Peso pena: nova Specialized Aethos tem pouco mais de 6kg


A fabricante americana de bicicletas e acessórios, Specialized apresentou nesta quinta-feira (8) a sua nova bicicleta, Aethos. O diferencial do novo modelo é a leveza, o quadro de carbono pesa 585 gramas nas cores mais leves (Satin Carbon / Jetfuel). Outras cores adicionarão aproximadamente de 25g (como Gloss Clay/Flake Silver ou Satin Flake Silver/Chameleon Red Gold). Já o modelo S-works completo e equipado com grupo SRAM eTap tirado da caixa pesa 6,26 kg. Desde o ano 2000 a União Ciclística Internacional (UCI) estipulou um limite mínimo de peso de 6,8kg para que bicicletas possam participar de competições credenciadas pela entidade máxima do ciclismo. A Aethos é voltada para um público não competitivo, mas que gosta de pedalar com pouco peso e com performance.


Atualmente o desempenho dos quadros depende essencialmente da forma dos mesmos, seguido do material e a técnica de construção utilizados – no caso do carbono, a laminação.

O estudo contínuo do comportamento destes quadros sobre as forças de pedalada ajudaram a determinar que existem muitas camadas de rigidez (ou camadas extra) que são adicionadas durante a construção tradicional de um quadro. Então, com estas novas formas da tubulação, foi necessário reformular totalmente a forma como era projetada a laminação de carbono dos quadros. A Specialized reduziu o número de camadas necessários em 11% (quando comparado com um quadro S-Works Tarmac SL6) através da utilização de seções mais largas, mais longas, mais contínuas e sem interrupções, chegou-se a um resultado muito mais consistente do que qualquer outro quadro que a fabricante americana construi até hoje.


“Foi difícil para a maior parte da equipe pensar numa bike de estrada de alta performance cujo foco não era competitivo. Tínhamos receio que este projeto fosse encontrar resistência interna ou mesmo ser cancelado, pelo que trabalhamos em segredo durante quase um ano. Ninguém soube deste projeto até que o design foi realizado e produzimos os primeiros quadros”, diz Stewart Thompson - Líder das categorias Road + Gravel da Specialized Bicycles Components.


A espessura final de toda a tubulação é substancial, mas como as camadas de rigidez foram reduzidas, o peso também baixou significativamente. 


“O primeiro Quadro tinha 545 gr. Quando o colocamos no robô de testes o quadro se comportou maravilhosamente – super estável. Apenas adicionamos 10 gramas e poderíamos testá-lo no mundo real. Foi nesse momento que entendemos que tínhamos algo enorme diante de nós”, afirma Peter Denk, Chefe de Desenvolvimento da Aethos.  


Da gancheira aos eixos (dropouts), nenhuma grama foi esquecida. O mesmo pode ser dito das rodas Roval. Trabalharam sob o mesmo foco e objetivos, entregando as rodas Alpinist de 1248 gramas, junto com o novo kit de guidão/mesa Alpinist foram desenvolvidos em especifico para a Aethos.

Toda nova plataforma da Specialized tem uma edição especial – a Founder’s Edition. Serão somente 300 bikes para todo o mundo, na montagem mais especial e leve, com uma pintura incrível e acabamentos fora de série. Esta S-Works Aethos inclui os componentes Shimano Di2 mais leves, o kit de guidão/mesa Alpinist (esta será a primeira bike que disponibilizará este kit) e o movimento central e roldanas de câmbio traseiro da Ceramic Speed.


A nova Aethos foi desenvolvida com o Rider-First Engineered, cada tamanho de quadro tem a mesma resposta às subidas e nas descidas que você pode esperar de qualquer bicicleta de estrada de performance.

Cada Aethos vem equipada com pneus 700x26mm, contudo, o quadro foi desenvolvido com muito mais espaço em mente. Você pode utilizar pneus de até 32mm em rodas de 21mm com 4 mm de espaço ao redor do pneus. Claro que tudo isso depende da combinação de rodas e pneus utilizados, podendo variar de acordo com estes componentes. É recomendável checar o tamanho dos pneus antes de utilizá-los na bicicleta.

Todos os modelos da Aethos possuem movimento central de 68mm BSA com rosca. Ela possui eixos passantes de 142x12 e 100x10 mm e segue o padrão Shimano flat mount para os freios à disco.

TAMANHOS (cm) PESOS (g) 49cm/ 550g 52cm/ 565g 54 cm/ 575g 56 cm/ 585g 58 cm/ 623g 61 cm/ 643g *peso médio para a cor Satin Carbon/Jetfuel

A Aethos apresenta posição e dirigibilidade idênticas às da Tarmac SL7.

Siga o Planeta da Bike
  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Twitter Ícone
  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube
Nosso canal no Youtube
cannondale.png
shimano.png
sa bs.png
MFT.png
CIMTB.png
logoLPH.png
SFEST.png
Fran Logo Branco.png