Buscar
Shimano terá novas embalagens sustentáveis para reduzir impacto ambiental
- Márcio de Miranda
- 15 de mar. de 2022
- 2 min de leitura

O ciclismo tem caráter sustentável: um passeio de bike de estrada, mountain bike ou gravel na natureza beneficia a saúde de todos e a Shimano está tornando a prática ainda mais sustentável com suas novas embalagens ecológicas, que chegarão às lojas no decorrer de 2022.
A Shimano sempre deu muitos passos em favor da redução do impacto ambiental, principalmente no campo de embalagens sustentáveis com menor impacto no meio ambiente e o planeta. A sustentabilidade é um tema recorrente nos relatórios anuais da marca: em 2020, por exemplo, a empresa reduziu o consumo de água de suas fábricas em aproximadamente 7%. No mesmo ano, também anunciou um plano de ação para reduzir o plástico descartável em recipientes e materiais de embalagem, tudo isso sem comprometer a qualidade da embalagem ou a experiência do cliente.
No geral, as novas embalagens possuem quatro pontos-chave: uso mínimo de plástico descartável, transição para papelão certificado FSC (sistema de certificação florestal internacionalmente reconhecido, que utiliza papel ecológico) e reciclado, reduzindo o volume total da embalagem e usando menos tinta.

A série mais recente da marca, Dura-Ace R9200, recentemente recebeu um novo ‘look’: as embalagens, que antes eram envoltas em papel especial e filme plástico e passarão a ser feitas de papelão comum. A nova embalagem sustentável consiste apenas em duas caixas, interna e externa, ambas feitas de papelão reciclado FSC. A caixa interna conta com uma estrutura especial, que impede a movimentação do conjunto de grupos, de modo que o filme plástico para estabilização não é mais necessário. Além disso, a nova estrutura absorve o impacto, caso o conjunto caia inesperadamente, durante o envio dos produtos da série.
Outros produtos também receberam novas embalagens, recentemente: os sapatos vêm em uma caixa ecologicamente consciente, feita de materiais reciclados. Durante a impressão, tinta limitada é usada e os pictogramas e descrições são muito menores que nas embalagens anteriores. Já as embalagens das peças de reposição são feitas de papelão FSC e reciclado, ou um mix dos dois tipos.
O tamanho da embalagem também se adapta melhor ao formato do produto. Dessa maneira, há menos espaço vazio e mais materiais são economizados.

Comentarios