Os novos caminhos da bicicleta entram em debate, no Shimano Fest, que começa amanhã
- há 24 horas
- 4 min de leitura

São Paulo vai se transformar, entre esta quinta-feira e domingo (20 a 23), em um grande espaço de discussão sobre os novos caminhos da bicicleta e sua relação com as cidades. Além de reunir os principais nomes e marcas do mercado no Memorial da América Latina, o Shimano Fest, que tem o patrocínio master da OGGI Bikes, amplia sua programação em 2026 com a realização do 1º Simpósio de Mobilidade Ativa, Esporte, Cicloturismo e Empreendedorismo do Shimano Fest, iniciativa que coloca a bicicleta no centro de debates sobre mobilidade, esporte, turismo, sustentabilidade, cultura e transformação social.
Realizado em parceria com a vereadora Renata Falzoni, o Instituto Aromeiazero e o Shimano Fest, o simpósio terá quatro dias de palestras, debates, apresentações e lançamentos de livros, reunindo representantes do poder público, empresas, especialistas, atletas, organizações e iniciativas ligadas à bicicleta.
A programação contará com a participação de entidades como a Dutch Cycling Embassy (Embaixada Neerlandesa de Ciclismo), a Global Designing Cities Initiative – GDCI (Iniciativa Global de Design Urbano), União de Ciclistas do Brasil (UCB), Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) e a Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo (CET-SP). Também estarão presentes personalidades com forte ligação com a bicicleta, como Renata Falzoni, Teije Gorris, especialista em infraestrutura cicloviária e mobilidade sustentável, o bicampeão mundial de MTB XCMaratona e ciclista da Localiza Meoo-Swift Henrique Avancini, Daniel Guth e Karen Carneiro, gestora de impacto social, entre outros nomes de destaque.
“O 1º Simpósio de Mobilidade Ativa representa um momento importante para o setor da bicicleta, porque cria um espaço de diálogo entre diferentes áreas, profissionais, especialistas e iniciativas que têm a bicicleta como elemento de transformação. Mais do que apresentar conceitos e experiências, é fundamental reunir pessoas capazes de debater os desafios que temos pela frente e, principalmente, discutir soluções e novos caminhos. Receber esses participantes no Shimano Fest reforça o compromisso do evento em ampliar o debate sobre o papel da bicicleta na mobilidade, no esporte, no turismo e na economia, aproximando conhecimento, experiências e oportunidades em um mesmo ambiente”, destaca Rogério Tancredi, Diretor Comercial e de Marketing da Shimano Latam.


Comentários