top of page

Tour de France 2023 começará em Bilbao, no País Basco



A largada do Tour de France no próximo ano será em Bilbao, no País Basco, região da Espanha. Que sedia pela segunda vez uma largada do Tour, após a visita da prova a San Sebastián em 1992, no início do reinado de Miguel Indurain em amarelo.


As três províncias bascas estarão no programa dos três dias que marcarão o início da 110ª edição. De Bilbao a San Sebastián, o grupo também percorrerá as ruas de Vitória e enfrentará estradas muitas vezes íngremes nas quais as páginas mais gloriosas da história do ciclismo espanhol foram escritas.



As etapas no País Basco vão incitar os ciclistas a entrar em ação e conquistar a primeira camisa amarela no Tour de France 2023 em Bilbao, com uma segunda mordida na cereja no dia seguinte nas estradas da “Clássica San Sebastián”. O Tour de France visitará Bilbao pela primeira vez. No entanto, a maior cidade do País Basco não deixa de ser o epicentro da sua rica história de ciclismo, cujos talentos contribuíram para a reputação do contingente espanhol no pelotão. De fato, Bilbao foi destaque no programa de 35 edições da Volta a Espanha, ininterruptamente entre 1955 e 1978, desde que a principal corrida do país foi organizada pelo El Correo Español del Pueblo Vascojornal, com sede na cidade. No século 21, apenas o basco Igor Anton em 2011 e Philippe Gilbert em 2019 tiveram o privilégio de provar a vitória na linha de chegada de uma etapa da Vuelta em Bilbao.


Em 2023, a primeira camisa amarela do 110º Tour de France será entregue na conclusão de uma volta, com Bilbao como partida e chegada, que não sairá da província da Biscaia e que, em particular, visitará a vila de Guernica. Seu destinatário precisará ostentar as qualidades de um perfurador para suportar o programa de esgotamento de energia e superar seus rivais em uma linha de chegada no topo de uma inclinação de 5%.


A caravana passará parte do dia seguinte na província de Álava, começando pela capital Vitoria-Gasteiz. Aqui em 1977, o Tour de France deu orgulho eterno a José Nazabal, que ainda é o único cavaleiro basco a vencer uma etapa da corrida em sua terra natal. É muito improvável que uma fuga solo tenha a mesma indulgência que o pelotão segue para San Sebastián, onde Miguel Indurain venceu no prólogo do Tour de France 1992. Na verdade, o cenário para a segunda etapa é muito mais provável assemelham-se a um na “Clássica”, que tradicionalmente acontece após o Tour de France. De fato, é no Monte Jaizquíbel que os passos cruciais para a vitória podem ocorrer pouco antes da corrida chegar à capital de Gipuzkoa.


A estadia do Tour de France 2023 no País Basco terminará com uma largada em Amorebieta-Etxano, na província de Biscaia. O pelotão seguirá então para a França em uma rota que talvez seja favorável às equipes de velocistas. De qualquer forma, eles terão todas as cartas para controlar a corrida em uma rota costeira que os levará a uma passagem final por San Sebastián. A matilha vai se despedir do País Basco ao deixar a cidade fronteiriça de Irun, a caminho…


O PROGRAMA BASCO PARA AS TRÊS PRIMEIRAS ETAPAS EM 2023:


1 de julho: Bilbao > Bilbao, 185 km



2 de julho: Vitória-Gasteiz > San Sebastián, 210 km



3 de julho: Amorebieta-Etxano > …



Siga o Planeta da Bike

  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Twitter Ícone
  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube

Nosso canal no Youtube

bottom of page