top of page

Paris lidera em estudo sobre compartilhamento de bicicletas na Europa


Estação Véllib em frente a Torre Eiffel / Divulgação

Um estudo inédito realizado pela Cycling Industries Europe (CIE) classifica os serviços de compartilhamento de bicicletas em 148 cidades europeias e revela grandes lacunas no desempenho entre os pioneiros e os que adotaram tardiamente. 250 mil toneladas de CO2 poderiam ser poupadas todos os anos na Europa se as cidades seguissem o exemplo dado por Paris e outras grandes cidades europeias.


O estudo “Shared Ambition” da CIE dá às cidades informações importantes sobre como melhorar a sua oferta de partilha de bicicletas, gerar mais viagens e tornar as cidades mais verdes e mais habitáveis. O estudo revela que Paris, a futura anfitriã dos Jogos Olímpicos de 2024, seguida por Bordeaux, Antuérpia, Toulouse e Lyon, lideram no que diz respeito a viagens diárias por habitante.


Se todas as cidades abrangidas pelo estudo atingissem o valor de referência de pelo menos 19 viagens por 1000 habitantes por dia estabelecido pelos líderes, o compartilhamento de bicicletas ajudaria a poupar 250 000 toneladas de CO2 todos os anos na Europa. Para alcançar este objetivo, seria necessário um investimento estimado em 240 milhões de euros para adicionar 200 mil bicicletas compartilhadas nas cidades do Velho Continente.


Indicadores-chave adicionais emergem das comparações feitas no estudo, tais como o número mínimo de viagens por dia por bicicleta necessárias para tornar viável um sistema de aluguel de bicicletas e o número mínimo de bicicletas por habitante necessário para garantir cobertura e relevância suficientes.


No extremo oposto do espectro, 20 cidades europeias, incluindo 10 cidades com mais de 100 mil habitantes, não têm qualquer regime em vigor, deixando 3,3 milhões de habitantes das cidades europeias sem acesso a um serviço de compartilhamento de bicicletas.


Com 70% dos europeus a vivendo nas grandes cidades e os transportes serem responsáveis por mais de um quarto das emissões de gases com efeito estufa, os serviços de aluguel de bicicletas oferecem uma solução inclusiva, acessível e saudável para reduzir as emissões relacionadas com os transportes em 90% até 2050, um objetivo fundamental do Programa Verde da UE.


Kevin Mayne, CEO da CIE afirmou: O relatório “Shared Ambition” é incrivelmente poderoso, porque mostra exatamente como cada cidade na Europa pode definir metas ambiciosas e medir resultados para melhorias na mobilidade sustentável através da partilha de bicicletas. Estou também orgulhoso dos membros da CIE que mostram à União Européia e a outros políticos que o setor privado está empenhado em serviços de dados inovadores e abertos que podem revolucionar a nossa compreensão da mobilidade. Espero que todas as cidades da Europa se juntem a nós nas futuras versões deste relatório, vamos trabalhar juntos para atingir novos patamares.


Bike share ajuda na manutenção de cidades menos poluídas / Divulgação

Reunindo os principais operadores e prestadores de serviços europeus de compartilhamento de bicicletas, o Grupo de Peritos em Compartilhamento de Bicicletas da CIE está empenhado em ajudar as cidades a implementar os melhores esquemas possíveis de partilha de bicicletas e a identificar apoio ao investimento a nível da UE para acelerar a sua implementação. O grupo tomou a iniciativa de desenvolver o estudo e contou com o principal agregador europeu de dados de mobilidade partilhada, o Fluctuo, para fornecer os dados. Paralelamente, o grupo de peritos está a desenvolver indicadores-chave de desempenho para os modelos de negócio de partilha de bicicletas, sustentabilidade e circularidade.


O lançamento da “Ambição Partilhada” é também apoiado pelo projecto MegaBITs (Mobilização da Ambição Verde da Europa através de Bicicletas e Sistemas de Transporte Inteligentes), que visa elevar o padrão de captura, partilha e análise de dados na UE. Esta abordagem de benchmarking é uma demonstração importante deste potencial e será utilizada como estudo de caso pelo projec

Comments


Siga o Planeta da Bike

  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Twitter Ícone
  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube

Nosso canal no Youtube

bottom of page