top of page

Paris 2024: Raiza Goulão usará a nova suspensão dianteira R8 Pro da Manitou



Desenvolvida ao longo dos últimos anos, através de incontáveis horas no laboratório e de duas temporadas na Copa do Mundo de MTB XCO, a R8 Pro é a nova suspensão dianteira para cross-country criada pela Manitou. Apostando na já tradicional construção com arco invertido, o modelo oferece desempenho e ajustes de sobra, mesmo para os atletas mais exigentes do mundo.


Para começar, conta com um chassi super leve, com hastes de 34mm, e sistema hidráulico completamente renovado: é o mais recente fruto de uma estratégia de desenvolvimento agressiva, criada pela Manitou há cerca de seis anos. Assim como os outros produtos da marca, segue a filosofia de oferecer alto desempenho para quem pedala, mantendo a manutenção e os ajustes simples, sempre pensando no consumidor final e no lojista - até mesmo por isso, ela pode ser desmontada utilizando ferramentas comuns.


Além de ser o garfo de Raiza Goulão, José Gabriel e Edu Marcondes, atletas da Squadra Oggi, o novo Manitou R8 foi testado, desenvolvido e aprovado pela Rockrider Ford Racing, equipe focada na Copa do Mundo de MTB XCO, composta por atletas como Maxime Marotte, Savilia Blunk, Joshua Dubau e muitos outros. 


Raíza com a nova suspensão / Alemão Silva

“Foi uma grande e positiva surpresa para nossa equipe representar a Manitou, nosso novo parceiro. É uma marca renomada com tecnologia de ponta. É incrível ver atletas da elite mundial também utilizando essa tecnologia”, comentou Raiza. 


“É uma suspensão extremamente competitiva devido ao seu peso, sendo uma das mais leves do mercado. Além disso, possui uma rigidez excepcional e seus três estágios de bloqueio são muito precisos, o que é fundamental para mim. Quando trabalho com esses estágios, a suspensão se adapta perfeitamente ao meu estilo de pilotagem no mountain bike. É essencial que, ao bloquear a suspensão, eu possa sprintar com 100% de eficiência, mantendo a fluidez da bike sem torções.”, complementou a atleta.


“Estou conseguindo ajustar a suspensão cada vez mais, adaptando o setup a cada pista, calibrando a pressão e integrando-a ao restante da bike. Para mim, é uma grande honra representar a Manitou. Embora ainda esteja me adaptando, sinto-me cada vez mais satisfeita ao descobrir novos ajustes e aproveitar ao máximo o potencial dessa suspensão junto com minha bike”, finalizou nossa representante olímpica. 


Novo chassis Hyperlite 34mm com coroa oca

Para encarar as curvas, saltos e rock gardens, comuns nas pistas de XCO da atualidade, uma suspensão dianteira precisa ser bastante rígida lateralmente. Afinal, precisão nunca é demais na hora de encaixar o pneu dianteiro naquele pequeno espaço entre uma pedra e uma raiz.

 

Pesando apenas 1450 g, a R8 Pro foi desenvolvida para ser o garfo de cross-country mais leve e capaz do mercado. Para isso, o modelo utiliza hastes de 34mm em um chassi com arco invertido, uma das marcas registradas da Manitou desde os anos 90 - e que, recentemente, também foi adotada por outros fabricantes do mercado. Para manter o baixo peso, a Manitou optou por um chassi com canelas de alumínio 7000 retas, porém extremamente finas.


Além disso, todos os componentes da suspensão passam por amplos processos de usinagem para a retirada de qualquer grama desnecessária. Um dos maiores destaques nesse sentido é a coroa Deep Hollow Bore que, além de ser oca, com uma grande cavidade interna, ainda é usinada pelo lado de fora. 


Construída em alumínio liga 7000, ela utiliza Eixo Hexlock SL-R 15x110 e off-set de 44 mm, o padrão mais moderno do mercado, que ajuda a aumentar a estabilidade da bicicleta em terrenos mais agressivos, inclinações e velocidades elevadas. 

Reduções adicionais de peso foram alcançadas através da otimização dos materiais, resultando no eixo mais leve já fabricado pela Manitou, o Hexlock SL-R, específico para a R8, que pesa apenas 25 gramas.


Além disso, até mesmo os componentes internos da suspensão foram aliviados e, por isso, a R8 Pro utiliza uma mola de ar super leve, a Dorado Air XC, uma versão leve da tecnologia original usada nos garfos Dorado, de downhill, com ajuste de volume de ar IVA.


