Prova de Gravel no Banco Master Rocky Mountain Games conta com a força feminina


Alegria de Helena Coelho com sua gravel (Carlos Hauck)

Na tradução do inglês, gravel significa ''cascalho''. Uma bicicleta gravel pode ser considerada uma híbrida capaz de desenvolver velocidade no asfalto e encarar trilhas com desempenho similar a uma mountain bike. Essa característica faz dela um equipamento versátil, divertido e competitivo. O Banco Master Rocky Mountain Games faz do Gravel uma de suas modalidades na abertura do circuito 2022, no próximo sábado (2 de abril) e domingo (1), na Pedra Grande, em Atibaia, interior de São Paulo. A prova de 50km será no domingo, com largada às 7h.


Helena Coelho é adepta da modalidade, administra a página Mulheres de Gravel (@mulheresdegravel) no Instagram e é embaixadora do Banco Master Rocky Mountain Games. “Sou uma defensora de provas com várias modalidades, acredito que se queremos que a Gravel cresça enquanto categoria, ela precisa ter visibilidade e transitar entre outras modalidades. Por isso, provas como a Rocky Mountain são muito bem-vindas e, sem dúvida, a Gravel atrairá olhares de muitos curiosos com a "bicicleta de estrada na terra". Além disso, não custa dizer: o RMG é muito mais que uma prova, é um festival de esportes na montanha e isso tem muito a ver com o que vem sendo desenvolvido lá fora em provas de Gravel. Uma proposta que une performance, público e descontração.”


O perfil Mulheres de Gravel se aproxima dos 2.500 seguidores, e Helena aposta em expressiva participação feminina no Banco Master Rocky Mountain Games. “Tem sido incrível acompanhar de perto o crescimento feminino na modalidade Gravel no Brasil. É muito engrandecedor ver mulheres completando provas de ultra, de longa distância, pedalando por horas de noite, enfim, vencendo todo e qualquer tipo de barreira. Gosto muito de uma frase que diz que quando 'uma mulher vence no esporte, ela vence em muito mais coisas na vida'. E é por aí mesmo. Sempre que possível, por meio do Instagram, são realizados sorteios de inscrições para bikers. O diálogo entre organizadores e mulheres é fundamental para ampliar a presença feminina em provas”, afirma.


Xan Figueiredo encara trilha (Divulgação)

Especificamente sobre o Banco Master Rocky Mountain Games, Helena Coelho traz informações e dicas importantes. “A prova tem praticamente três subidas, que estão em "escadinha", sendo o principal pico o último "degrau", com trechos de inclinações maiores que 20%. Subir vai ser duro, mas nada muito diferente do que estou acostumada com Minas Gerais. Mas descer vai ser brutal, é uma descida longa e com trechos íngremes, eu particularmente não tenho freio hidráulico e meu pneu é 38, todo cuidado será pouco”, comenta, bem-humorada.


A embaixadora do RMG complementa. “Dicas para quem vai fazer a prova? Tubeless e uma calibragem mais baixa vai ajudar muito a subir e a descer! Se der tempo, vale investir em um protetor de aro para dar mais segurança nas descidas também, além de pneus mais largos como 42 e 45. Levem todas as ferramentas que puderem, incluindo chave de corrente, powerlink, câmara de ar extra, bomba, etc. Sempre pode ser necessário. E não esqueçam de revisar a bicicleta com antecedência! É seguir para a prova e ser feliz.”


Xan Figueiredo é triatleta há mais de 10 anos. Tricampeã brasileira, tetracampeã paulista, participou de Mundial e já fez vários campeonatos. Confessa ter paixão pelo ciclismo, modalidade da qual é treinadora, e suas maiores experiências são com a Road e a Time Trial. Nos últimos tempos, tem começado a trilhar novos rumos. “No ano passado tentei me aventurar na MTB, pois tenho também uma grande afinidade com mato, terra e a natureza de forma geral. Mas confesso que tive um pouco de receio em algumas trilhas muito técnicas. A ideia de experimentar o universo da Gravel surgiu com o convite da Rocky Mountain Games e me encantou logo de cara. Estou conseguindo unir as paixões pela bike e pela natureza, sem ter que encarar a questão da técnica que não possuo na MTB”, explica.


Aliar pedaladas na terra e no asfalto vai entrar de vez na vida da triatleta; “Em 2022 tenho as etapas do Rocky Mountain Games no meu calendário, assim como algumas provas de ciclismo de estrada, travessias e triathlon. Mas esse é um ano em que quero me dedicar bastante à modalidade à qual estou sendo apresentada: Gravel”, que completa. “Se eu puder dar uma dica às mulheres que irão se aventurar nessa modalidade também, é a seguinte: curtam cada momento, cada gota de suor escorrida e cada paisagem maravilhosa que se apresentar aos nossos olhos. Somos pessoas privilegiadas por termos acesso ao esporte, por termos saúde para praticá-lo e por termos vontade. Sermos donas dessa vontade já nos coloca em uma posição muito privilegiada, o resto… corremos atrás, mas sem essa vontade, não se vai a lugar algum!”


O Rocky Mountain Games é aberto a participantes acima de 14 anos de todos os níveis, e está com inscrições abertas para as modalidades Mountain Bike, Trail Run, Uphill, Downhill, Hike & Fly (combinação de trekking e parapente), gravel (ciclismo no asfalto e terra) e canicross (corrida com cachorro).


Para garantir presença na etapa de Pedra Grande, basta acessar o site oficial (https://rockymountaingames.com.br/) ou clicar diretamente no link

https://www.ticketagora.com.br/e/rocky-mountain-games-2022---etapa-pedra-grande-30701

Siga o Planeta da Bike
  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Twitter Ícone
  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube
Nosso canal no Youtube