Pan-Americano de Mountain Bike Maratona começa amanhã em Conceição do Mato Dentro (MG)


Pan-Americano de Mountain Bike Maratona começa amanhã / Divulgação

Na próxima sexta-feira (09) terá início um dos principais torneios continentais do ciclismo. O Campeonato Pan-Americano de Mountain Bike Maratona (XCM) será disputado até o domingo 11 de setembro, na cidade de Conceição do Mato Dentro, em Minas Gerais.


Realizado pela primeira vez no país, a competição terá disputas do masculino e feminino tanto nas categorias oficiais, Elite e Master A, B1, B2, C1, C2 e D, que valem título pan-americano e Pontos no ranking mundial para os atletas da Elite, como também nas categorias amadoras, que poderão competir no sábado, durante a Copa Pan-Americana, pedalando no mesmo percurso dos atletas profissionais.


De acordo com o presidente da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), José Luiz Vasconcellos, a cidade de Conceição do Mato Dentro carrega todas as características necessárias para um grande evento de Mountain Bike.


"Podemos dizer que estaremos realizando um campeonato continental no mais alto nível, dentro de uma excelente estrutura e contando com todas as características das belezas naturais e técnicas proporcionadas pela cidade de Conceição do Mato Dentro. Essa parceria forte com a Prefeitura, está viabilizando a realização de grandes eventos na cidade, que em breve será uma referencia neste segmento, sendo hoje já reconhecida como a capital do Mountain Bike", destacou Vasconcellos.


Os últimos campeonatos pan-americanos de Mountain Bike sediados no Brasil foram na modalidade de Cross Country Olímpico (XCO), realizado em 2014, na cidade de Juiz de Fora (MG), e MTB Downhill, em 2021, na cidade de Sapiranga (RS).


Considerada a capital mineira do ecoturismo, a cidade de Conceição do Mato Dentro, localizada no interior de Minas Gerais, é o ambiente ideal para a prática do Mountain Bike em todas as suas vertentes.


Em relação a sua localização, Conceição do Mato Dentro fica a 166 quilômetros de Belo Horizonte. Com mais de três séculos, o município possui um imenso patrimônio histórico e natural preservado, além de guardar as características de interior e uma rica tradição religiosa.


Repleta de belezas naturais, a cidade está inserida na famosa Serra do Espinhaço, que foi tombada pela UNESCO em 2006, como Reserva da Biosfera, também integrando o Circuito Nacional da Serra do Cipó. A maior parte de sua extensão territorial é de área verde preservada, de rica vegetação, fauna, montanhas e cachoeiras.


Programação:


Sexta-feira (9/9)

Confirmação de inscrições - 09h as 12h e 14h as 17h


Sábado (10/9)

Confirmação de inscrições - 07h as 17h

Largada Copa Pan-Americana - 10h

Cerimônia de premiação - 14h


Domingo (11/9)

Largada Pan-Americano XCM - 10h

Cerimônia de premiação - 15h

Siga o Planeta da Bike
  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Twitter Ícone
  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube
Nosso canal no Youtube