top of page

Jacques Landry é o novo Chefe de Treinamento e Desenvolvimento no Centro Mundial de Ciclismo UCI



O início de 2022 viu o Centro Mundial de Ciclismo (CMC) da UCI fortalecer ainda mais seu apoio ao desenvolvimento do ciclismo em todo o mundo com a chegada de Jacques Landry como chefe de treinamento e desenvolvimento.


O ex-atleta olímpico canadense (ciclismo de estrada em Barcelona 1992 e Atlanta 1996) tem uma vasta experiência em treinamento e alto desempenho com Cycling Canada (anteriormente Canadian Cycling Association) e Cycling New Zealand (anteriormente Bike NZ).


Ele foi CEO da Cycling New Zealand imediatamente antes de ingressar no UCI CMC.

Entre as primeiras prioridades de Jacques Landry está a familiarização com as diferentes facetas do Centro, que incluem desenvolvimento de desempenho, treinamento de atletas, cursos para pessoas que trabalham em diferentes profissões do ciclismo (por exemplo, treinadores, mecânicos e diretores de esportes) e com os satélites do Centro em todo o mundo.


Ele já deu as boas-vindas aos jovens membros da UCI Women's Continental Team, CMC Team, e sua nova treinadora Cristina San Emeterio, atualmente treinando e correndo na Espanha. Elas retornarão a Aigle no final do mês.


Entre seus primeiros focos nas diferentes disciplinas está trabalhar ao lado da equipe do UCI CMC na detecção e treinamento de talentos, a fim de auxiliar os Comitês Olímpicos Nacionais na qualificação de atletas para os Jogos Olímpicos de Paris 2024 e Los Angeles 2028.


Apesar de sua sólida experiência em papéis de alto desempenho, o canadense não é fã do termo “alto desempenho” em si: “O desempenho está nos olhos de quem vê”, diz ele. “Prefiro falar de Desenvolvimento de Performance com o que estamos fazendo aqui. Nosso objetivo é desenvolver indivíduos que sejam ciclistas, para que se tornem pessoas completas”.


CMC em Aigle, na Suíça / UCI

A sua filosofia está 100% alinhada com a de Vincent Jacquet, que dá tanta importância ao desenvolvimento pessoal de cada atleta em formação como ao seu desenvolvimento como atleta. Ambos enfatizam o importante papel que os atletas estagiários do UCI CMC podem ter em seus respectivos países.


Jacques Landry: “Claro que queremos ajudar os jovens atletas a atingirem seus objetivos e é ótimo se eles puderem representar seu país em grandes competições. Mas também queremos que eles possam retribuir ao esporte, e isso pode ser trabalhando em seu país de origem”.


Outra tarefa do novo Chefe de Treinamento e Desenvolvimento será orientar as 201 Federações Nacionais filiadas à UCI no que diz respeito ao desenvolvimento de jovens, atletas, dirigentes e treinadores. Ele emprestará sua experiência às Federações para ajudá-las no desenvolvimento e implementação de programas adaptados às suas atividades, o que também envolverá uma estreita colaboração com os centros satélites do UCI CMC.


Jacques Landry é um especialista em planejamento estratégico, mas também um homem de ação: “O planejamento estratégico está muito bem, mas depois o plano tem que ser implementado e operacionalizado”. Ele está ansioso para otimizar as atividades do Centro e garantir que a família global de ciclismo esteja ciente, não apenas de sua existência, mas de seu papel vital no desenvolvimento do ciclismo em todo o mundo.


“O Centro Mundial de Ciclismo é uma grande parte do que a UCI faz, e devemos promover o que fazemos”, diz ele.


O Centro Mundial de Ciclismo (CMC) é um centro de treinamento e treinamento de elite que também abriga a sede da União Ciclística International (UCI). Inaugurado em 2002, o UCI CMC oferece treinamento e desenvolvimento para cerca de 100 atletas de todo o mundo todos os anos nas disciplinas olímpicas de estrada, pista, mountain bike e BMX Racing. Colabora estreitamente com os seus centros satélites estrategicamente localizados na África do Sul, Índia, Japão, Coreia do Sul e Portugal, para a formação não só de atletas, mas também de pessoas que trabalham nas diferentes profissões do ciclismo.

Siga o Planeta da Bike
  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Twitter Ícone
  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube
Nosso canal no Youtube
bottom of page