top of page

Shimano Fest 2025 atrai 50 mil pessoas, movimenta R$ 76 milhões e reforça protagonismo do País no cenário ciclístico latino-americano

  • Foto do escritor: Márcio de Miranda
    Márcio de Miranda
  • 22 de ago. de 2025
  • 2 min de leitura
César Delong / Shimano
César Delong / Shimano

A 15ª edição do Shimano Fest reuniu cerca de 50 mil visitantes entre os dias 14 e 17 de agosto no Memorial da América Latina, em São Paulo. Com 140 marcas expositoras, o evento movimentou mais de R$ 76 milhões em negócios, um crescimento de 12% em relação ao ano anterior, e consolidou sua importância como vitrine do setor de bicicletas no Brasil.

Segundo Juliano Xavier, diretor da Shimano para a América Latina, o festival reafirmou o papel transformador da bicicleta em áreas como mobilidade, saúde e inclusão social. “Atingimos nossas metas de público, mesmo com os dias gelados na capital paulista, e entregamos uma experiência completa que conectou ciclistas, lojistas, marcas e representantes do poder público. O Brasil, sem dúvida, se consolida cada vez mais no mapa da bike da América Latina”, destacou.

Além do aspecto comercial, o evento também teve forte impacto esportivo e social. Pela segunda vez consecutiva, o Shimano Fest sediou a única etapa da Copa do Mundo UCI de XCE – Cross-Country Eliminator fora da Europa, reforçando sua projeção internacional e atraindo atletas de diferentes nacionalidades, equipes e veículos de imprensa especializados.

No setor de negócios, a presença de grandes fabricantes e distribuidores foi essencial para fortalecer o mercado. A Alvoteq, distribuidora oficial das marcas Tektro e TRP no Brasil, aproveitou o evento para lançar oficialmente suas operações no país. “Foi uma oportunidade estratégica para aumentar o conhecimento das marcas e aproximá-las do público. Conseguimos expandir consideravelmente nosso reconhecimento de marca, inclusive da Alvoteq, que já tem mais de três décadas de atuação”, comentou Felipe Caprioli, sócio da empresa.

Etapa brasileira XCE no Shimano Fest - César Delong / Shimano
Etapa brasileira XCE no Shimano Fest - César Delong / Shimano

A Isapa, distribuidora de nomes como Pirelli, Giro e Park Tool, também celebrou os resultados obtidos. “Mais uma vez, o Shimano Fest superou nossas expectativas. Apostamos em um estande interativo, com pedalada virtual, sorteios de bikes feitas em impressão 3D e grafites que homenageiam todas as modalidades do ciclismo. Tudo foi pensado para proporcionar uma experiência única”, afirmou Francis Resende, gerente de marketing da empresa.

Um dos destaques do festival foi o Test-Ride, atividade que atraiu cinco mil pessoas interessadas em experimentar modelos de diferentes marcas. Outro ponto alto foi a arrecadação de nove toneladas de alimentos, que serão distribuídas a seis instituições sociais da cidade de São Paulo — um crescimento de 10% em relação à edição anterior.

A Soul Cycles, tradicional marca nacional, também aproveitou o evento para apresentar seus principais lançamentos, com destaque para a nova Volcano, bicicleta full suspension que já soma quatro títulos nacionais em seu primeiro ano. “Não há momento melhor para apresentar um modelo tão vitorioso do que em um evento com essa projeção”, afirmou Rodrigo Barreto, gerente de marketing da marca.

Encerrada com saldo positivo, a edição 2025 já projeta o futuro. A próxima edição do Shimano Fest está prevista para o segundo semestre de 2026, seguindo o calendário tradicional. As datas oficiais e as novidades devem ser anunciadas em março, durante a coletiva de imprensa que marca o início dos preparativos. “Já começamos a trabalhar na próxima edição. O público pode esperar ainda mais inovação e surpresas em 2026”, adiantou Juliano Xavier.

 
 
 

Siga o Planeta da Bike

  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Twitter Ícone
  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube

Nosso canal no Youtube

cannondale
bottom of page