Shimano Fest 2021 vai acontecer de forma on-line


Shimano Fest 2019 no Memorial da América Latina / Márcio de Miranda - Planeta da Bike

Em 2020 a pandemia de COVID-19 pegou o mundo de surpresa obrigando governos a tomarem medidas preventivas de distanciamento e isolamento social que afetaram a vida e a rotina de pessoas em todos os países. Um dos reflexos mais imediatos causados por essa crise sanitária foi o cancelamento de acontecimentos de grande público. Aqui no Brasil shows, festivais e grandes eventos de massa não aconteceram. Sendo assim, a realização da 11a edição do Shimano Fest - Festival da Bicicleta e Feira do Mercado, foi também suspensa.


Para o setor de eventos esportivos a pandemia causou cancelamento da grande maioria de jogos e competições. Apenas para ilustrar, pela primeira vez desde a 2a Guerra Mundial, uma Olimpíada não foi realizada e os Jogos Olímpicos de Tokyo 2020 foram adiados para o verão de 2021.

“Não foi só o setor de eventos que foi abalado; o cenário esportivo sofreu também e aqui no Brasil competições de ciclismo, principalmente Mountain Bike, foram bastante afetadas. Foi uma temporada difícil para organizadores, atletas e patrocinadores. Da nossa parte, não nos restou alternativa a não ser cancelar também o Shimano Fest 2020, visto que nossa prioridade no evento é a segurança do nosso público”, afirma Rogério Tancredi, gerente comercial e de marketing da Shimano Latin America.


*Clique na imagem para ampliar

Para 2021, o comitê organizador do Shimano Fest acompanhou os acontecimentos relacionados à Pandemia, assim como o programa de vacinação preventiva ao Corona Vírus. Porém, o cenário não se mostrou animador e o festival que inicialmente estava programado para dias 12 a 15 de agosto deste ano no Memorial da América Latina, teve sua data adiada e, pela primeira vez, acontecerá de forma virtual. Neste contexto todo, é importante lembrar também que um dos setores que mais cresceu durante a Pandemia e a crise provocada por ela, foi o setor de bicicletas.

Área dos food trucks lotada / Márcio de Miranda - Planeta da Bike

“Nosso evento tem grande relevância para o mercado e para a cultura da bicicleta, além de ser ótima atração para a família. Claro, não seria possível reproduzir o nosso festival da bike em um ambiente virtual, mas a gente aposta na realização de uma versão online do Shimano Fest, com um dia para o Trade (mercado da bicicleta) e um dia de Festival para todos os públicos. Será uma injeção de positividade neste momento que estamos atravessando. Além disso, temos um outro fator motivador: estamos no ano do aniversário de 100 anos da Shimano, uma data histórica para a marca e uma alegria que queremos compartilhar com todo o mercado e fãs da nossa marca azul!”, declarou Tancredi.


E a pandemia ressaltou mesmo os benefícios que acompanham o hábito de pedalar. Seja para evitar aglomeração do transporte público, seja para manter a forma em tempos de academias fechadas ou mesmo para desestressar um pouco do distanciamento social, a bicicleta foi a grande ‘descoberta’ das pessoas no mundo todo. Aqui no Brasil, dados da Aliança Bike, mostraram aumento de 50% no aumento de vendas de bicicleta em 2020 comparado a 2019. Já uma matéria da BBC Brasil mostrou que o mercado brasileiro de bicicletas continua aquecido em 2021, porém já sofrendo com desabastecimento de produtos.

Público nos stands para o test-ride / Márcio de Miranda - Planeta da Bike

Falando em mercado de bicicletas no Brasil, um evento que ajudou a consolidar o crescimento da cultura e do próprio mercado da bike na última década, o Shimano Fest se notabilizou, entre outras coisas, como um lugar onde os profissionais do segmento se reúnem e confraternizam.


“Queremos trazer um pouco desse gostinho em 2021, mesmo que virtualmente. No dia 2 de setembro, 5a feira, que é o Dia do Trade, vamos abrir espaço e oportunidade para que as marcas parceiras apresentem novidades, lançamentos, tecnologias e o que mais desejarem, para um público direcionado. É uma oportunidade para que lojistas e demais profissionais do

setor possam se atualizar e se encontrar. Já na 6a feira dia 3, o festival será aberto a todos os públicos com apresentações, curiosidades, palestras, personalidades e muita informação para ciclistas e curiosos: tudo para os bikers, dos mais experientes, até os iniciantes que aderiram a magrela agora em meio a Pandemia.” concluiu Rogério.

Os visitantes podem ver de perto as novidades do mercado / Márcio de Miranda - Planeta da Bike

Realizado desde 2010, o Festival da Bicicleta reuniu em 2019, em sua 10a edição, um público de cerca de 45 mil pessoas em 4 dias de evento. Consagrado e reconhecido como o maior evento deste tipo na América Latina,


O Shimano Fest: desafio de reviver o maior festival da bike da América Latina em uma

versão online reúne as principais marcas de bicicleta, fabricantes e representantes do mercado da bike em 2 dias dedicados exclusivamente aos profissionais do segmento (Feira da bike) e 2 dias de festival aberto ao público. Nestes 2 dias, os visitantes do Festival encontram várias atrações tais como: shows de rock, apresentação do típico Taiko (tambores) japonês, palestras,

workshops, exposição de bikes e produtos, lançamentos, estandes das principais marcas, competição de Mountain Bike Short Track além de um super Test-ride de diversos modelos de bike.

Representantes da Taipei Cycle e Márcio de Miranda (editor Planeta da Bike) / Jacqueline Howard

Mas, em 2021 vamos de ‘versão online’ do maior evento da bike que acontece por estas bandas. Então anote em sua agenda para não perder: o Shimano Fest: desafio de reviver o maior festival da bike da América Latina em uma versão online 2021 online está confirmado dias 2 e 3 de setembro, onde o Dia do Trade, 2/9 (quinta-feira), será reservado com exclusividade para os profissionais do segmento da bicicleta. Já o Dia 3/9, sexta-feira, trará grandes atrações e informação para todos os públicos. O evento será transmitido ao vivo através do website do Festival: www.shimanofest.com.br. Mesmo sendo realizado online, a organização avisa que cumprirá com os protocolos de segurança para todo staff envolvido e eventuais convidados, palestrantes e apresentadores, preservando a segurança de todos e reafirmando a

mensagem de cuidados com a saúde e respeito à vida. SHIMANO FEST online 2021

Dia do Trade – exclusivo para profissionais do segmento da bicicleta: 2 de

setembro, 10h às 14h30 (transmissão através de Link exclusivo)

Dia do Festival – aberto a todos os públicos, dia 3 de setembro, 10h às 14h30,

transmissão pelo website do evento www.shimanofest.com.br

Programação – a programação completa do evento será disponibilizada e

anunciada em breve pelos organizadores.

Siga o Planeta da Bike
  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Twitter Ícone
  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube
Nosso canal no Youtube