Rally Sertões 2024: Henrique Avancini e Bia Figueiredo vivem emoção de acelerar na etapa maratona
Durante a etapa maratona do Sertões BRB 2024, que aconteceu nos dias 27 e 28 de agosto em Luís Eduardo Magalhães (BA), o maior rally das Américas recebeu dois convidados especiais que são campeões em acelerar, mas em pisos e máquinas diferentes dos que encontraram no rally.
Bia Figueiredo, pilota da Copa Truck e líder do projeto FIA Girls on Track Brasil, acelerou durante a primeira perna da Maratona e um dos maiores atletas da história do ciclismo de mountain bike do país, Henrique Avancini, percorreu um trecho da especial no dia seguinte, ambos com uma Mitsubishi Triton Sport R de competição.
O navegador Marcos Panstein, o Melado, foi o responsável por orientar Bia e Avancini nos primeiros passos no rally e também por acompanhar os convidados em uma visita pela Vila Sertões. Bia chegou ainda na noite de segunda-feira, dia 26, visitou os boxes das equipes e encontrou amigos de longa data, como o maior campeão dos carros na história do Sertões BRB, Guiga Spinelli.
Na experiência no volante, Bia destacou a mudança de paisagem e pisos, situação diferente da que ela está acostumada no automobilismo de pista.
Avancini acompanhou o evento por três dias, se encantou com toda a atmosfera da Vila Sertões, destacou a empatia que tem pelos mecânicos que viram as noites preparando os carros e percebeu muitas semelhanças entre o rally e o mountain bike. Segundo ele, a imprevisibilidade e a necessidade de adaptabilidade aos eventos diversos que acontecem durante a prova são características a que estava acostumado no mountain bike e teve a oportunidade de testar também no Sertões BRB.
Os dois convidados especiais encerraram suas participações com desejo de retornar para participar de uma prova completa.
Ainda na edição de 2024, o Sertões BRB já havia recebido outros dois atletas brasileiros de destaque. A embaixadora do Sertões MTB Cup e atleta olímpica Raiza Goulão,e o medalhista de prata na Marcha Atlética nos Jogos Olímpicos de Paris, Caio Bonfim, participaram da Volta Rápida realizada na pista do Super Prime em Brasília (DF) no início do evento.O maior rally das Américas retorna à Capital Federal neste sábado, dia 31. Após percorrer cerca de 3.700 km em nove dias de competição atravessando o Distrito Federal, Goiás, Minas, Tocantins e Bahia, o Sertões BRB conclui o desafio.
O público poderá acompanhar toda a movimentação de forma gratuita, a partir das 8h. A rampa de chegada está montada em área anexa à Arena BRB Mané Garrincha.
Bia Figueiredo, pilota da Copa Truck “Tive a oportunidade de fazer uma etapa da Mitsubishi Cup, que dá uma noção de como é guiar esse tipo de carro na terra, mas é a primeira vez que participo do Sertões BRB. Quando vi os carros largando já fiquei com borboletas no estômago. Sou uma apaixonada por automobilismo e sempre tive vontade de conhecer o Sertões BRB, e quem sabe poder competir um dia. Foi demais, pude me divertir, curtir e conhecer muitas vegetações e pisos diferentes que pra mim são uma loucura porque sou acostumada com asfalto.”
Henrique Avancini, bicampeão mundial de MTB “Foi tudo muito enriquecedor, acho que um dia pilotando foi pouco e gostaria de voltar para fazer o rally inteiro. É muito legal ver que existe profissionalismo, principalmente quando você fala em motorsports. É uma competição gostosa, dá pra sentir que existe o desejo de performar, de ser melhor, de vencer os adversários, mas é um ambiente de competição saudável e de camaradagem entre as equipes e os pilotos. Conversei com alguns competidores que eu conhecia e senti a mentalidade e a vibração por trás do esporte, foi uma experiência muito positiva.”
Comentarios