Série Olímpica Virtual: União Ciclística Internacional (UCI) fará parte em parceria com a Zwift


O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou na manhã desta quinta-feira (22), que fará parceria com cinco Federações Esportivas Internacionais (IFs) e editores de jogos/ simuladores para produzir a Série Olímpica Virtual (OVS), o primeiro evento com licença olímpica para esportes virtuais físicos e não físicos.


Realizado antes dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, a Série Olímpica Virtual começará em 13 de maio, seguindo até 23 de junho de 2021. A OVS mobilizará esportes virtuais, esportes eletrônicos e entusiastas de jogos em todo o mundo para alcançar novos públicos olímpicos, ao mesmo tempo, incentiva o desenvolvimento de modalidades físicas e não físicas de esportes, de acordo com as recomendações da Agenda Olímpica 2020 + 5 do COI .

Thomas Bach, Presidente do Comitê Olímpico Internacional / Divulgação

O presidente do COI, Thomas Bach, disse: “A Série Olímpica Virtual é uma experiência digital olímpica nova e única que visa aumentar o envolvimento direto com novos públicos no campo dos esportes virtuais. Sua concepção está em linha com a Agenda Olímpica 2020 + 5 e a Estratégia Digital do COI. Incentiva a participação esportiva e promove os valores olímpicos, com foco especial na juventude ”.


MATÉRIA RELACIONADA: Gameficação do ciclismo se torna realidade em meio a pandemia mundial

Usando Zwift / Divulgação

David Lappartient, presidente do Grupo de Esportes e Jogos do COI (ELG) e presidente da União Ciclística Internacional (UCI), disse: “Em nome da ELG, assim como da UCI, estou muito contente de estar envolvido no lançamento da primeira Série Olímpica Virtual. Vários IFs têm iniciativas esportivas virtuais bem estabelecidas; e, graças à cooperação entre o COI, os IFs e os editores, o OVS é um grande passo em frente para o mundo dos esportes virtuais e o Movimento Olímpico ”.

David Lappartient, presidente da UCI / Divulgação

Ao colaborar na série OVS, a UCI e a Zwift unem forças com o COI para oferecer uma experiência olímpica única baseada na participação e inclusão em massa. “O OVS tem como objetivo reunir as comunidades mais amplas do ciclismo e do esporte por quatro emocionantes semanas de participação em massa com foco na inclusão e compartilhamento dos valores olímpicos e do espírito”, declara o presidente da UCI e chefe do Grupo de Esportes e Jogos do COI, David Lappartient.


A UCI e a Zwift têm um histórico de parcerias que visam fortalecer o desenvolvimento do ciclismo virtual, nomeadamente através do lançamento dos primeiros Campeonatos do Mundo UCI em Dezembro do ano passado. Disciplina que está em alta entre pessoas de todos os níveis, de iniciantes a profissionais, o ciclismo virtual permite que os ciclistas treinem e participem de competições no conforto de suas casas, independentemente das condições externas. Um verdadeiro esporte, desafiador para os competidores e empolgante para os fãs, o ciclismo virtual também contribui para uma boa saúde. Tendo já desfrutado de popularidade mundial por vários anos, os esportes de bicicleta explodiram durante a pandemia do coronavírus com as restrições de atividades externas e viagens em muitos países.

Para a UCI e Zwift, a Série Olímpica Virtual fortalecerá a dimensão inclusiva do ciclismo virtual, oferecendo aos ciclistas de todos os níveis uma oportunidade única de participar de um evento oficial do COI pela primeira vez.


A série de ciclismo virtual de eventos de participação em massa, inclusive organizadas como parte do OVS é aberta a ciclistas de todo o mundo, que se realiza entre o 1 st e 27 º de junho. Mais informações sobre o formato dos eventos e como se inscrever serão comunicadas pela Zwift no final de maio.

Eric Min CEO da Zwift / Divulgação

Eric Min, CEO e cofundador da Zwift, acrescenta: "A participação em esportes virtuais está em alta e a Zwift está na vanguarda da criação de um novo gênero de esporte virtual físico. A Série Olímpica Virtual se alinha com a própria missão da Zwift de envolver mais pessoas, para conectar um público global e para falar a uma geração mais jovem. Estamos entusiasmados com o fato de o COI e a UCI compartilharem nossa visão e selecionarem a Zwift para ser a editora do primeiro OVS. ”

Federações Internacionais e editores de jogos / simuladores que farão parte da Série Olímpica Virtual:

- Confederação Mundial de Softball de Beisebol (WBSC) - eBaseball Powerful Pro Baseball 2020, Konami Digital Entertainment

- Union Cycliste Internationale (UCI) - Zwift, Zwift inc.

- World Rowing - Formato aberto

- World Sailing - Virtual Regatta, Virtual Regatta SAS

- Fédération Internationale de l'Automobile (FIA) - Gran Turismo, Polyphony Digital

Siga o Planeta da Bike
  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Twitter Ícone
  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube
Nosso canal no Youtube