top of page

Primeiro Campeonato Mundial de Snow Bike da UCI acontecerá de 10 a 11 de fevereiro em Châtel, na França


A primeira edição do UCI Snow Bike World Championships terá lugar na estância francesa de Châtel, na Alta Sabóia, nos dias 10 e 11 de fevereiro.


Dois formatos de competição na neve, diretamente inspirados no esqui alpino, estão na programação desta edição inaugural do evento: super-G e dual slalom.


As  corridas Super-G  descerão pela pista Aity e depois pelo Stade Linga (total de 1.957 metros de extensão com desnível vertical de 600 metros). A distância entre os portões será de pelo menos 25 metros, como no esqui alpino. Os pilotos largarão um por um, com intervalo mínimo de 40 segundos entre si, para uma única corrida.

O  slalom duplo  (comparável ao slalom paralelo no snowboard e no esqui alpino) acontecerá na pista Linga, que tem 510 metros de extensão e desnível vertical de 155 metros (cerca de 30 segundos de descida). A competição será composta por uma série de corridas eliminatórias nas quais dois pilotos se enfrentam em dois percursos paralelos de slalom. Eles competirão entre si em duas baterias, trocando de percurso para a segunda bateria. O piloto com o tempo combinado mais rápido avança para a próxima etapa da competição, até a final.


Serão atribuídos títulos de Campeão do Mundo UCI em ambas as especialidades, nas categorias Feminina e Masculina.



A UCI recomenda que os participantes compitam em mountain bikes downhill, embora isso não seja obrigatório. A mesma bicicleta deverá ser utilizada para ambos os formatos de competição. A utilização de pneus com pregos será regulada de acordo com o estado da pista.


Cada país pode inscrever no máximo 15 pilotos por gênero. A lista de participantes será publicada no site da UCI no dia 1º de fevereiro.


Embaixador do Campeonato Mundial de Snow Bike da UCI de 2024, vários medalhistas mundiais da UCI na década de 1990 e início de 2000 (downhill, dual slalom e four-cross) e campeão mundial júnior de downhill UCI em 1995, Cédric Gracia disse:


“Vamos veja algo totalmente novo no mundo do ciclismo. É uma questão de técnica, análise da neve, reflexão e estratégia. Vai ser incrível!”


Ele prevê que atletas tecnicamente fortes terão maiores chances de se tornarem os primeiros campeões mundiais da UCI em bicicletas de neve, sejam eles downhillers, especialistas em enduro ou atletas que transitam de outros esportes de downhill, como o esqui: “Mas eles precisariam de uma base de ciclismo muito forte. também”, avisa Gracia, que também estará na largada.


O campeão francês de motos de neve Pierre Thévenard , que mora em Châtel, mal pode esperar para fazer parte do Campeonato Mundial de Snow Bike da UCI que acontece à sua porta: “Este evento vai elevar o perfil das bikes de neve e construir sua reputação graças à camisa UCI de campeão mundial. A competição será dura. O vencedor do Super-G não vencerá necessariamente o slalom duplo, que é um pouco mais lento, mas muito técnico. Correr dois de cada vez pode ser desestabilizador, com pressão até o fim. Para os espectadores será um verdadeiro espetáculo.”


Cronograma

- Sábado, 10 de fevereiro: Super-G Feminino e Super-G Masculino (a partir das 10h30 CET)

- Domingo, 11 de fevereiro: slalom duplo (a partir das 9h CET).

留言


Siga o Planeta da Bike

  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Twitter Ícone
  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube

Nosso canal no Youtube

bottom of page