Tour do Rio 2024: O Retorno do Ciclismo Internacional em Grande Estilo
Após um longo inverno de nove anos (2015), o Tour do Rio voltou em grande estilo, trazendo muita emoção, disputas intensas e sol forte à cidade de Conservatória, no interior do estado do Rio de Janeiro. Com três dias de competição, o evento reuniu ciclistas e equipes de renome, representando seis países e três continentes, contando pela primeira vez com uma equipe do Japão (Shimano Racing) e de Guam (EuroCycling Trips Yoele). Esta edição do Tour do Rio, é classificada como prova UCI 2.2, percorreu 444,1 km distribuídos em três etapas desafiadoras.
No total, 90 atletas brasileiros e estrangeiros percorreram os 444,1 km em três estágios. Tive a oportunidade de acompanhar a última etapa do Tour dentro do carro de Suporte Neutro 1 da Shimano, que segue logo atrás do carro do Comissário-Chefe da prova, sendo o segundo carro da caravana. Neste caso, o Suporte Neutro 1 é responsável por atender os ciclistas que escapam em uma fuga.
De dentro do Suporte Neutro 1, pude ver de perto o trabalho dos ciclistas escapados e a negociação entre eles para liderar o pequeno pelotão que se formou com quatro competidores. Restando aproximadamente 40 km para a chegada, Gabriel Metzger escapou do pelotão para alcançar a fuga. O ritmo estava forte, e na última subida o campeão japonês Shotaro Uribe acabou ficando para trás. Nos 10 km finais, a briga se intensificou entre o colombiano Samuel Flores, que conquistou as camisas de maior pontuador (Camisa Verde) e de melhor escalador (Camisa Branca com Bolas Vermelhas). Durante os 151,7 km entre Conservatória/Barra do Piraí/Valença/Pentagna/Parapeúna/Santa Izabel/Conservatória, os Blues Angels fizeram apenas um atendimento, que foi recolocar a corrente que saiu do lugar, mesmo assim foi possível ver a agilidade e como trabalham rápido durante as etapas.
Os colombianos dominaram o pódio da Classificação Geral da competição. Sergio Henao foi o grande campeão da sétima edição do Tour do Rio, concluindo as três etapas em 10h59m31s. A prova começou na sexta-feira (1/11) e terminou no domingo (3/11). Henao foi seguido por Wilmar Paredes e pelo bicampeão do Tour do Rio (2013 e 2014), Oscar Sevilla, seus compatriotas. A boa notícia para o Brasil veio com o título geral na categoria Sub-23. Vinicius Silva Santos, conhecido como Vinicinho, de 20 anos, da equipe São José Ciclismo e natural de Paragominas (PA), venceu a segunda etapa no sábado, assumindo a liderança geral da categoria.
Foi uma experiência incrível estar novamente na caravana do Tour do Rio, relembrando os momentos de 2015 com meu falecido amigo Claudio Clarindo.
A competição contou com a participação de 17 equipes, sendo sete internacionais e dez nacionais:
Equipes Internacionais:
Team Medellín (Colômbia)
Nu Colômbia (Colômbia)
Plus Racing (Chile)
Stamina Racing (Chile)
Shimano Racing Team (Japão)
EuroCycling Trips Yoele (Guam)
Pio Rico Cycling Team (Bolívia)
Equipes Nacionais:
Pindamonhangaba Cycling (SP)
Swift Carbon (MG)
Taubaté Cycling Team (SP)
Ciclismo Rio do Sul (SC)
São José Ciclismo (SP)
Soul Cycles Santos (SP)
Indaiatuba Cycling (SP)
AGI Cycling Team (SP)
Desan Domini Makakolokko Cycling Team (RJ)
Seleção do Estado do Rio de Janeiro (RJ)
Percurso e Etapas: O trajeto totalizou 444,1 km em três etapas, passando pelas belas paisagens do Vale do Café:
1ª Etapa - Conservatória/Valença/Barra do Piraí/Ipiabas/Conservatória: 141,2 km
2ª Etapa - Conservatória/Santa Izabel/Parapeúna/Pentagna/Valença/Barra do Piraí/Conservatória: 151,2 km
3ª Etapa - Conservatória/Barra do Piraí/Valença/Pentagna/Parapeúna/Santa Izabel/Conservatória: 151,7 km
Comentarios