top of page

Swift Carbon Pro Cycling Brasil contrata Lauro Chaman e ganha mais reforços para 2023


Lauro Chaman na Swift / Arquivo pessoal - S2 Sports

Depois de fazer uma excelente temporada em 2022 e de se consolidar como uma das principais equipes de ciclismo da América do Sul, a Swift Carbon Pro Cycling Brasil ganha importantes reforços para a temporada 2023 - mais uma vez, o foco principal do time Pro Continental é vencer provas dentro e fora do país.

“A Equipe continua continental, então vamos correr algumas provas UCI fora do país. Já que 2023 é um ano de classificação para as Olimpíadas, vamos tentar fazer pontos para o Brasil e ajudar no possível”, explicou Marcelo Donnabella, Diretor Esportivo da Swift Carbon Pro Cycling Brasil.

“Além de correr as provas aqui, com participação em alguns Granfondos, vamos continuar tendo essa aproximação com os ciclistas amadores, trocando experiências e ajudando a evoluir o ciclismo brasileiro”, complementou Donnabella.

Swift Carbon Pro Cycling Brasil / S2 Sports - Divulgação

Mas, a principal novidade para este ano é a contratação de Lauro Chaman, Bi-Campeão Mundial de Paraciclismo, medalhista de prata e bronze nos jogos paralímpicos do Rio de Janeiro e atual Campeão Brasileiro de Contrarrelógio de ciclismo “convencional”.

“Gostaria de parabenizar todos da Swift por esse grande projeto e pela grande equipe. Para mim, é um privilégio e uma honra fazer parte deste grande time, e estou muito feliz e motivado para este ano de 2023. Espero fazer boas corridas e trazer bons resultados para a equipe”, comentou Lauro.

Segundo o atleta, a temporada promete ser movimentada. Na paraciclismo, Lauro está de olho na Copa do Mundo, no Campeonato Mundial e nos Jogos Parapan-Americanos, que acontecem no Chile, em novembro.

“Espero estar em forma para conquistar pontos e o máximo de vagas para o Brasil na próxima Paralimpíada. Além disso, no convencional, espero ajudar meus companheiros no Campeonato Brasileiro e nas outras provas que a equipe for participar. Pretendo fazer um bom ano, ajudando a equipe Swift a ter bons resultados, para continuar com o grande trabalho que já vem sendo feito. Só tenho que agradecer a todos por essa oportunidade”, finalizou Lauro.

Seja em provas de um dia ou em disputas por etapas, um time de ciclismo precisa de atletas com características que se complementam. Por isso, com a chegada de Lauro Chaman, Caio Godoy, Vitor Pompeu e o retorno de Alessandro Guimarães, a Swift Carbon Pro Cycling Brasil monta um esquadrão bastante completo.

Os novos nomes chegam para reforçar o grupo que ainda conta com João Pedro Rossi, Kácio Freitas, Magno Prado Nazaret, Otávio Gonzeli e Rafael Braga.

“Os reforços somam muito para o time: Vitor Pompeu é um jovem que, mesmo com pouca idade, já se destaca no pelotão de elite, às vezes até ganhando provas. É um atleta com um passo muito forte, mas que também sprinta muito bem”, explicou Nildo Guedes, relações públicas da Swift Carbon Pro Cycling Brasil. Vitor, que atualmente corre na Sub-23, é campeão brasileiro de estrada na Junior.


“O Caio Godoy, que tem cinco títulos brasileiros e quatro participações em mundiais, é um autêntico montanheiro, muito forte e competitivo. É um atleta bem completo, um ciclista nato, que faz muita diferença na condução do time para o topo de uma montanha”, explicou Nildo.

"Trouxemos também o Alessandro Guimarães de volta, já que o “Indinho” é um atleta bem completo, grande passista, ótimo velocista e que se defende muito bem na montanha. Ele é um grande ciclista e um grande embaixador para a marca”, complementou Nildo.

“Já o Lauro praticamente dispensa apresentações. Além de ser campeão mundial de paraciclismo, ele é um dos maiores atletas brasileiros na elite, sendo atual campeão brasileiro de contra-relógio. Ele é tido como um dos atletas mais combativos e completos do pelotão, sendo excelente passista e ótimo nas montanhas. A chegada desses nomes soma muito para a qualidade do time”, finalizou.

A primeira prova da Swift Carbon Pro Cycling Brasil acontece logo no começo do ano na Argentina. Trata-se do Giro del Sol, disputa por etapas que acontece entre os dias 6 e 8 de janeiro na província de San Juan.

A Swift Carbon Pro Cycling Brasil tem os patrocínios de Free Force, Grupo Avante, Probiótica, Michelin, Sentec, Mavic, HB, Magene, NBT, Elephant, Fizik, Camelbak, Bodytech e TheUnit.

Siga o Planeta da Bike
  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Twitter Ícone
  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube
Nosso canal no Youtube
bottom of page