Suspensão Manitou Circus Comp chega ao País e é focada em dirt jump e pump track,



Um dos garfos mais conhecidos da Manitou, o Circus Comp está de volta ao Brasil. Com a expansão dos bike parks e pump traks em várias partes do país, que atraem um perfil de ciclistas em busca de diversão, saltos e manobras, surge a necessidade de um equipamento que atenda às demandas dessas modalidades – e é justamente aí que esta suspensão se enquadra.


“A Isapa aposta no retorno da Circus para atender a essa lacuna do mercado com um produto altamente confiável e que já fez história no Brasil e em todo o mundo. A Circus traz tudo o que ciclistas de dirt jump e que pedalam em pump tracks precisam: resistência acima da média e ótimo nível de rigidez, características que o tornam o único modelo desse estilo disponível no país”, explica Gilberto Alves, analista de produtos da Isapa.



Confira a seguir as principais características da suspensão Manitou Circus Comp.

O garfo Circus Comp conta com sistema de amortecimento hidráulico Absolute Plus, especialmente ajustado para saltos e grandes impactos. Além disso, possui mola helicoidal com ajuste de pré-carga, perfeita para aguentar ainda mais impactos, e um sistema de ajuste de retorno externo, de acordo com a preferência ou estilo de pilotagem.


É uma suspensão com 100mm de curso, que pode ser ajustado internamente para 80mm, com compressão bastante eficiente e, claro, com o arco invertido – marca registrada da Manitou que oferece mais rigidez e leveza.



Além disso, é ágil na resposta e pilotagem, com offset de 41mm. Já as hastes de 32mm são fabricadas em cromo 4130, e a roda é fixada com eixo passante de 20mm, com a exclusiva ponta sextavada, tecnologia chamada Manitou Hexlock, que minimiza ainda mais a torção do conjunto. Ele ainda conta com o crown oco, para reduzir o peso quanto possível.


Um ponto interessante é que a fixação do eixo de 20mm é feita com 4 parafusos, que são rosqueados em uma bucha de aço, não diretamente nas canelas de alumínio, o que garante que o excesso de aperto não danificará o garfo.

Marca sempre à frente do mercado É impossível falar da Manitou sem falar do seu pioneirismo no mercado, sempre à frente, buscando soluções tecnológicas e eficientes para os ciclistas. Uma das mais tradicionais do mercado, foi a primeira marca, por exemplo, a usar o arco da suspensão invertido. Isso tornou o componente mais leve do que os concorrentes, mais rígido e mais protegido da sujeira.


Confira algumas destas tecnologias Manitou disponíveis na Circus Comp:

Sistema hidráulico Absolute Plus: esse sistema hidráulico serviu de inspiração ao Kwik Toggle e veio depois do revolucionário TPC (Twin Piston Chamber), também criado pela Manitou. O Absolute Plus é a facilidade, leveza e eficiência em forma de suspensão, conta com duplo pistão, e ajuste de compressão e retorno externas, simples, através de botões.


Sistema Hexlock: sistema de eixo passante com ponta sextavada, impede que o eixo gire no próprio garfo, evitando sua torção. Ou seja, deixa o garfo ainda mais rígido, com simplicidade e leveza, principalmente para quem busca estabilidade no pedal.



Especificações técnicas:

Curso: 100mm

Offset: 41mm

Hastes: 32mm

Eixo: 20mm

Amortecimento: mola helicoidal

Compressão: Sistema Hidráulico Absolute Plus

Espiga: 1 1/8"

Canela: aço cr-mo 4130

Freio: Post Mount

Distribuída exclusivamente pela Isapa no Brasil, a suspensão Manitou Circus Comp está disponível para venda nas melhores lojas e bike shops do país, a partir de R$ 3.999,00.

Siga o Planeta da Bike
  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Twitter Ícone
  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube
Nosso canal no Youtube