top of page

Mundial de Mountain Bike Marathon 2026 será realizado na Itália e terá, pela primeira vez, as provas Masters no mesmo fim de semana da Elite

há 2 dias
5 min de leitura

O Campeonato Mundial de Mountain Bike Marathon (XCM) 2026 será realizado neste fim de semana, entre os dias 12 e 13 de setembro, em Primiero San Martino di Castrozza, na região italiana do Trentino. A edição deste ano será histórica para a modalidade, já que, pela primeira vez, o Campeonato Mundial da UCI para Masters do XCM acontecerá no mesmo local e no mesmo fim de semana das provas Elite.

As disputas masculina e feminina Elite pelos tradicionais títulos arco-íris acontecem no sábado, enquanto os amadores entram em ação no domingo, quando serão definidos 12 títulos mundiais Masters.

Um percurso exigente

As categorias Elite masculina e feminina terão pela frente um percurso de 95 km, com aproximadamente 4.000 metros de ganho de elevação. A largada e a chegada serão em Fiera di Primiero, com o primeiro grande desafio aparecendo na forma do Col dei Cistri, subida de categoria 1, a 1.550 metros de altitude.

Na sequência, os atletas enfrentarão uma sucessão de subidas exigentes e trechos técnicos nas regiões de San Martino di Castrozza, Malga Fosse e Tognola.

Um dos maiores desafios estará aproximadamente no km 42, quando os competidores terão pela frente a Forcella Calaita, também de categoria 1, a 1.639 metros de altitude. A partir dali, o percurso desce em direção ao Passo Gobbera, chegando a 888 metros acima do nível do mar.

Depois, uma sequência de subidas mais suaves leva ao Bedolé, subida hors catégorie, a 1.473 metros. O percurso então desce em direção a Dismoni antes de voltar a subir rumo ao Civertaghe, outra subida hors catégorie, a 1.363 metros.

A partir dali, uma descida rápida leva os atletas de volta a Fiera di Primiero, onde estará localizada a linha de chegada.

Valero Serrano chega em grande fase

Ao todo, 121 atletas de 30 países estarão na largada da categoria Elite masculina. Entre os nomes para acompanhar está o espanhol David Valero Serrano, que chega ao Campeonato Mundial de Mountain Bike Marathon em excelente fase.

O espanhol venceu as etapas italiana, a HERO Südtirol Dolomites, e andorrana, a Naturland Andorra, da HERO UCI Cross-country Marathon World Cup, resultados que o colocaram na liderança da classificação.

Valero Serrano também dominou o Campeonato Continental Europeu da UEC realizado em seu país, superando o italiano Gioele De Cosmo, segundo colocado, por um minuto e 27 segundos.

Aos 37 anos, o espanhol, medalhista de bronze no cross-country dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, combina resistência excepcional nas subidas, paciência tática e forte velocidade de chegada, características que o colocam entre os favoritos.

Wout Alleman aparece em segundo lugar na classificação da HERO UCI Cross-country Marathon World Cup depois de uma temporada consistente em 2026. O belga venceu a primeira etapa, a HERO Costa Blanca, em Calpe, na Espanha, em fevereiro.

Aos 30 anos, Alleman também chega ao Mundial depois de conquistar seu quinto título belga de XCM e vencer a quinta etapa da Copa do Mundo da UCI, a Black Forest Ultra Bike Marathon, em Kirchzarten, na Alemanha, no final de julho.

O alemão Andreas Seewald venceu a classificação geral da HERO UCI Marathon World Cup em 2025, mas atualmente ocupa a oitava colocação na temporada. Parte da diferença se deve à sua ausência na etapa de Andorra, apesar de ter terminado em segundo na abertura da temporada, na Costa Blanca.


A posição na classificação, porém, não o tira da disputa por um grande resultado. Aos 35 anos, Seewald é ex-campeão mundial de XCM da UCI, em 2021, e campeão europeu da UEC em 2021 e 2025, e certamente estará entre os candidatos.

O colombiano Héctor Leonardo Páez León pode ter 44 anos, mas continua tão determinado pela vitória quanto antes. Em 2026, ele segue apresentando boa forma, com o segundo lugar atrás de Valero Serrano em Andorra, além da quarta colocação nas etapas das Dolomitas e da Black Forest.

Páez León foi campeão mundial da UCI em 2019 e 2020 e buscará na Itália seu terceiro título mundial.

