top of page

Suporte Neutro da Shimano se junta ao MTB Weekend


Suporte Neutro Shimano na Copa do Mundo de MTB em Petrópolis / @m_mirandaphoto

O MTB Weekend, que reunirá quatro competições distintas em sua programação, segue cercando-se de fortes parceiros para sua inédita realização, entre os dias 2 e 4 de dezembro. Uma das marcas mais conhecidas no mundo quando o assunto é ciclismo, a Shimano, estará presente no evento em Nova Lima (MG), com o tradicional serviço de Suporte Neutro, uma das maiores ativações da marca no universo das competições ciclísticas.


Em resumo, o Suporte Neutro Shimano oferece apoio mecânico para todos os competidores inscritos em uma prova, sejam eles profissionais, amadores ou entusiastas, independentemente das marcas de peças e componentes em sua bicicleta. Os Blue Angels (Anjos Azuis) oferecem ajustes, reparos, consertos, regulagens e lubrificação ao competidor, mesmo que este não seja de equipe patrocinada pela Shimano.


“A Shimano presente no MTB Weekend, com ação de suporte neutro para os atletas participantes das quatro competições que o evento oferece, de fato é mais uma conquista para o esporte brasileiro. Veremos essa sinergia de diversas modalidades presentes no mesmo evento, contemplando diversos níveis de atletas, com o Brasileiro de E-Bike MTB, Brasileiro de XCE, Mineiro de XCO e Desafio Nova-limense de Maratona, e com nosso apoio neutro Shimano, para que tudo possa ocorrer bem para que o atleta cruze a linha de chegada”, destaca Valdecir Lopes, Coordenador de Produtos da Distribuidora Blue Cycle.


O Campeonato Brasileiro de Eliminator (XCE), marcado para ter início das baterias na sexta-feira (2/12), às 15h, abre a competição. Nele, serão conhecidos os campeões das elites masculina e feminina, em que poderão participar atletas filiados a partir de 17 anos, ou seja, a partir da categoria Júnior. É a primeira vez que a CBC (Confederação Brasileira de Ciclismo) realiza o Campeonato Brasileiro dessa modalidade que tem crescido mundo afora. Além da categoria única - masculina e feminina - do Campeonato Brasileiro, o evento terá outras categorias especiais para os amantes do MTB se divertirem: Infantil, Expert, Master e uma exclusiva para bikes elétricas, que não serão conferidas, podendo estar em qualquer configuração. Todas as categorias tem vagas limitadas.


Outra disputa de nível nacional, o Campeonato Brasileiro de E-Bike Mountain Bike, será responsável por encerrar a competição na tarde de domingo (4/12). Às 14h, começam as corridas das elites masculina e feminina no circuito de Cross Country Olímpico (XCO). Para participar, os atletas devem ser filiados acima de 19 anos. Todas as bicicletas terão suas velocidades aferidas, e devem chegar configuradas com limite de 25 km/h. Existem outras 12 categorias para a galera se divertir, com idade começando em 12 anos na Teen, até os mais experientes acima de 50 anos, na Veterano. Nessas categorias as bikes não serão conferidas e podem participar com qualquer configuração. Todas as categorias possuem vagas limitadas.


Ajuste do Suporte Neutro Shimano / Suporte Neutro Shimano na Copa do Mundo de MTB em Petrópolis / @m_mirandaphoto

Já o Campeonato Mineiro de XCO terá disputas no sábado (3) e também no domingo (4). Diferentemente dos dois campeonatos a nível nacional, o Mineiro de XCO terá uma vasta quantidade de disputas, dividido em quatro baterias. Três das baterias serão no sábado – 8h (masculinas Sub-30, Sub-35, Sub-40, Sub-45, Sub-50), 10h (femininas Elite, Sub23, Júnior, Sub15, Sub17, Sub-40, Sub-50, Over-50) e 12h (masculinas Elite, Sub23, Júnior) – e a última no domingo, às 8h (masculinas Sub-15, Sub-17, Sub-55, Sub-60, Sub-65, Over-65). O diferencial dessas provas é que não é preciso estar filiado para competir, exceto na Elite, Sub23 e Júnior, pois haverá um pódio geral e um pódio exclusivo para o Campeonato Mineiro.


Por fim, o evento terá a realização do Desafio Nova-limense de Maratona, em que não haverá necessidade de estar filiado a nenhuma federação para competir. A largada da Maratona acontecerá no sábado, às 14h, contando com as seguintes categorias: Open Feminina, E-MTB Masculina e Feminina, Expert Masculina, Cadete Masculina, Máster Masculina, Veterano, Peso Pesado, Segurança Pública, Gravel Masculina e Feminina, Dupla Masculina, Dupla Feminina/Mista, Hand Bike e Turismo (não competitiva). Além dessas categorias teremos a categoria Kids para crianças acima de 1 ano até 12 anos que é participativa.


Inscrições abertas

As inscrições estão abertas para todas as competições que serão realizadas dentro da programação do MTB Weekend, entre 2 e 4 de dezembro. O prazo é até 29 de novembro, terça-feira, ou até durarem as vagas nas categorias. Confira os endereços abaixo e faça sua inscrição:


Brasileiro E-Bike MTB: https://app.sprinta.com.br/event/94945634ea4e9328b1

Brasileiro de Eliminator: https://app.sprinta.com.br/event/94945625f0eb902622

Mineiro de XCO: https://app.sprinta.com.br/event/94945634ea7aed5fc2

Desafio Nova-limense de Maratona: https://app.sprinta.com.br/event/94945634ed43f6a9ac

MTB Weekend para Crianças: https://app.sprinta.com.br/event/94945636539c936c8e

Siga o Planeta da Bike
  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Twitter Ícone
  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube
Nosso canal no Youtube
bottom of page