top of page

MTB: Comissão de Atletas da UCI se renova para o ciclo 2021 / 2025


Maxime Marotte do MTB / Divulgação

A União Ciclística International (UCI) anunciou os nomes de Maxime Marotte (FRA), Rebecca McConnell (AUS), Greg Minnaar (AFS) e Myriam Nicole (FRA) que foram eleitos para representar os atletas de mountain bike na Comissão de Atletas da UCI. Os dois primeiros representarão especialistas em cross-country (XC), enquanto os dois restantes representarão especialistas em downhill (DH).

A eleição foi organizada durante o Campeonato Mundial de Mountain Bike da UCI de 2021, realizado em Val di Sole (Itália), de 24 a 29 de agosto.

Maxime Marotte e Rebecca McConnell foram escolhidos entre seis candidatos - três homens e três mulheres - por atletas (Elite e Sub-23) inscritos no evento.

Maxime Marotte obteve 47% dos votos dos candidatos masculinos, enquanto Rebecca McConnell alcançou 71,1% dos votos dos candidatos femininos.

Principais números eleitorais (cross-country):

Downhill

Greg Minnaar e Myriam Nicole (ambos campeões mundiais de downhill 2021 UCI) foram reeleitos entre três candidatos - dois homens e uma mulher - por atletas inscritos na competição de Elite.

Greg Minnaar obteve 52,7% dos votos para os candidatos masculinos, enquanto Myriam Nicole, a única candidata feminina, foi reeleita por aclamação.

Principais números eleitorais (downhill):


Os membros da Comissão de Atletas da UCI são eleitos para um mandato de quatro anos, que entrará em vigor no Congresso Eletivo da UCI em 2021 - a ser realizado durante os Campeonatos Mundiais UCI Road em Flandres (Bélgica) - e terminará no Congresso Eletivo seguinte por ocasião do Campeonato Mundial de Estrada UCI de 2025 na África.

Esta eleição faz parte da renovação da Comissão de Atletas da UCI para o período 2021-2025 . Seus novos membros são eleitos por seus pares durante o Campeonato Mundial UCI de 2021 para as várias disciplinas do ciclismo.

Desde 2017, a Comissão é composta por 20 membros, com cada disciplina ou especialidade - ciclocross, para-ciclismo, BMX Racing, mountain bike cross-country, mountain bike downhill, Trial, BMX Freestyle, estrada, pista e ciclismo indoor - sendo representado por dois cavaleiros, um homem e uma mulher.

O Presidente da Comissão de Atletas da UCI, uma posição atualmente ocupada por Katerina Nash, é eleito pelos membros da Comissão e senta-se por um período de quatro anos no Comitê de Gestão da UCI, o corpo executivo da Federação, que opera sob a autoridade de O congresso.

A Comissão tem um papel consultivo que lhe permite apresentar propostas ao Comité de Gestão da UCI. O seu campo de atuação diz respeito principalmente à melhoria das condições para a prática do esporte de alto nível, à proteção dos atletas em todas as suas modalidades, à promoção da ética e do espírito esportivo, ao estabelecimento de um vínculo direto com os órgãos de decisão da Federação, o informações para atletas sobre mudanças regulatórias significativas e a orientação dos atletas após sua aposentadoria esportiva.

Sujeito às mudanças impostas pela crise de saúde global em curso, as eleições para os membros restantes da Comissão de Atletas da UCI serão realizadas nas seguintes datas:

Trials: Vic (ESP), 1st-5 Setembro 2021

Road: Flanders (BEL), 19-26 Setembro 2021

Track: Roubaix (FRA), 20-24 Outubro 2021

Indoor cycling: Stuttgart (ALE), 29-31 Outubro 2021 O processo de renovação da Comissão de Atletas da UCI chegará ao fim com a eleição de seu Presidente, que ocorrerá entre novembro e dezembro de 2021.

Siga o Planeta da Bike
  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Twitter Ícone
  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube
Nosso canal no Youtube
bottom of page