top of page

Festival Vamos Passear prioriza ações voltadas para meio ambiente e sustentabilidade


Largada da bike na abertura no Rio (Sagaz Esportes/ Divulgação)

O Festival Vamos Passear leva esporte, saúde e bem-estar a todas as cidades onde realiza suas etapas. E, também, conscientização e ações voltadas para o meio ambiente e a sustentabilidade. Na edição 2024, esse cuidado está presente em cada detalhe, na reciclagem de copos, no reaproveitamento de lonas, na doação de areia, contando com o apoio de empresas e cooperativas parceiras.


A edição 2024 teve início no Rio de Janeiro, no dia 26 de maio, na Orla da Praia de Copacabana e reuniu 4.000 participantes. Um dia de lazer e entretenimento para toda a família com incentivo à prática da atividade física, destinado a crianças, jovens, adultos e idosos. No total, serão sete etapas, aos domingos, entre 7h e 13h. Depois do Rio, o Festival passará por Salvador (BA), neste domingo (9), na Praça de Piatã, seguindo para Recife (PE), Belém (PA), São Paulo (SP) e Brasília (DF). Porto Alegre deve ser cancelada e substituída por outra capital. 


Os copos utilizados no Festival Vamos Passear serão doados para cooperativas de reciclagem de plástico por meio da Eccaplan, que já tem suas cooperativas afiliadas e dará destino correto ao reciclável e ao orgânico. Em cada cidade haverá uma cooperativa parceira, que estará no evento para orientar e acompanhar esse processo.


As lonas serão entregues para a Ciclou, que as transforma em produtos como bolsas, mochilas, carteiras, cadeiras etc, dando um novo ciclo de vida para um material que seria descartado e teria um impacto negativo no meio ambiente.


Já a comunidade ficará com a areia utilizada nas etapas do Festival para que se transforme em áreas de esporte e lazer. Em São Paulo, a doação será para a comunidade do Jardim Cubucu - parceira da Secretaria Municipal de Esportes. Em Brasília, para a administração do Parque da Cidade usar em suas quadras. No Rio de Janeiro, Salvador, Belém e Recife será usada a própria areia da praia.


Atrações gratuitas e arenas inclusivas - Cuidado com o meio ambiente e, também, com ações de inclusão. O evento é inclusivo para pessoas com deficiência intelectual ou cognitiva e pessoas com mobilidade reduzida. Além disso, oferece estrutura de acessibilidade, como rampas e banheiros químicos equipados.


O Festival Vamos Passear, organizado pelo Instituto BR Brasil, tem Passeio de Bike, de 10 km, a caminhada de 4 km e a Corrida Kids, para crianças entre 4 e 14 anos, com percurso de 50 metros a 400 metros.


Paralelamente, o evento conta com diversas atrações abertas ao público em geral e gratuitas, sem inscrição prévia, como quadra poliesportiva e quadra de areia (aulas e torneios de beach tennis, vôlei de praia, futevôlei, vôlei e basquete), além de minipista de skate (mini half-pipe para crianças e adolescentes). Professores acompanham as atividades para orientar os participantes.


Destaque também para o Espaço Kids - com diversas ações pensadas especialmente para as crianças – e o Espaço Saúde - serviço de massagem e relaxamento, assim como avaliação física. O palco principal tem aulas de dança, yoga e funcional. Já o Espaço Mecânica oferece serviços básicos gratuitos para bicicletas, patins e skate, como calibragem de pneus e aplicação de óleo/graxa. Há ainda uma área de alimentação com food trucks e opções de alimentação saudável e regional, juntamente com espaço para descanso.


"A Brasilprev tem o prazer de ser a apresentadora do Festival Vamos Passear há muitos anos, reforçando o compromisso com a promoção da qualidade de vida e do bem-estar. Estamos engajados em apoiar iniciativas culturais e esportivas que ofereçam entretenimento e benefícios para a saúde, e esta é uma iniciativa que se alinha perfeitamente com nossos valores e objetivos", afirma Camilo Buzzi, diretor Comercial e de Marketing da Brasilprev.


Etapas 2024:


26/05 – Rio de Janeiro (RJ) - Orla da Praia de Copacabana, em frente à Praça do Lido - realizada


09/06 – Salvador (BA) – Praça de Piatã (Av. Octávio Mangabeira, 11.988);


16/06 – Recife (PE) – Praia do Pina (Av. Boa Viagem);


23/06 – Belém (PA) – Portal da Amazônia;


07/07 – São Paulo (SP) - Parque Villa-Lobos (módulos 10 e 11);


14/07 – Brasília (DF) - Parque da Cidade Sarah Kubitschek (estacionamento 12);


A definir mais uma etapa

Comentários


Siga o Planeta da Bike

  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Twitter Ícone
  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube

Nosso canal no Youtube

bottom of page