top of page

Prêmio Bicicleta Brasil 2024: Transporte Ativo é premiada na categoria "Fomento à Cultura da Bicicleta" com a pesquisa sobre Perfil do Ciclista Brasileiro


O Ministério das Cidades anunciou nesta quarta-feira (13) os vencedores do Prêmio Bicicleta Brasil, que destaca projetos de incentivo ao uso da bicicleta em todo o País. A Associação Transporte Ativo, do Rio de Janeiro, foi premiada na categoria "Fomento à Cultura da Bicicleta" com a "Pesquisa Perfil do Ciclista Brasileiro", cujo objetivo é gerar dados para apoiar políticas públicas que incentivem o uso da bicicleta.


A pesquisa busca fornecer dados que contribuam para a criação de políticas que promovam a mobilidade ciclística. Para a realização de sua quarta edição, a Transporte Ativo colaborou com o Laboratório de Mobilidade Sustentável, o Observatório das Metrópoles e outros grupos. Na primeira edição, 5.012 ciclistas foram entrevistados em dez cidades brasileiras; na segunda, 7.624 ciclistas em 25 cidades do Brasil, além de quatro cidades colombianas e três argentinas; e na terceira, 10.630 ciclistas em 16 cidades do Brasil. Seis cidades participaram de todas as edições, enquanto outras seis participaram de duas.


" Ficamos muito felizes e motivados com reconhecimento! Em 2005 ganhamos nosso primeiro prêmio o ANTP-ABRADIBI, "melhor iniciativa de promoção ao uso de bicicletas", que muito nos motivou e impulsionou. Em 2013, nosso primeiro prêmio internacional o Cycling Visionaries Award no Velo-City em Viena, que mais uma vez nos motivou a seguir adiante e nos mostrou estarmos no caminho certo. Agora, a Pesquisa Perfil Ciclista recebe o Prêmio Bicicleta Brasil na Categoria "Fomento à Cultura da Bicicleta", que é exatamente o que buscamos desde a fundação da TA em 2003". Falou Zé Lobo, fundador da Transporte Ativo.

A Pesquisa Perfil do Ciclista, realizada em 2015, 2018 e 2021, retorna agora em sua edição trienal. Esses estudos trouxeram informações valiosas para o incentivo à mobilidade por bicicletas no Brasil, gerando mais de 150 menções espontâneas na mídia.


As edições anteriores tiveram grande impacto, com seus dados amplamente utilizados em artigos científicos e por prefeituras e empresas de comunicação. Entre os projetos que utilizaram esses dados estão o Mapa da Mulher Carioca e o Plano Cicloviário Carioca, ambos desenvolvidos pela Prefeitura do Rio de Janeiro.


A pesquisa desempenha um papel fundamental para o avanço dos estudos sobre bicicletas e mobilidade ativa, sendo uma fonte inestimável de dados inéditos. Seu impacto vai além da coleta de informações, pois impulsiona a produção acadêmica em áreas como mobilidade urbana, planejamento urbano e saúde pública. Os dados coletados servem como base para dissertações de mestrado, teses de doutorado e artigos científicos, contribuindo para a formulação de políticas públicas mais eficazes e fundamentadas em evidências.


Conheça os outros vencedores do prêmio.


Na categoria "Segurança Viária", o projeto "Mobilidade em Transformação: Assistência Técnica para o Boulevard Beira Rio", da Cidade Ativa em São Paulo, foi premiado por seu suporte ao desenvolvimento de um projeto de mobilidade urbana que prioriza segurança para ciclistas e pedestres.


Em "Sistemas de Informação e Redes", o "CicloMapa" – uma parceria entre a União dos Ciclistas do Brasil e o Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento – conquistou o prêmio ao oferecer uma plataforma que facilita o acesso a dados sobre a infraestrutura cicloviária no Brasil.


Na categoria "Mobilização e Incidência Política", o Coletivo ParáCiclo, de Ananindeua (PA), venceu com o projeto "Perifa na Pista", incentivando o uso da bicicleta como transporte por mulheres nas periferias da Região Metropolitana de Belém.


Em "Projetos, Planos, Programas e Urbanização", a Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos de Fortaleza foi premiada com o projeto "Pedala Mais", uma política voltada para aumentar a segurança e diversificar o público das ciclovias da cidade.


Por fim, o projeto "Ciclomobilidade: Pedalando para o Futuro", do Colégio Estadual Prefeito João Maria de Barros, em Campina Grande do Sul (PR), foi vencedor em "Incentivo ao Uso da Bicicleta". Inspirado na Agenda 2030 da ONU, o projeto promove o uso da bicicleta como transporte sustentável entre os alunos.


O Prêmio Bicicleta Brasil valoriza e incentiva iniciativas que promovem a mobilidade urbana através da bicicleta. Neste ano, 76 projetos técnicos, científicos e artísticos foram habilitados para concorrer. Quatro das seis categorias vencedoras receberão R$ 50 mil, sendo elas "Segurança Viária", "Sistemas de Informação e Redes", "Mobilização e Incidência Política" e "Fomento à Cultura da Bicicleta". Já nas categorias "Projetos, Planos, Programas e Urbanização" e "Incentivo ao Uso da Bicicleta", os vencedores receberão troféus e menções honrosas. Pesquisas trienais da Transporte Ativo sobre Perfil do Ciclista Brasileiro, clique nos links abaixo para ver na íntegra: - Perfil do Ciclista Brasileiro 2015. - Perfil do Ciclista Brasileiro 2018 - Perfil do Ciclista Brasileiro 2021

Comments


Siga o Planeta da Bike

  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Twitter Ícone
  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube

Nosso canal no Youtube

bottom of page