top of page

Shimano patrocina Henrique Avancini e a nova equipe brasileira da elite mundial do MTB


Equipe Caloi/Henrique Avancini Racing no evento de lançamento / @m_mirandaphoto

A Shimano integra um pool de empresas responsáveis por repatriar Henrique Avancini. Em 2023, o atleta encara o maior desafio de sua carreira: construir um time brasileiro de fábrica forte no cenário do mountain bike mundial. A equipe Caloi/Henrique Avancini Racing participará nos próximos anos de todas as grandes competições do MTB, inclusive etapas da Copa do Mundo, com uma bike feita no Brasil, com equipamentos de última geração, como os componentes Shimano.


"A Shimano e a Lazer Sport estão muito honradas em poder colaborar neste projeto ousado de ter uma equipe brasileira disputando as maiores competições do mundo. As bikes, feitas pela Caloi na Zona Franca de Manaus, são equipadas com nosso grupo de componentes top de linha, XTR M9100 de 12 velocidades, e os ciclistas usarão sapatilhas XC9 S-PHYRE com design profissional super leve, confortável e padrão altamente técnico, além de capacetes Lazer Vento KinetiCore, que reúne características como proteção rotacional, baixo peso e melhor ventilação, e Genesis, o capacete mais leve já produzido pela Lazer, super ventilado”, explica Susana Martin, gerente de marketing da Shimano Latin America.

Sapatilha XC9 S-PHYRE / Divulgação

“A Shimano é um dos grandes pilares do ciclismo no mundo. Eu já tinha um relacionamento com a empresa no âmbito internacional e mais profundo ainda com a Shimano Brasil e Latin America. Então, juntamos as duas pontas. A Shimano foi o primeiro parceiro que fui buscar assim que tomei a decisão de viabilizar um novo time, nesse novo formato. Ou seja, foi a primeira porta que bati. E ela se abriu. Ela abraçou o projeto e deu tudo certo. É uma marca que já tem conexão, um relacionamento de muitos anos. Nos conhecemos bem e também o modelo de operação de cada um. E isso contribui muito para que o trabalho seja eficiente e produtivo para os dois lados. Estou hiper mega feliz com a nova etapa e por continuar contando com a Shimano”, comenta Avancini.


Grupo XTR equipe a bike / @m_mirandaphoto

Em Petrópolis (RJ), onde fica localizado o Race Service da equipe, há uma estrutura de alta performance com academia, sala de recuperação e fisioterapia, além de abrigar toda a parte de oficina e também o motorhome, que acompanha os atletas nas principais provas pelo País. Além disso, há uma casa próxima dali para os atletas residirem. E tudo isso ganhou agora o reforço de profissionais que atuarão no exterior para as competições internacionais. Uma equipe com experiência no mercado de MTB foi montada na Europa para o time Avancini. Além desses profissionais, uma estrutura similar à existente no Brasil foi desenvolvida para atender os atletas e staffs em períodos de treinos e provas.


“Fizemos um trabalho muito bom a nível nacional, com um time muito sólido, que vem agregando conhecimento, experiência, capacidade operacional ao longo dos anos. Meu grande objetivo foi duplicar isso, de uma forma que a gente pudesse ter a mesma qualidade de trabalho no Brasil e também na Europa, com um staff que pudesse suportar um calendário do Brasil e no exterior, fazendo uma operação mista. Gosto de trabalhar com pessoas que realmente façam parte do time em todos os aspectos. Dessa forma, tanto os atletas, quanto os staffs, podem crescer”, completa Avancini.


Lançada em 2015, a equipe Henrique Avancini Racing nasceu com o objetivo de lapidar jovens promissores atletas. Em 2023, o foco agora, ao lado da Caloi, é de grandes conquistas e para isso montou um time heterogêneo, com atletas em diferentes fases da carreira. Além de Avancini, o time contará com Ulan Galinski (25 anos) e dois representantes da nova geração, Cainã Oliveira e Sabrina Oliveira, ambos de 20 anos.

Siga o Planeta da Bike
  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Twitter Ícone
  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube
Nosso canal no Youtube
bottom of page