top of page

Tour de France 2022 passará em 3 países, 9 cidades inéditas, montanhas, 2 contra-relógios e 3.328 KM



Em 2022 o Tour vai passar em três países: Dinamarca, Bélgica, Suíça e, claro, França o maior número de países visitados desde 2017. A Dinamarca se tornará o décimo país a sediar o Grand Départ, e o mais setentrional na história do Tour. Na França, a corrida vai visitar 8 regiões e 29 departamentos.



A prova terá 21 etapas como sempre, sendo assim distribuídas: 6 estágios planos, 7 etapas montanhosas, 6 etapas de montanha com 5 chegadas ao alto (La super Planche des Belles Filles, Col du Granon, Alpe d'Huez, Peyragudes, Hautacam), 2 estágios individuais de contra-relógio, 2 dias de descanso e um 1 dia de deslocamento.


Subida do Alpe d'Huez / Divulgação

O Tour terá início em 1º de julho, uma sexta-feira e não no sábado, como de costume. Isso permitirá a transferência para a França após as três etapas da Grand Départ na Dinamarca. E depois de pedalarem 3.328 KM, vão chegar à Paris no dia 24 do mesmo mês.


No próximo ano nove novas cidades vão estar no Tour pela primeira vez: Copenhague - Dinamarca (início e término etapa 1), Roskilde - Dinamarca (início da etapa 2), Nyborg - Dinamarca (final da etapa 2), Vejle - Dinamarca (início da etapa 3), Sønderborg - Dinamarca (final da etapa 3), Aigle - Suíça (início da etapa 9), Castelnau-Magnoac - França (início da etapa 19), Lacapelle-Marival - França (início da etapa 20), Rocamadour - França (final da etapa 20)


As montanhas prometem fazer estragos no pelotão e separar quem pretende brigar pela famosa Camisa Amarela que até 2026 será fabricada pela marca italiana Santini. As montanhas são, Os Vosges, Alpes, Massif Central e Pirenéus são os quatro maciços montanhosos que farão parte desta 109ª edição, aparecendo nesta ordem. Há uma subida, o Col de Spandelles (1.378m) no departamento de Hautes-Pyrénées.


Depois de quatro anos sem, os paralelepípedos, ou paralelos como muito chamam eles estão de volta. Eles já aparecem no estágio cinco Lille Métropole> Arenberg Porte du Hainaut terá 19,4 km de paralelepípedos, divididos em 11 setores, variando em comprimento de 1,3 a 2,8 km.


Tadej Pogacar vestiu amarelo no dois últimos anos / Divulgação

As etapas de contra-relógio vão ter 53 km, é a distância combinada dos dois contra-relógio individuais do Tour 2022: 13 km na etapa de abertura no centro da capital dinamarquesa e 40 km na penúltima etapa entre Lacapelle-Marival e Rocamadour.


Em todos os estágios haverá bônus de tempo, o primeiro, segundo e terceiro colocados de cada etapa receberão um bônus de tempo de 10, 6 e 4 segundos, respectivamente.


A premiação em dinheiro será dada as equipes e pilotos. Ao todo serão distribuídos 2,3 milhões de euros, dos quais 500 mil euros ao vencedor final da classificação geral individual e dono da Camisa Amarela.

Siga o Planeta da Bike

  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Twitter Ícone
  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube

Nosso canal no Youtube

bottom of page