Maratona do Cipó vai movimentar a região turística da Serra do Espinhaço (MG)


Trecho de subida do percurso (Fabio Piva / Santander Brasil Ride)

Prova que faz estreia no ciclismo nacional entre os dias 14 e 18 de dezembro, em Conceição do Mato Dentro (MG), a Santander Brasil Ride Espinhaço tem em sua programação uma corrida única para os entusiastas do esporte. Trata-se da Maratona do Cipó, disputa marcada para o sábado (18), responsável por encerrar com "guidão de ouro" a ultramaratona, com um percurso de 56 km e 2.086m de altimetria acumulada na sua prova principal. Quem optar por um desafio menos intenso, pode se inscrever na categoria tour, com 27 km de extensão e 950m de desnível altimétrico.


"Além de termos os atrativos de os participantes poderem chegar um dia antes e assistir aos melhores ciclistas do País e do mundo competindo sexta-feira (17) no cross country olímpico, e no dia seguinte pedalar pelas mesmas estradas e trilhas ao lado deles, a região do Espinhaço permite aos visitantes conhecerem lugares lindos. Para cada lado que você olha, o visual é deslumbrante e a riqueza de momentos que a natureza propicia chama muito a atenção. Quem for para a Maratona do Cipó, não vai se arrepender", comenta Mario Roma, fundador da Santander Brasil Ride.


Com largada e chegada na arena Santander Brasil Ride, os ciclistas iniciam o percurso no centro da cidade, para então subirem a Serra da Ferrugem, um dos conjuntos de montanhas que cercam Conceição do Mato Dentro. Uma subida longa, porém não tão íngreme. Do alto, tem-se uma linda vista panorâmica do município, enxergando também o alto da Serra do Espinhaço, que foi tombada pela UNESCO em 2006, como Reserva da Biosfera, também integrando o Circuito Nacional da Serra do Cipó.


Os participantes da Maratona do Cipó também passam ao lado do "Pico do Soldado", que faz parte da Serra da Ferrugem e é o ponto mais alto de Conceição do Mato Dentro, recebendo este nome por sua semelhança a um soldado descansando com seu cão, como reza a lenda. Do Pico é possível descortinar uma bela paisagem, com grande amplitude visual para todos os lados, sendo uma importante referência geográfica na região, inclusive para o tráfego aéreo regional, com local para saltos de asa delta e paraglider.


Área de mata fechada (Fabio Piva / Santander Brasil Ride)

No final da Maratona, o percurso segue pelo Parque Natural Municipal do Salão das Pedras, criado em dezembro de 1999, com uma área de 857 hectares, que também margeia a cidade. Lá, estão sendo construídas trilhas no estilo de um bike park, um paraíso para o mountain bike. O Salão de Pedras é considerado no Brasil e no exterior o melhor local do País para a prática de escalada na modalidade boulder (escalada em pequenos blocos praticada sem o uso dos equipamentos de segurança). Local de clima agradável, que também permite uma visão panorâmica da cidade, ideal para observar o nascer e o pôr do sol e os astros. Encontram-se nesse local sítios arqueológicos que datam de 5.000 anos.


A disputa que encerra a Santander Brasil Ride Espinhaço tem retirada de kit na sexta-feira, entre 8h e 15h, na arena Santander Brasil Ride. Quem optar por retirar o kit no dia da prova, precisa fazê-lo entre 7h30 e 8h30. Enquanto a largada da disputa principal será às 10h, a categoria tour tem seu início logo em seguida, às 10h30.


Os ciclistas interessados em garantir uma vaga para disputar a Maratona do Cipó devem se inscrever no hotsite da competição: http://www.brasilride.com.br/press/prova/MARATONA_CIPO_2021. Todas as informações da prova estão disponíveis no link acima.

Siga o Planeta da Bike
  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Twitter Ícone
  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube
Nosso canal no Youtube