top of page

Henrique Avancini e Giuliana Morgen vencem o Circuito Grangiro


Avancini puxando pelotão na Praia do Peró / Ney Evangelista

O Circuito Grangiro fez a sua estreia no domingo, dia 14/03, em Búzios com uma prova de mountain bike, que teve a largada e chegada no Clube Aretê. O evento foi promovido pela Effect Sport e com patrocínio da Enel Distribuição Rio, via lei de incentivo do governo do estado, e da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Rio de Janeiro, a disputa seguiu todos os protocolos sanitários vigentes. Com atletas de diferentes estados, os participantes competiram em dois percursos, o Esporte, com 40 km e o percurso Pro, com 60km e trechos mais técnicos, ambos com a chancela da equipe Caloi Henrique Avancini Racing, responsável por assinar a direção técnica da prova. O grande destaque desta etapa foi a presença de Henrique Avancini, atual número um do Ranking UCI de MTB XC , que garantiu o lugar mais alto do pódio na categoria Pro.


“O Circuito está aprovado, gostei bastante do percurso e da distribuição dos trechos. O começo foi duro, com algumas subidas curtas e íngremes. Depois tivemos uma parte que foi a mais divertida, sem dúvida nenhuma. Passamos pela praia do Peró, que foi uma sensação bem legal, um trecho mais veloz e o final, talvez a parte mais dura da prova. Deu para explorar quase todas as características do mountain bike em 60 km”, explica Henrique Avancini. Sobre as dificuldades da prova, ele destaca uma em especial. “O calor foi um dos grandes desafios da prova, estou agradecido que largamos às 7h”, completa Avancini.

Ciclistas na trilha / Ney Evangelista

Já na categoria Esporte, Hugo Amaral foi o primeiro colocado após completar os 40km. Aos 34 anos, o atleta elogiou o trajeto e falou sobre os principais desafios da etapa. “Mesmo o trecho sendo mais curto, passamos por vários trechos muito legais, enfrentamos obstáculos desafiadores, single track na mata Atlântica e conseguimos ver a praia. O principal desafio foi acompanhar o pessoal, o nível estava bem alto e me desgastei um pouco para chegar junto do pelotão principal, mas consegui”, afirma Hugo.


Já entre as mulheres, Giuliana Morgen foi a vencedora na categoria Pro e terminou os 60km em 2h24m05. “Foi um percurso muito legal e bem bolado. O trajeto tinha poucas subidas, mas foi uma prova rápida e divertida. Para mim, o maior desafio foi o vento, que em algumas partes estava contra e eu não estou tão acostumada com essa característica, mas eu curti bastante. Além de poder competir em uma prova desse nível, fico muito feliz em ganhar uma prova em Búzios, uma cidade tão especial para mim.”, completa Giuliana.

Pódio Pro Feminino / Alberto Barbosa

Paola Chermon foi a campeã feminina na categoria Esporte. Após 40km, ela comemorou a vitória e ainda incentivou os ciclistas a competirem no circuito. “O trajeto foi muito maravilhoso, foi uma prova técnica, mas que dá para qualquer pessoa fazer, foi muito divertido. Tivemos trechos de asfalto, areia, estrada, single track tudo diante de uma paisagem linda dentro de Búzios. É muito rejuvenescedor fazer uma prova dessa, conseguir completar e ainda garantir lugar no pódio”, explica a campeã.

Curso de mecânica básica / Márcio de Miranda

Além da prova, o Circuito Grangiro também desenvolve ações sociais nos locais em que organiza as competições. Comprometido com os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, o evento plantou 500 mudas de árvores em Búzios, com o apoio da Prima Ambiental, contribuindo para o reflorestamento da Mata Atlântica, o bioma mais ameaçado do Brasil.

Plantio de mudas / Márcio de Miranda

Além da preocupação com o meio ambiente, o Circuito também abraça a causa da mobilidade e geração de emprego e renda. Uma parceria com a ONG Transporte Ativo ofereceu oficinas para jovens e adultos de Búzios que estiverem interessados em aprender mais sobre o ciclismo como negócio. Ao todo, 12 participantes estiveram nas oficinas que aconteceram sexta (12/03) e sábado (13/03) e foram ministradas por Eduardo Bernhardt e Fabio Nazareth, especialistas em mecânica “on the go“, ou seja, solucionar problemas no caminho. Os dois profissionais têm experiência de anos viajando de bicicleta de forma autônoma fazendo a mecânica de suas bikes e de terceiros. O objetivo é fomentar o empreendedorismo no segmento do ciclismo através da preparação de novos mecânicos de bike.

Classificação final:


Percurso “Esporte”


Masculino

1 – Hugo Amaral – 1h24m39s

2- Marcello Goyanes – 1h30m30s

3 – Luiz Gustavo Maciel – 1h31m57s

4 – Bernardo Magalhães – 1h33m05s

5 – Alexandre Augusto Geraldo – 1h33m56s

Feminino

1 – Paola Chermon – 1h46m05s

2- Alini Portela – 1h47m27s

3 – Bruna Ramos – 1h53m08s

4 – Mikaela Nunes – 1h56m55s

5 – Monica Bernardes – 2h01m41s

Percurso “Pro”

Masculino

1- Henrique Avancini – 1h58m47s

2 – Guilherme Muller – 1h58m48s

3 – Edson Junior -2h0m44s

4 – Halysson Ferreira – 2h3m51s

5 – Wolfgang Olsen – 2h06m41s

Feminino

1 – Giuliana Morgen – 2h24m05s

2 – Franciele Batista – 2h33m10s

3 – Marcela Matos – 2h54m13s

4 – Ana Paula – 2h58m12s

5 – Ana Claudia de Melo – 2h59m20s

Comments


Siga o Planeta da Bike

  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Twitter Ícone
  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube

Nosso canal no Youtube

bottom of page