Tour de France: Pogačar conquista o bi e Wout Van Aert repete marca dos anos 70


Champs Elysees com Arco do Triunfo ao fundo / Divulgação Tour de France

O joven esloveno Tadej Pogačar, de 22 anos e a equipe Emirates dos Emirados Árabes Unidos após três semanas de corridas conquistaram a vitória geral na 108ª edição do Tour de France 2021. A confirmação de sua vitória veio nas ruas da Champs Elysees, Paris, na última etapa, vencida pelo belga Wout Van Aert da equipe Jumbo-Visma), no domingo(18).

A caminhada para o bicampeonato começa no estágio 5 (contra-relógio), que Pogačar venceu por uma margem considerável e se consolidou com os ataques nos Alpes na 8ª e 9ª etapas, coroados com os sucessos dos Pirineus no Col du Portet e em Luz Ardiden (18ª e 19ª etapas).

Pogačar terminou o Tour de France em 82h36'56 ”, à frente de Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma) e Richard Carapaz (Ineos-Grenadiers) na classificação geral.

Assim como na edição 2020, o talento esloveno também conquistou a camisa de bolinhas de melhor escalador e a camisa branca de líder do ranking juvenil. Na conquista da sua segunda Grande Volta (29º vitória na carreira, 12º na temporada), Pogačar teve o suporte dos companheiros Mikkel Bjerg, Rui Costa, Davide Formolo, Marc Hirschi, Vegard Stake Laengen, Rafal Majka e Brandon McNulty.

Pelotão no Arco do Triunfo / TDF A.S.O. - Ashley Gruber - Jered Gruber.jpeg

Pogačar : “Não tenho palavras. Estar aqui novamente em Paris a menos de um ano da minha primeira vitória é algo realmente especial e estou muito feliz por vencer esta corrida novamente. Foram algumas semanas emocionantes. Toda a equipe e funcionários foram incríveis e eu sou muito grato por todo o trabalho árduo que fizeram para me apoiar. Embarco para as Olimpíadas de Tóquio amanhã (19) com lembranças incríveis. Mal posso esperar para voltar ao Tour de France novamente em breve. ” O esloveno liderou o Tour desde a oitava etapa. Além de dono da camisa amarela (campeão por tempo, o mais importante), ele levou a camisa branca com bolinhas (para o campeão entre os montanhistas) e a camisa branca (campeão entre os atletas mais jovens, até 25 anos).

O britânico Mark Cavendish, 36 anos, da equipe Deceunick Quick-Step atingiu a marca histórica de 34 conquistas no Tour de France, a mesma do belga Eddie Mercxx. Na etapa final em Paris, Cav terminou em terceiro, após uma disputa incrível com dois belgas: Wout Van Aert (Jumbo Visma), o vencedor, e Jasper Philipsen (Alpecin-Fenix). E foi Aert que fez história. Ele venceu três das 21 etapas, mas obteve um feito raríssimo: se tornou o primeiro ciclista desde os anos 70 a conseguir vencer, numa mesma edição, uma etapa de montanha, uma etapa de contrarrelógio e uma etapa plana.

Cavendish de verde e Pogačar com as suas camisas / Divulgação Tour de France

Resultados da fase 21: 1. Wout Van Aert (Jumbo-Visma) 2h39'37 ” 2. Jasper Philipsen (Alpecin-Fenix) 3. Mark Cavendish (Deceuninck-Quickstep)


Classificação geral final 1. Tadej Pogačar (Emirados Árabes Unidos) 82h36'56 ” 2. Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma) + 5'20” 3. Richard Carapaz (Ineos-Grenadiers) + 7'03 Donos das Camisas Camisa amarela - Tadej Pogačar Camisa Branca - Tadej Pogačar Camisa Branca com bolinhas - Tadej Pogačar Camisa Verde - Mark Cavendish

Siga o Planeta da Bike
  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Twitter Ícone
  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube
Nosso canal no Youtube