Renan do Couto, da ESPN, projeta feito histórico de Pogačar no Tour de France e disputa pela Camisa Branca
Márcio de Miranda
25 de jul.
2 min de leitura
Perto de sua definição, a última etapa do Tour de France será neste domingo (27), a partir das 11h, quando os melhores ciclistas do mundo estarão nas ruas de Paris. Narrador do Tour de France pela ESPN e pelo Disney+, Renan do Couto destacou a performance do líder Tadej Pogačar e projetou a disputa pelas camisas nesta reta final.
Para ele, Tadej Pogačar caminha para mais uma vitória histórica. Com ampla vantagem na classificação geral, o esloveno tem tudo para garantir a camisa amarela, dada ao líder da prova. Mas a expectativa, segundo Renan, vai além da consagração no topo do pódio.
“A camisa amarela está encaminhada para o Tadej Pogačar, mas uma grande expectativa agora é saber se ele ganha a última etapa em Paris com a camisa amarela. O circuito mudou neste ano, e faz décadas que não acontece de o líder, o campeão, vencer a última etapa. Quem sabe agora?”, projeta.
Pogačar chegou a flertar com um feito lendário: vencer também as outras duas principais camisas — verde e de bolinhas. Mas, segundo Renan, a camisa verde, que premia o melhor sprinter, deve ficar com Jonathan Milan. Já a camisa de bolinhas, entregue ao melhor escalador, ainda pode ir para o esloveno, embora a disputa esteja mais aberta.
Uma das batalhas mais emocionantes da edição 2025 está na briga entre os jovens talentos. A camisa branca, de melhor atleta sub-25, ganhou contornos dramáticos após a última etapa de montanha.
“A disputa esquentou porque o Lipowitz, que era o líder, perdeu tempo nesta quinta-feira. A vantagem agora é de só 20 segundos para o escocês Oscar Onley. Essa vai ser bem disputada na etapa que encerra o circuito de montanha.”
Renan também destacou os nomes que mais chamaram atenção ao longo da prova. Para ele, os jovens Florian Lipowitz e Oscar Onley, que ocupam atualmente o terceiro e o quarto lugares na classificação geral, são as grandes revelações da edição.
“Não sei se é uma surpresa, porque os resultados já indicavam, mas o Tour de France é a maior prova. É onde os dois são apresentados ao mundo como grandes ciclistas, que podem fazer grandes resultados.”
Por outro lado, a maior decepção foi um dos nomes mais aguardados antes da largada: Remco Evenepoel. O belga era apontado como potencial rival direto de Pogačar e Vingegaard, mas acabou ficando para trás logo nas primeiras montanhas.
“Era uma expectativa grande ele conseguir brigar com os favoritos. Mas perdeu tempo nas primeiras etapas de montanha e abandonou a competição”, finalizou Renan.
O Tour de France é mais um evento de destaque do catálogo da ESPN. Além da competição, a emissora e o Disney+ também exibem provas consagradas do calendário internacional de ciclismo, como o Critérium du Dauphiné, o Tour de Suisse e o Campeonato Mundial de Ciclismo da UCI.
Comentários