MPCC divulga relatório sobre equipes convidadas para o World Tour e o Women's World Tour, times membros e as diferenças entre organizadores
No final de cada temporada, o Movimento Por um Ciclismo Crédulo (MPCC) publica números mostrando os wildcards (convidados) que são concedidos nas corridas do World Tour. O objetivo do movimento, e tem sido desde a fundação, é atingir a meta de 100%, um sinal de que a maioria das equipes no nível Pro Team, que são candidatas à participação em corridas de alto nível, também estão comprometidas com um ciclismo que seja o mais confiável possível.
Em 2024, 199 convites foram alocados para as 35 competições que reúnem a elite do esporte: as três Grandes Voltas (Tour de France, Giro d'Italia, Vuelta a Espanha), as clássicas (Milão-San Remo, Tour de Flandres, Paris-Roubaix, Liège-Bastogne-Liège e Il Lombardia), bem como outras grandes corridas por etapas (Paris-Nice, Tirreno-Adriatico, o Critérium du Dauphiné, o Tour da Suíça). Deste total, 183 wildcards foram para equipes membros do MPCC, ou 92% dos convites. Podemos considerar que esta porcentagem é de até 95% devido à participação de equipes nacionais em algumas das corridas. Este número é ligeiramente superior ao de 2023, graças à Tudor Pro Cycling Team, em junho de 2023.
Na verdade, cinco Pro Teams se juntaram ao MPCC em pouco mais de 2 anos: Uno-X Mobility, Q36.5 Pro Cycling Team, Corratec – Vini Fantini, Tudor e Unibet Tietema Rockets, há apenas algumas semanas. Com esta nova associação, o MPCC está encantado com o momento atual e espera que, em médio prazo, a meta de 100% MPCC wildcards seja alcançada.
A Amaury Sport Organisation impôs a condição de só convidar equipes que estejam alinhadas com os valores e membros do movimento, e elogiar os esforços feitos pela RCS Sport, outra grande organizadora de corridas. O MPCC está agora chamando as equipes do World Tour que ainda não estão filiadas para se juntarem, para as equipes masculinas continentais, que ainda são muito poucas e cujos desafios são de extrema preocupação para o PCC, e para as equipes femininas, cujo forte desenvolvimento é monitorado. Um dia, esperamos que todas as equipes que participam dos maiores eventos corram sob a bandeira do MPCC.
Assim como no World Tour masculino, o MPCC está publicando pela primeira vez um resumo dos wildcards nas corridas do World Tour Feminino. A análise desses números pretende ser distinta daquela da elite masculina, já que o ciclismo profissional feminino está em um estágio diferente de desenvolvimento, mas que está crescendo rapidamente.
Há 16 equipes femininas filiadas ao movimento: 4 equipes mundiais e 12 equipes continentais. Dessas 12 equipes, 7 se tornarão equipes profissionais femininas, o novo nível intermediário implementado entre o Women's World Tour e o nível continental, a partir da próxima temporada. Todas as equipes profissionais femininas serão membros do MPCC, nassa luta contra o doping por um ciclismo mais confiável.
Para 2024, o número de convites para corridas do World Tour para equipes do MPCC variou, um sinal de que o ciclismo profissional feminino ainda está buscando um bom equilíbrio. Enquanto as corridas realizadas pela Amaury Sport Organisation, como Paris-Roubaix Femmes e Liège-Bastogne-Liège Femmes, e aquelas organizadas pela Flanders Classics, como o Tour of Flanders e Ghent-Wevelgem, atingiram 90% ou mesmo 100% de wildcards do MPCC, outras ainda estão muito longe. Esperamos que esses organizadores e equipes não associadas se envolvam na luta contra o doping para apoiar o desenvolvimento do ciclismo feminino. Dos 227 convites emitidos para as 27 corridas do calendário do Women's World Tour em 2024, 63% foram dados a equipes que são membros do nosso movimento. Embora o número de equipes do MPCC possa parecer baixo, essas mesmas equipes estão competindo em um nível muito alto. Ao mesmo tempo, a MPCC está convocando equipes do Women's World Tour que compartilham dos mesmos valores, mas ainda não são membros, para se juntarem a causa. Com a promoção de Emily Brammeier, chefe de comunicações da equipe DSM Firmenich-PostNL, ao cargo de vice-presidente na última reunião do conselho, o MPCC confirma seu compromisso de acompanhar o desenvolvimento do ciclismo feminino, sempre sob a bandeira da responsabilidade e justiça no esporte.
O Movimento Por um Ciclismo Crédulo (MPCC) é uma associação que promove um ciclismo ético e transparente. Em 2024, diversas equipes de diferentes categorias são membros do MPCC, incluindo:
Equipes World Tour:
Arkéa-B&B Hotels
Bora-Hansgrohe
Cofidis
Decathlon AG2R La Mondiale
dsm-firmenich PostNL
EF Education-EasyPost
Groupama-FDJ
Intermarché-Wanty
Equipes Continentais Profissionais:
Bingoal WB
Burgos-BH
Caja Rural-Seguros RGA
Corratec-Vini Fantini
Euskaltel-Euskadi
Flanders-Baloise
Israel-Premier Tech
Kern Pharma
Lotto Dstny
Novo Nordisk
Q36.5
TotalEnergies
Tudor
Uno-X Mobility
VF Group-Bardiani CSF-Faizané
Equipes Continentais:
Arkéa-B&B Hotels
Bingoal WB Devo
China Glory-Mentech Continental
CIC U Nantes Atlantique
Coop-Repsol
Decathlon AG2R La Mondiale Development
dsm-firmenich PostNL
Groupama-FDJ Continentale
Lotto Dstny Development
Nice Métropole Côte d'Azur
Novo Nordisk Development
Project Echelon Racing
Q36.5 Continental
Saint Michel-Mavic-Auber 93
Tudor
Uno-X Mobility Development
Van Rysel-Roubaix
Vini Monzon-Savini Due-Omz
Equipes Femininas World Tour:
dsm-firmenich PostNL
FDJ-Suez
Human Powered Health
Uno-X Mobility
Equipes Femininas Continentais:
Arkéa-B&B Hotels
Cofidis
Coop–Repsol
Doltcini O'Shea
Duolar-Chevalmeire
EF Education-Cannondale
Grand Est–Komugi–La Fabrique
Laboral Kutxa-Fundación Euskadi
Lifeplus Wahoo
Lotto Dstny Ladies
Saint Michel-Auber 93
VolkerWessels Women's
Winspace
Comments