Grangiro etapa MTB está confirmada e percursos assinados pela equipe Caloi Henrique Avancini Racing


Ciclistas reunidos para reconhecimento do percurso oficial da prova / Márcio de Miranda - Planeta da Bike

O percurso de uma prova de ciclismo sempre deixa os atletas na expectativa sobre o que terão pela frente. E não será diferente para os inscritos do Circuito Grangiro, evento promovido pela Effect Sport, organizadora do aclamado circuito de natação em águas abertas, Rei e Rainha do Mar. A estreia de etapa offroad em Búzios, será no próximo 14 de março, no Clube Aretê, localizado na Praia Rasa. Os ciclistas poderão escolher entre dois percursos, o Esporte, com 40 km e 667m de altimetria acumulada. Já o Pro, tem 60km, com 1000m de altimetria acumulada e com trechos mais técnicos, ambos com a chancela da equipe Caloi Henrique Avancini Racing, responsável por assinar a direção técnica da prova. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site www.ilgrangiro.com até 8/03. Importante ressaltar que as vagas são limitadas e que a prova será realizada em um ambiente controlado com rígido protocolo de segurança que inclui, por exemplo, montagem da arena que garanta distanciamento social, largadas em ondas, com menos atletas e em horários distintos de acordo com a faixa etária.

Ruy Avancini fazendo o reconhecimento / Márcio de Miranda - Planeta da Bike

“Os trajetos estão excelentes, temos duas opções para os atletas escolherem. O Esporte oferece mais possibilidade para quem quiser curtir um pedal um pouco mais leve e funciona para os iniciantes na modalidade. Além disso, os praticantes de speed que quiserem conhecer mais de mountain bike, essa alternativa é muito boa”, explica Ruy Avancini, Team Manager da equipe. Já sobre o percurso “Pro”, ele antecipa “Nessa outra opção teremos trechos mais duros e com características mais técnicas, indicada para quem já está mais acostumado a praticar esse tipo de ciclismo”.

As largadas dos dois trajetos são no Clube Aretê Búzios onde os atletas também terão a experiência de pedalar em trechos Gravel (modalidade híbrida que mistura mountain bike e speed) da pista de ciclismo Aretê, assinada por Walter Tuche e pelo arquiteto Alexandre Feu. Outros pontos de destaque da prova são a praia das Caravelas, a trilha das Borboletas e a praia Pontal do Peró. Os ciclistas dos dois percursos ainda passam por outros trechos desafiadores até chegarem novamente ao Clube Aretê Búzios.

O percurso “Pro” traz subidas como a do Mirante (dentro do Clube Aretê Búzios), com extensão de 1,2km e descida com drop de 150 m. De volta às trilhas em terra, os ciclistas ainda serão surpreendidos por outros desafios.

Em um cenário de mar a montanha da Mata Atlântica, a prova de estreia do Circuito Grangiro promete proporcionar aos inscritos, uma experiência esportiva com visuais incríveis ao lado de grandes atletas amadores e profissionais. “O mountain bike hoje é a modalidade que mais cresce e estamos tendo a oportunidade de ver a consolidação do esporte de duas rodas através desse crescimento. O que queremos é que os outros segmentos também cresçam junto”, afirma Ruy.

Ruy Avancini (de óculos) chegando no Clube Aretê / Márcio de Miranda - Planeta da Bike

Team Manager da equipe responsável pelos percursos desta etapa e pai de um dos principais nomes do mountain bike brasileiro, Henrique Avancini, Ruy também fala sobre a experiência de percorrer trajetos tão diferentes em uma mesma prova. “Nenhuma trilha é igual, ainda que você tenha pedalado por um mesmo lugar, a sensação é diferente. Se você for mais devagar, vai aproveitar o visual, se for mais rápido, terá mais adrenalina. O conselho é um só. Suba na bike e aproveite o trajeto”, completa.


Circuito Grangiro

Etapa MTB Búzios

Data: 14 de março

Percursos: Esporte – 40km e Pro - 60 km com direção técnica da equipe Caloi Henrique Avancini Racing

Inscrições abertas com vagas limitadas pelo site: www.ilgrangiro.com/


Novos protocolos de segurança:

-Layout da arena para garantir mais espaçamento entre os atletas e menos cruzamentos.

-Eliminação dos espaços de convivência como estandes de marcas parceiras, área de convidados e tendas de assessorias.

-Implementação de largadas faseadas, com menos atletas e em horários distintos de acordo com a faixa etária.

-Delimitação de um número máximo de atletas dentro da arena ao mesmo tempo.

-Medição da temperatura de todos, staffs e participantes, na entrada principal da arena.

-Distribuição de máscaras descartáveis para todos os atletas e a obrigatoriedade do uso da máscara dentro da arena.

-Todo staff de terra do evento com máscara e viseira de proteção, além de luvas (se necessário).

- Dispenser com álcool em gel nas entradas das diferentes áreas da arena.

-Staff destinado a evitar aglomerações na entrada da arena e na dispersão (pós-prova).

-Limpeza periódica de toda estrutura da arena.

-Disponibilização de lixeiras específicas para o descarte das máscaras, mantendo a preocupação com a coleta seletiva.

- Cada atleta será responsável em levar o seu próprio suporte de água (mochila de hidratação ou garrafinha) e manuseá-lo nos pontos de hidratação do evento sem contato físico do staff.

-Divulgação dos resultados online, após o término da prova para evitar aglomeração.

-Contestação após o evento em local e hora a serem divulgados.

-Premiação reservada, para apenas os três primeiros colocados da categoria geral de cada prova.

-Divulgação de um comunicado prévio para staff e atletas informando as novas normas e os procedimentos.

Siga o Planeta da Bike
  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Twitter Ícone
  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube
Nosso canal no Youtube