Gravel é mais uma opção para os amantes da bike no Banco Master Rocky Mountain Games


Largada do gravel em Atibaia / Gabriel Papp

A gravel é uma bicicleta desenvolvida para andar tanto na terra quanto no asfalto e sua versatilidade tem conquistado adeptos pelo Brasil. A modalidade fez sua estreia na edição 2022 do Banco Master Rocky Mountain Games, que teve a primeira etapa em abril na Pedra Grande, em Atibaia, interior de São Paulo. Agora, a expectativa da organização é receber um número maior de bikers para encarar os 40km entre asfalto e trilhas em Campos do Jordão, entre 17 e 18 de setembro.


O gravel do Banco Master Rocky Mountain Games Campos do Jordão terá a maior parte em estradas de terra, um trecho menor em asfalto e o restante de trilhas, em uma interessante diversidade dos percursos e belo visual da Serra da Mantiqueira. A prova terá um desafio agregado aos 40km: altimetria com mais de 1.550 metros acumulados de ganho vertical. Os bikers ainda terão pela frente um downhill logo no início. Na sequência, chegarão ao vale do Baú, que, além da Pedra do Baú, conta com vinícolas e fazendas de queijo. Para voltar a parte alta da cidade, será necessário escalar parte de uma montanha.


Ainda dá tempo de garantir participação tanto na prova de gravel, como nas disputas de Mountain Bike (25 km e 50 km). As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site oficial do evento: https://rockymountaingames.com.br/ ou ir direto na página de inscrições no Ticket Sports: https://www.ticketsports.com.br/e/rocky-mountain-games---etapa-campos-do-jordo-28978


Na tradução do inglês, gravel significa “cascalho”. Isso porque, esse seria o seu terreno natural, contudo, essas bikes adaptam-se perfeitamente a todos tipos de solo sem perder estabilidade e rendimento. Nasceram nos Estados Unidos, da necessidade dos ciclistas de enfrentarem diferentes condições de terreno em uma mesma pedalada. Ou seja, apesar do nome gringo, em bom português, significa que são bicicletas “pau pra toda obra”.


Para rodar bem tanto no asfalto como em terrenos acidentados, seu design combina elementos de leveza e agilidade dos modelos speed com a robustez e resistência das mountain bikes. Conta com pneus mais largos (normalmente de 38 ou 40mm) para garantir aderência e estabilidade. Os freios a disco hidráulico trazem segurança. A fluidez do pedal vem com a facilidade para a troca de marchas, independentemente do tipo de percurso. Outro diferencial é o guidão drop bars e seu formato curvo para apoio de acordo com a técnica adotada pelo biker.


Em resumo, além de versáteis, as gravel aguentam o tranco. As “bicicletas de cascalho” foram projetadas para serem mais resistentes e pilotadas em condições menos que perfeitas como lama, sujeira, estradas esburacadas e terrenos acidentados.


Tribo – Uma bike híbrida como a logo se tornou a escolha natural de ciclistas para cicloviagens e bikepackings. Essa versatilidade tem agradado aos mais variados perfis, já que elas são seguras, leves e ferramentas perfeitas para diferentes estilos, distâncias, terrenos e tudo que envolve aventura no pedal. Por isso, não é incomum notar um estilo diferente desses bikers, inclusive em competições. Claro que o objetivo é sempre andar bem e, se possível, lutar por vitórias e melhores tempos pessoais. Contudo, a experiência também conta. E isso inclui curtir o pedal, os diferentes terrenos, o visual e os amigos que estão rodando ao lado. Isso porque, no final das contas, as bicicletas de gravel valem a pena simplesmente porque são divertidas.


E ainda tem mais - Além do gravel e mountain bike, o Banco Master Rocky Mountain Games Campos do Jordão tem muito mais para os amantes dos esportes outdoor. O festival da cultura de montanha conta com Trail Run (6 km, 10 km, 21 km e 42 km), Corrida Uphill (4 km) e Canicross (5 km), no qual os tutores correm junto com seus cães. Também haverá a disputa do Rocky Man e Rocky Woman, com somatória de pontos na Trail Run 21 km, Mountain Bike 50 km e Corrida Uphill.


Em conjunto às atividades esportivas, o Banco Master Rocky Mountain Games oferece atrações para entreter toda a família. A arena montada na Praça do Pinho Bravo abrigará também atividades recreativas voltadas para o público em geral, com Slackline, Arco e flecha, Clínica de aventura Go Outside para crianças, exibição de filmes de aventura ao ar livre, show com a banda Roxy e área de alimentação, com diferentes tipos de food trucks.

Siga o Planeta da Bike
  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Twitter Ícone
  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube
Nosso canal no Youtube