Tour de France apresenta o percurso da 109ª edição



O percurso da 109ª edição do Tour de France, que está marcado para 1 a 24 de julho de 2022, foi apresentado nesta manhã, em Paris, no Palais des Congrès. O esloveno Tadej Pogačar, bicampeão do Tour (20 e 21), junto com britânico Mark Cavendish recordista de vitórias em etapas (34 - mesma marca do belga Eddy Merckx), e o francês bicampeão mundial Julian Alaphilippe (20 e 21) fizeram as honras da casa.


O próximo Tour terá um percurso cheio de oportunidades para atacar em todos os terrenos após a Grand Départ em Copenhagen, na Dianmarca. As montanhas irão então definir o cenário para uma série de confrontos para decidir quem leva a camisa amarela para casa, incluindo o Super Planche des Belles Filles no departamento de Vosges, o col du Granon e o Alpe d'Huez para encerrar o capítulo alpino da corrida, antes de Peyragudes e do Hautacam nos Pirenéus, onde os escaladores terão a chance de acender a corrida.


Pogačar após a apresentação em Paris / Divulgação A.S.O

Pela primeira vez na história, as ciclistas do pelotão feminino participaram da cerimônia para testemunhar o nascimento do Tour de France Femmes avec Zwift. A diretora da prova, Marion Rousse, anunciou que a edição inaugural da prova terá início no dia 24 de julho, rumo ao leste antes de terminar no Super Planche des Belles Filles no dia 31 de julho.


Enquanto o mundo do ciclismo aguarda com expectativa o Tour de France de 2022, as cenas poderosas da edição anterior ainda estão frescas na mente. Na primeira semana, os telespectadores assistiram a uma competição sem barreiras de pilotos que deixaram sua marca na era atual do ciclismo graças ao seu estilo de corrida agressivo. Pilotos como Julian Alaphilippe, Mathieu van der Poel e Wout van Aert deram o tom e inspiram o resto do pelotão a seguir seu exemplo em suas escapadas vitoriosas. Haverá muitas oportunidades para eles e o resto partirá para o ataque ao longo do Tour, começando pelas etapas dinamarquesas.


Tour de France 2021 – Etapa 21 – Chatou / Paris Champs Elysees (108,4 km) - Patrouille de France © A.S.O./Aurelien Vialatte

O pelotão voltará a solo francês no departamento de Nord. Em seguida, uma corrida exaustiva para Calais, uma porção de paralelepípedos de Roubaix, uma plataforma de lançamento para perfuradores em Longwy e o primeiro confronto entre os pretendentes da coroa em La Planche des Belles Filles, desta vez em sua versão "Super". A menos que o clima transforme a corrida em uma guerra, o Tour 2022 oferece aos escaladores um caminho de prestígio para o título geral. Os Alpes começarão com uma chegada ao cume no col du Granon, 2.413 metros acima do nível do mar, na mesma estrada em que Bernard Hinault vestiu a camisa amarela pela última vez em sua carreira em 1986, seguido por uma cópia de Briançon ao Alpe d'Huez, vencido pelo francês após cruzar a linha de chegada de mãos dadas com Greg LeMond. No caminho para os Pirenéus, as etapas de Saint-Étienne e Carcassone têm "sprint final" estampado em todas as partes, ao contrário da etapa de Mende. Nesse ponto, o sino chamará os líderes de volta aos anéis da montanha. Tadej Pogačar poderia voar na subida para Peyragudes depois que o Col d'Aspin e o Hourquette d'Ancizan suavizaram as pernas dos competidores. Independentemente de estar ou não com a Camisa Amarela a esta altura, o atual campeão terá que domesticar seus rivais na estrada para Hautacam, que não dará trégua com as subidas do Aubisque e do Col de Spandelles, fazendo sua estreia na corrida. O contra-relógio final também entrará em águas desconhecidas com seu final em Rocamadour. Será hora de ver onde todos estão ... 24 horas depois, será hora de comemorar com vencedor na Champs-Élysées. Uma nova aventura começará então com as mulheres no centro das atenções.

Alaphilippe durante a apresentação da 109ª edição

Quatro países: Dinamarca, Bélgica, Suíça e, claro, França aparecerão no mapa do Tour em 2022, o maior número desde 2017. A Dinamarca se tornará o décimo país a sediar o Grand Départ e o mais setentrional na história do Tour. Na França, a corrida vai visitar 8 regiões e 29 departamentos.


A 109ª edição será composta como de costume por 21 etapas, assim dividas:

6 estágios planos

7 fases montanhosas

6 etapas de montanha com 5 chegas no topo (La super Planche des Belles Filles, Col du Granon, Alpe d'Huez, Peyragudes, Hautacam)

2 estágios individuais de contra-relógio

2 dias de descanso

1 dia de deslocamento


O Tour 2022 terá início em 1º de julho, em uma sexta-feira e não em um sábado, como de costume. Isso permitirá a transferência para a França após as três etapas da Grand Départ na Dinamarca.


Nove novas cidades ou locais que sediarão o Tour pela primeira vez:


Copenhagen (início e término da fase 1)

Roskilde (início da fase 2)

Nyborg (final da fase 2)

Vejle (início da fase 3)

Sønderborg (conclusão da fase 3)

Aigle (início da fase 9)

Castelnau-Magnoac (início da fase 19)

Lacapelle-Marival (início da fase 20)

Rocamadour (final da etapa 20)

Entrevista exclusiva com um dos torcedores mais conhecidos do Tour

As temidas montanhas do Tour do próximo ano são, Os Vosges, Alpes, Maciço Central e Pirenéus são os quatro maciços montanhosos que farão parte desta 109ª edição, aparecendo nesta ordem. Há uma escalada, o Col de Spandelles (1.378 m) no departamento de Hautes-Pyrénées.


Após uma ausência de quatro anos os paralelepípedos estão de volta. O estágio cinco Lille Métropole> Arenberg Porte du Hainaut terá 19,4 km de paralelepípedos, divididos em 11 setores, variando em comprimento de 1,3 a 2,8 km.


53 km é a distância combinada dos dois contra-relógio individuais no Tour 2022: 13 km na etapa de abertura no centro da capital dinamarquesa e 40 km na penúltima etapa entre Lacapelle-Marival e Rocamadour.


O primeiro, segundo e terceiro corredores ao longo da linha em cada etapa receberão um bônus de tempo de 10, 6 e 4 segundos, respectivamente.


Serão atribuídos às equipas e pilotos 2,3 milhões de euros, dos quais 500 mil euros ao vencedor final da classificação geral individual.

Siga o Planeta da Bike
  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Twitter Ícone
  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube
Nosso canal no Youtube