top of page

Resumo das duas primeiras etapas da Copa do Mundo UCI E-MTB XCO


Largada da Copa do Mundo / Divulgação UCI

A Copa do Mundo UCI E-MTB Cross-country 2023 está bem encaminhada após as duas primeiras rodadas duplas em Mônaco (20 e 21 de maio) e Bolonha, na Itália, (10 e 11 de junho), realizadas em condições desafiadoras.

As tempestades e chuvas que atingiram áreas da Europa nas últimas semanas influenciaram os dois eventos, que foram disputados em um número reduzido de voltas. Mônaco

O primeiro dia em Mônaco viu as vitórias irem para os vencedores gerais da Copa do Mundo UCI E-MTB Cross-country de 2022 e campeões mundiais da UCI, a piloto da Trek-Bosch Nicole Göldi (SUI) e o membro da equipe Lapierre Overvolt Jérôme Gilloux (FRA).

Mas ambos tiveram que se contentar com um degrau mais baixo no pódio no segundo dia. As condições inicialmente lamacentas e escorregadias devido à chuva durante a noite secaram à medida que os pilotos avançavam nas cinco voltas (reduzidas de sete) e acabaram por dar boa tração.


A vitória na Elite Masculina foi para Emeric Ienzer, o francês de 24 anos de Doubs conquistando sua primeira vitória na Copa do Mundo UCI E-Mountain Bike Cross-country. Apesar de Gilloux ter tido problemas técnicos na última volta, o dia pertenceu a Ienzer da Scott SR Suntour Enduro Team.

O degrau mais alto do pódio da Elite Feminina também foi ocupado por uma francesa, com Justine Tonso, feliz novamente em Mônaco onde havia vencido as duas rodadas da primeira rodada do Mundial UCI 2022.


Bolonha

O clima adverso também desempenhou um papel nas corridas do fim de semana em 'BO.MBA' (Bologna Montana Bike Area) em Bologna Montana. Desta vez, foi a corrida de sábado que foi afetada, já que a chuva contínua na região de Emilia Romagna – já devastada pelas recentes inundações – reduziu a corrida de cinco para quatro voltas.


A vitória na Elite Masculina foi para Gilloux, após uma batalha tensa com seu compatriota Théo Charmes (Team AOTL), o britânico Robert Williams (Haibike) e o italiano Martino Fruet (Lapierre Trentino). Foi Charmes quem perdeu o pódio de sábado, quando Williams subiu pela primeira vez em uma corrida de Elite Masculina que viu seis nações diferentes representadas entre os sete primeiros colocados.

Justine Tonso lidava melhor com as condições da competição feminina, até que uma queda na última volta deu a liderança à experiente suíça Nathalie Schneitter (Trek-Bosch) que trouxe a vitória para casa.

“Mudwrestling sempre foi secretamente um amor meu! Essas são as condições que eu mais amo correr!” comentou a campeã mundial da UCI de 2019, Schneitter, que não correu em Mônaco e conquistou o primeiro lugar em sua primeira competição do ano.

Nathalie Schneitter em Bolonha / @zubikophoto

O segundo dia em Bolonha trouxe outra surpresa na forma de Théo Charmes, com o jovem de 24 anos melhorando sua performance no dia anterior e colocando 50 segundos em seu compatriota Gilloux. “As boas sensações de ontem foram confirmadas hoje com a minha primeira vitória na E-Bike UCI World Cup,” comentou depois de subir ao degrau mais alto do pódio.

Nicole Göldi voltou às vitórias após uma luta acirrada com Schneitter (Trek-Bosch), enquanto a austríaca Anna Spielmann (Haibike), de 25 anos, conquistou seu segundo pódio em sua primeira temporada na Copa do Mundo UCI E-Mountain Bike Cross-country corrida.

Com as quatro primeiras rodadas concluídas, Göldi lidera a classificação da Elite Feminina com 83 pontos de Tonso em 75 e da alemã Sofia Wiedenroth, cujos consistentes 3º e 4º lugares lhe renderam 58 pontos, apesar dos problemas mecânicos em Mônaco.

Gilloux lidera a classificação da Elite Masculina com 86 pontos, à frente de Joris Ryf (SUI) com 60. Robert Williams tem 52 com Charmes na cola com 49 pontos. Os homens e as mulheres têm mais 12 oportunidades de marcar pontos para a classificação geral, com as próximas duas novas rodadas também no norte da Itália, desta vez em Val Seriana, Bergamo, no fim de semana de 15 a 16 de julho.

Comentários


Siga o Planeta da Bike

  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Twitter Ícone
  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube

Nosso canal no Youtube

bottom of page