esportiva está sendo tudo, porque chega uma fase da vida, eu com quase 60 anos, onde parece que se a gente não fizer nada de exercício, a vida fica muito chata, essa é a verdade. Para mim, é vida", observou Sílvia. "Uma anima a outra, quando uma não está muito disposta, a outra dá um puxão. Mesmo com todo o frio", divertem-se.
Famílias fazem a festa no evento - Famílias inteiras participaram do evento. O militar Maurício Martins Nunes, 35 anos, já tem a corrida por hábito. Para o Festival Vamos Passear, ele convidou a esposa, Josiane Bittencourt Catelan, 30 anos, levou a filha Alícia (dois anos) e engajou os amigos Amanda Santos e Erick Goulart (ambos com 24 anos), que também estiveram com os filhos Manuela (um ano) e Antônio (sete anos)."Comecei e agora estou inserindo a minha esposa e a minha filha, e também convidei os nossos amigos, aí entramos todos nesse meio mais esportivo e saudável" contou o militar.
"Meu marido convidou todo mundo e viemos. Das outras vezes, ele participava e vínhamos torcer, fazíamos cartaz. Dessa vez, ele foi o ânimo para a gente vir. Disse: vamos todos, porque pode criança, daí bota no sling, bota no carrinho, vai caminhando e está tudo certo. Desde pequenos eles aprendem que é bom caminhar. Principalmente assim, que é evento de família, podendo levar junto é o melhor, com atividade para todos os gostos", destacou Josiane.

Comments