Outro detalhe que chama a atenção é a adoção do sistema TSR (Trail Side Relief), que permite aliviar a pressão de ar que pode se acumular dentro do garfo, garantindo um funcionamento sempre suave e consistente, principalmente no início do curso. 



Ajustabilidade e manutenção simplificada

Quando se está em busca do melhor desempenho, cada piloto e cada pista vai exigir um acerto diferente da suspensão da bicicleta. No caso da Manitou Pro R8, tudo foi pensado em ampliar as possibilidades de ajuste, sem acrescentar custos ou complexidade para o ciclista.


Primeiramente, ela pode ter seu curso ajustado entre 80 e 120 mm, em intervalos de 10 mm, com todos os componentes necessários para fazer as alterações acompanhando da suspensão. Além disso, o volume da câmara de ar, que permite regular a progressividade do curso, pode ser ajustado com o sistema IVA (Incremental Volume Adjust), uma herança da Dorado, suspensão de downhill da Manitou. Com este sistema, os espaçadores compensam a alteração de volume na câmara negativa, proporcionando um funcionamento consistente mesmo com cursos diferentes. 


A grande inovação da R8 Pro, porém, é o novo sistema hidráulico VTT Pro X, que inclui um damper (amortecedor) com inúmeras opções de ajuste. Trata-se de um cartucho selado, com grande vida útil, sistema de diafragma (bladder) que reduz as chances de cavitação e válvula de alívio que evita danos ao atingir obstáculos com o garfo travado.


Controlado por uma alavanca remota de três posições chamada Deuce, ele pode variar entre totalmente aberto, meio aberto e totalmente travado. Além disso, a posição “lock” é ajustável, permitindo regular o quão travada ela fica nesta configuração. Além de ser compatível com shocks traseiros de três posições, o sistema de alavancas também pode integrar o controle do canote retrátil, deixando o visual da bike muito mais limpo. 


Enquanto a alavanca Deuce controla tanto garfo quanto amortecedor, uma segunda alavanca, chamada Ace, controla o canote retrátil.  As duas alavancas são instaladas juntas e podem ser configuradas de acordo com a preferência de cada ciclista. Em outras palavras, a Ace pode ser instalada acima ou abaixo da Deuce, ou ambas podem ser usadas de forma independente. Mas, as tecnologias deste novo sistema hidráulico não param por aí.


Diferente de muitos outros garfos, que comprometem a compressão de baixa velocidade (LSC) ou o suporte, o VTT PRO-X possui um ajuste fino para compressão de baixa quando com a trava aberta. Para manter a eficiência na compressão de alta velocidade (HSC), a posição 2 do VTT (meio travada) ativa um segundo pistão que aumenta a estabilidade do chassi, mantendo o garfo mais elevado e pronto para grandes impactos. Em resumo, a tecnologia patenteada da Manitou cria três circuitos de amortecimento separados, oferecendo uma posição intermediária suave, sem o funcionamento “seco” comum em sistemas que ajustam apenas a compressão de baixa velocidade.


Por último, mas não menos importante, o retorno também pode ser regulado externamente com 18 cliques, assim como a pressão da mola pneumática - ela tem uma passagem que equaliza a pressão entre as câmaras positivas e negativas no momento do enchimento, evitando pontos mortos ou planos na curva de compressão - com essa tecnologia, a suavidade inicial do curso da suspensão é sempre a mesma, independente do peso do ciclista.  Manitou R8 Pro - Ficha Técnica

Tamanho da roda: 29”

Peso: 1450g (est)

Offset: 44mm

Curso: 80-120mm

Suporte de paralamas: integrado ao arco

Curso e distância do eixo à coroa

80 mm = 471 mm E/C

100 mm = 509 mm E/C

120 mm = 529 mm E/C

Mola: Dorado Air com IVA XC

Sistema de compressão: VTT-Pro X - Cartucho Selado

Sistema de retorno: TPC Cartucho selado

Ajustes: Ar, volume de ar, Retorno, 3 posições de compressão, Compressão quando em modo aberto

Trava: Remota Deuce

Espiga: Cônica 1.5”

Coroa: Alumínio Forjado, Oco, Usinagem Externa, Polido - Chassi Hyperlite

Diâmetro das hastes: 34 mm

Material das hastes: Alumínio Série 7000

Freio: Montagem Post Mount 160 mm (Máx. 203mm)

Eixo: Eixo Hexlock SLR 15x110

Tamanho máximo do pneu: 63 mm

Valor sugerido: R$ 8.899,00

Комментарии


Siga o Planeta da Bike

  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Twitter Ícone
  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube

Nosso canal no Youtube

bottom of page