O atual campeão mundial da UCI, Keegan Swenson, tentará manter o título. O norte-americano de 32 anos concentrou seus esforços principalmente nas provas de gravel nesta temporada, mostrando sua forma ao vencer diversos eventos ao longo do ano. Resta saber se isso será suficiente para que ele mantenha as listras arco-íris.

Também merecem atenção os italianos Samuele Porro, Fabian Rabensteiner e Jakob Dorigoni, além do sul-africano Matt Beers, que podem entrar na disputa pelo pódio.

Henrique Avancini: bicampeão mundial de XCM

O Brasil também tem um nome de destaque na história do Campeonato Mundial de Mountain Bike Marathon. Henrique Avancini é bicampeão mundial da modalidade, com títulos conquistados em 2018 e 2023.

O primeiro título veio em 2018, em Auronzo di Cadore, na Itália, em uma prova disputada nas Dolomitas, dentro da região de Tre Cime di Lavaredo. Avancini tornou-se naquela ocasião o primeiro brasileiro a conquistar um título mundial de mountain bike da UCI.

Cinco anos depois, o brasileiro voltou a vestir a camisa arco-íris. Em 2023, Avancini venceu o Mundial de XCM em Glentress Forest, na Escócia, em uma prova de 96,5 km e aproximadamente 3.200 metros de ganho de elevação. O brasileiro completou a disputa em 4h14min42s, com 28 segundos de vantagem sobre o tcheco Martin Stošek.

Com os dois títulos, Avancini aparece entre os grandes nomes da história do XCM e é reconhecido pela UCI como bicampeão mundial da especialidade.

Weinbeer é a favorita entre as mulheres?

Anna Weinbeer é grande favorita / UCI - Divulgação
Anna Weinbeer é grande favorita / UCI - Divulgação

A lista da categoria Elite feminina reúne 63 atletas de 21 países. Uma certeza é que haverá uma nova campeã mundial da UCI neste ano, já que a norte-americana Kate Courtney, vencedora em 2025, está concentrada nas provas de estrada em 2026 e não competirá na Itália.

Com isso, a suíça Anna Weinbeer aparece como a grande favorita depois de uma temporada de destaque. Aos 31 anos, ela venceu quatro das cinco etapas da HERO UCI Cross-country Marathon World Cup e garantiu o título da série de 2026 antes da sexta e última etapa, a La Tramun Sea Otter Europe, em Girona, na Espanha, no dia 20 de setembro.

Weinbeer também conquistou uma vitória decisiva no Campeonato Continental Europeu da UEC, em julho, superando a espanhola Natalia Fischer Egusquiza por quatro minutos e 27 segundos.

Em 2025, a suíça terminou em segundo lugar no Campeonato Mundial de XCM da UCI, em Valais, na Suíça. Agora, ela busca subir um degrau e conquistar o título mundial.

No papel, a espanhola Natalia Fischer Egusquiza aparece como a principal adversária de Weinbeer. Ela ocupa a segunda colocação atrás da suíça na classificação da Copa do Mundo da UCI, depois de terminar em segundo lugar em quatro das cinco etapas.

Aos 32 anos, Fischer Egusquiza acumula resultados internacionais há vários anos e conquistou títulos europeus consecutivos da UEC em 2021 e 2022.

A italiana Claudia Peretti ocupa atualmente a terceira colocação na classificação da Copa do Mundo da UCI, depois de uma temporada consistente. Ela foi terceira colocada tanto na etapa de Andorra quanto na Black Forest, além de conquistar uma vitória nas Dolomitas entre as duas provas.

Recentemente, Peretti venceu a prova por etapas Swiss Epic e chega à Itália cheia de confiança. Aos 28 anos, ela busca melhorar o quinto lugar conquistado no Campeonato Mundial de Mountain Bike Marathon da UCI no ano passado.

Também estão entre os nomes para acompanhar Mona Mitterwallner, da Áustria; Lejla Njemčević, da Bósnia e Herzegovina; Adelheid Morath, da Alemanha; Melisa Rollins, dos Estados Unidos; e Savilia Blunk, também dos Estados Unidos.

Masters

Os amadores que disputarão no domingo o Campeonato Mundial Masters de Mountain Bike Marathon da UCI 2026 terão pela frente um percurso de aproximadamente 82 km, com 3.500 metros de ganho de elevação.

Com largada e chegada em Fiera di Primiero, o percurso passará por Forcella Calaita, Bedolé e Civertaghe antes do retorno a Fiera di Primiero.

 
 
 

Comentários


Siga o Planeta da Bike

  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Twitter Ícone
  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube

Nosso canal no Youtube

cannondale
bottom of page