Pro BMX BH realiza pesquisa para definir perfil dos pilotos de BMX no Brasil


O Brasil não conhece a fundo seus atletas de BMX Racing e não tem informações consistentes sobre essa modalidade de ciclismo. O Bicicross, como também é conhecido, é realizado no país desde a década de 1980 e possui pilotos espalhados em todas as regiões. Pensando nisso, a Pro BMX BH - Associação Pro BMX de Belo Horizonte, está realizando uma pesquisa para identificar o perfil dos competidores de BMX Racing no Brasil. A coleta das informações está sendo feita através de um questionário na internet (https://forms.gle/Xue8hLDZVNwk5xQd7).


O BMX tem a característica de reunir diversos tipos de atletas. Uma variável é a diferença de idade. É normal encontrar numa mesma competição, atletas iniciantes de 5 ou 6 anos e veteranos acima de 50 ou 60 anos. Outra característica se refere ao comprometimento. Se de um lados temos atletas que treinam somente no fim de semana e competem por diversão, em outro extremo, temos atletas de alta performance como é o caso de Renato Rezende, atleta que lidera a classificação para os jogos olímpicos de Tóquio. Para ele, “a pesquisa vai ajudar a desenvolver o BMX nacional. Conhecendo melhor os atletas do Brasil, conseguimos enxergar maneiras de evoluir o bicicross brasileiro”.


Com as informações coletadas, a Pro BMX BH pretende reunir dados para melhorar a atuação dos organizadores de eventos e dirigentes de associações, clubes e equipes. Os resultados serão disponibilizados, também, para dar maior suporte a veículos de comunicação e empresas que estejam interessadas em investir no segmento. "O objetivo principal é conhecer melhor o universo brasileiro de BMX Racing para, assim, possibilitar um maior desenvolvimento da modalidade", completa Adriano Rocha, vice-presidente da Pro BMX BH e um dos idealizadores do projeto.

Fundada em agosto de 2020 com a união de pilotos e pais, a Associação Pro BMX de Belo Horizonte é uma organização social sem fins lucrativos, cujo objetivo é contribuir para o crescimento do ciclismo, especialmente a modalidade BMX Racing, de Belo Horizonte, Minas Gerais, bem como garantir o desenvolvimento e a participação de seus atletas em competições nacionais e internacionais.


No esforço de lutar para o desenvolvimento do Bicicross da Capital Mineira, a Pro BMX BH trabalha para desenvolver projetos ligados ao crescimento do número de atletas de BMX em BH, à evolução técnica desses atletas e a divulgação da modalidade. Para isso, a Pro BMX BH irá promover a realização de eventos, clínicas de pilotagem e escola para crianças, iniciantes e pilotos de alto rendimento.

Siga o Planeta da Bike
  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Twitter Ícone
  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube
Nosso canal no Youtube