Giuliana Morgen volta a brilhar com vitória no Grangiro MTB


Giugiu comemorando a vítória / Felipe Almeida.jpg

No último domingo, 14 de março, a petropolitana Giuliana Morgen, atleta da Sense Factory Racing, mais uma vez pode sentir o gostinho da vitória. Isso porque, depois de passar quase 5 meses longe das competições, a atleta alinhou na largada e acelerou para vencer o Grangiro MTB, realizada na cidade fluminense de Búzios. “Nos últimos meses, com todas as provas suspensas e depois de um fim de ano intenso, foquei na reconstrução. E posso dizer que estou muito feliz com o resultado”, comentou Giugiu.


Sem competir desde outubro, quando sagrou-se campeã brasileira de Mountain Bike Short-Track (XCC), correndo contra a elite do esporte nacional, Giugiu Morgen aproveitou o Grangiro para mostrar que, apesar do tempo sem competições por conta da pandemia da Covid-19, sua preparação segue forte.


Na competição realizada em um percurso de 60km, com poucas subidas e muito vento, mais uma vez a atleta dominou suas adversárias. Na categoria pro, ela fechou em primeiro lugar, com o tempo de 2h24m05s, superando a segunda colocada por uma margem de quase 10 minutos.


De quebra, ela ainda ganhou a competição Desafio Sprint do Strava no Grangiro, que premiou os atletas mais rápidos em um dos trechos cronometrados da prova.


“Na primeira parte, andamos em um percurso de 40 quilômetros, passando por algumas trilhas bem legais. Depois dessa volta, fomos para a maior subida da prova, para depois repetir algumas partes do trajeto anterior, somando mais 20 quilômetros, para completar 60”, explicou a atleta.

Giugiu na bela paisagem de Búzios / Ney Evangelista - Grangiro Divulgação

O belo trajeto em Búzios foi idealizado por Ruy Avancini, pai do petropolitano Henrique Avancini, atualmente uma das maiores estrelas do mountain biking mundial, e vencedor da competição na categoria Masculino Pro.


No percurso, algumas subidas curtas e inclinadas nas partes iniciais serviram de porta de entrada para uma passagem pela bela Praia do Peró, com um trecho final em alta velocidade.


“No começo, imprimimos um ritmo forte, até conseguir me encaixar em um pelotão com o ritmo certo. Segui com esse grupo até 15 quilômetros da chegada, quando apertei o ritmo para melhorar ainda mais meu tempo”, complementou Giugiu.

Para Giugiu, cuja especialidade é o cross-country olímpico (XCO), provas de maratona (XCM) como o Grangiro não deixam de ser uma ótima maneira de se divertir e testar as pernas, principalmente em um cenário escasso de competições.


No XCO, os atletas correm em circuitos mais curtos e técnicos, dando algumas voltas em um trajeto que costuma ter cerca de 4 quilômetros de extensão. Na maratona, apenas uma volta é realizada, em um trajeto muito mais longo.

Pódio da Pro / Alberto Barbosa - Grangiro Divulgação.jpg

“Maratona é bom para testar. Foi bem legal me sentir bem novamente, e a região aqui é muito bonita. As trilhas estavam muito divertidas e, apesar de não ter muitas subidas, tivemos várias curvas e raízes, em um circuito bem de praia, com um piso que não era lama, mas também não era areia”, complementou.


“Para mim, o maior desafio foi o vento, que em algumas partes estava contra e eu não estou tão acostumada com essa característica, mas eu curti bastante. Além de poder competir, fico muito feliz em ganhar uma prova em Búzios, uma cidade tão especial para mim.”, finalizou Giugiu.


Por conta da epidemia do Coronavírus, o calendário de Giugiu ainda é bastante incerto. Porém, o principal objetivo da ciclista para este ano ainda é o Campeonato Mundial de MTB XCO 2021, competição que segue confirmada para Agosto, em Val di Sole, na Itália.

Siga o Planeta da Bike
  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Twitter Ícone
  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube
Nosso canal no Youtube
cannondale.png
shimano.png
sa bs.png
MFT.png
CIMTB.png
SFEST.png
Fran Logo Branco.png