Rocky Spirit: festival de filmes de esportes em São Paulo, neste final de semana e com entrada franca
O final de semana está chegando. É hora de fazer a agenda e se programar para aproveitar os momentos de lazer com familiares e amigos. Uma das melhores opções para este sábado (31) e domingo (1) é o Rocky Spirit. Na 14ª edição, o maior festival de cinema outdoor do Brasil, será no Parque Villa-Lobos, em São Paulo, com entrada grátis. Serão 27 documentários sobre estilo de vida em meio a natureza e esportes outdoor, selecionados entre os melhores do Brasil e do mundo. Além do telão em alta definição que inicia a programação às 19h, a organização do evento promove atividades para crianças e adultos durante toda a tarde, a partir das 13h.
"É sempre uma alegria ver o gramado do parque ganhar um colorido especial com as pessoas que prestigiam o nosso festival. Fazemos uma seleção criteriosa, incluindo produções que passaram pelo Mountainfilm, um festival de filmes outdoor que existe desde 1979, em Telluride, no Colorado, nos Estados Unidos, e também no Reel Rock Tour. E também abrimos o maior espaço possível para o audiovisual brasileiro. Tanto, que em 2024 temos um recorde. Entre os 55 documentários selecionados, 19 são produções nacionais, o maior número desde o início do evento, em 2011", comenta Andrea Estevam, diretora do festival e responsável pela curadoria dos documentários.
Andrea explica que nem todos os filmes selecionados entram na programação deste final de semana, no Parque Villa-Lobos. Mas todos poderão ser assistidos on-line, de qualquer parte do Brasil e do mundo. Entre 2 e 15 de setembro, entra no ar a versão digital do Rocky Spirit, na qual é possível conhecer produções inéditas nesta edição - que não foram exibidas em São Paulo e são exclusivos do streaming - e rever filmes no conforto de casa.
Os filmes exibidos no Rocjy Spirit trazem histórias curiosas, inspiradoras, emocionantes e permeadas por um estilo de vida saudável, com esporte "na veia". Entre as modalidades retratadas no telão de de alta definição de 150 m2, destaque para montanhismo/escalada, ciclismo, skate, surfe, mountain bike, entre outras. Confira a lista completa dos documentários:
Confira abaixo a programação completa.
Sábado (31)
Fuego (França - Tema: Bicicleta)
Kin (Austrália - Tema: Surfe)
Kalungueiro Guerreiro (Brasil - Tema: Escalada)
L’Amour de ma vie (França - Tema: Skate)
Lexicon (Canadá - Tema: Esqui na Neve)
Presence (Brasil - Tema: Surfe)
Aretha no Everest (Brasil - Tema: Montanhismo)
Desert Wings (EUA - Tema: Paramotor)
The Puzzle (EUA - Tema: Escalada)
Yin & Yang (Brasil - Tema: Bicicleta)
The Forgotten Coast (EUA - Tema: Bicicleta)
Everesting (Brasil - Tema: Bicicleta)
Re (EUA - Tema: Fotografia de Ação)
Jirishanca (EUA - Tema: Escalada)
Domingo (1 de setembro)
Ridgelines (EUA - Tema: Bicicleta)
Freya (Reino Unido - Tema: Montanhismo)
Relevos (Brasil - Tema: Bicicleta)
Alaska Segment (EUA - Tema: Esqui na Neve)
Alternativas (Brasil - Tema: Bicicleta)
Que Haja Vento (Brasil - Tema: Skate)
Sierra (EUA - Tema: Skate)
Despertar (Brasil - Tema: Montanhismo)
Payday (Nova Zelândia - Tema: Bicicleta)
Silêncio da Formação (Brasil - Tema: Paraquedismo)
Medos e Mitos (Brasil - Tema: Escalada)
Climbing for Gold (Bélgica - Tema: Escalada)
Gauna (Brasil - Tema: Surfe)
Convidados especiais - Além dos filmes, o Rocky Spirit 2024 contará com a presença de convidados especiais. Diretores e protagonistas estarão presentes para discutir suas obras e interagir com o público. No sábado, o festival contará com a presença de Lucas Szabo, diretor de Kalungueiro Guerreiro, e das diretoras Bia Vilela e Luiza de Andrade, responsáveis por Presence.
Além disso, Aretha Duarte, protagonista de Aretha no Everest, e as diretoras Robertas Estrela d’Alva e Tatiana Lohman apresentarão um trailer exclusivo do filme. A atleta Lua Barros, de Yin & Yang, também marcará presença. Para encerrar a noite, os diretores Gustavo Ziller e Luan Lobo estarão presentes para exibir o trailer de Everesting.
No domingo, o público poderá interagir com o diretor Tristian Pae e o produtor Vinicius Mobi, de Relevos, e com a diretora Bia Pinho, de Que Haja Vento. A diretora Karina Oliani e o guia Maximo Kaush também estarão presentes para discutir Despertar. Binho Benvenutti e sua equipe voltarão ao festival para apresentar Silêncio da Formação, e o diretor Abelardo Walsh discutirá Medos e Mitos após a exibição do trailer. O diretor Loic Wirth completará a programação com uma conversa sobre seu filme Gauna.
Além do cinema ao ar livre - Durante a tarde, a partir das 13h, o gramado do Parque é ocupado por oficinas e clínicas gratuitas para toda a família, incluindo aula de yoga e oficina para ensinar as crianças a pedalar sem rodinhas, no qual a criança vai com a própria bike (lembrando que capacete é obrigatório). No fim de tarde, às 17h30, é a vez dos shows musicais. Após o happy hour, ao cair da noite, por volta das 19h, começa a exibição dos filmes. São cerca de duas horas, além da participação de diretores e protagonistas dos documentários. Importante salientar que a programação é diferente em cada dia.
Confira a programação
13h às 15h - oficina Tira rodinhas
14h30 às 16h - Equilíbrio para todos os corpos com
16h às 17h - Yoga Adventure
17h30 - Show Musical (sábado DJ Nuts / domingo Banda Serial Funkers)
19h - Sessão de cinema
Para saber mais sobre o festival e conferir a lista completa dos documentários, basta acessar o site oficial do evento:https://rockyspirit.com.br/.
Comments