top of page

Hannah Roberts e Logan Martin conquistam a Copa do Mundo UCI BMX Freestyle Park


Logan Martin vence em casa / Reprodução AUS Cycling

A competição aconteceu no centro de treinamento de classe mundial criado pela Federação Australiana de Ciclismo próximo ao local chamado The Hot Box. Os múltiplos títulos do UCI BMX Park World Championship de Logan Martin e o primeiro ouro olímpico demonstram que a Austrália é uma referência importante no esporte, e a UCI BMX Freestyle Park World Cup apresentou a disciplina ao público australiano.


Cinquenta homens e 20 mulheres procuravam lugares no pódio após uma semana de treinos abertos no parque permanente onde os atletas puderam se aclimatar às altas temperaturas.


A surpresa na competição feminina foi a qualidade e força da delegação chinesa. Com a presença dos Campeões Continental, Mundial e Olímpico da UCI, os pilotos chineses de Pequim terminaram em 1º, 2º, 4º e 7º, levando quatro pilotos à final da última Copa do Mundo UCI BMX Freestyle da temporada. Jiaqi Sun e Sibei Sun se classificaram em primeiro e segundo, seguidos pela medalha de ouro olímpica Charlotte Worthington (GBR) e pela medalha de bronze olímpica Nikita Ducarroz (SUI).


Na categoria masculina, o título da Copa do Mundo UCI foi reduzido a uma batalha entre Anthony Jeanjean (FRA) e o herói local e vencedor geral do UCI BMX Park World em 2021, Logan Martin. Com uma diferença de apenas 20 pontos (1820 a 1800), as honras gerais caíram para a maior pontuação entre os dois na última parada do ano, onde Martin poderia se beneficiar da vantagem de jogar em casa. Há respeito mútuo entre os dois. Durante a qualificação, a dupla acabou ficando em primeiro e segundo lugar, com Martin ficando em último na semifinal. Martin também ficou em primeiro na semi, mas Jeanjean não cometeu erros para chegar em 3º na última fase antes da final.



Jiaqi Sun liderou as finais do Park Feminino. Sua pontuação de 92,20 pontos criou uma grande diferença à frente da segunda colocada, sua compatriota, Z Hui Min. O domínio dos pilotos chineses foi surpreendente.


A americana Hannah Roberts rodou com um ombro machucado, mas conseguiu uma boa primeira corrida para terminar no pódio na Austrália e conquistar o título geral da Copa do Mundo da UCI mais uma vez.


No masculino o americano Marcus Christopher liderou após uma corrida em que rodou no parque em alta velocidade, fazendo suas manobras em todas as rampas. O japonês Rimu Nakamura assumiu a liderança com uma 2ª corrida perfeitamente executada. Anthony Jeanjean teve que colocar o acelerador ao máximo e segurá-lo até o final de sua corrida, que completou com um toque duplo no canto da tigela. Com ela, o francês assumiu a liderança, somando 95,30 pontos.


Logan Martin foi o último a sair. Depois de uma primeira corrida abandonada, toda a pressão recaiu sobre o piloto local. A torcida o apoiou e ele conseguiu lidar com a situação para entregar as manobras que queria fazer. Quando a campainha tocou, a espera pelo placar final começou e quando 96,90 apareceu no placar, a torcida explodiu. Seu herói local venceu o evento e, com ele, o título geral da Copa do Mundo UCI de 2022.

Comentarios


Siga o Planeta da Bike

  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Twitter Ícone
  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube

Nosso canal no Youtube

bottom of page