Buscar
Tour do Rio: Colômbia domina o primeiro dia de competição, ocupando as três primeiras colocações na prova
- Márcio de Miranda
- 1 de nov. de 2024
- 3 min de leitura

O sol brilhou e completou o belo cenário para a primeira etapa Tour do Rio, que teve a largada às 12h, desta sexta-feira e chegada depois de 141km, na Rua das Flores, em Conservatória. A etapa reuniu cerca 90 ciclistas de 17 equipes, sendo dez nacionais e sete internacionais. Sergio Henao da equipe NU Colombia levou a melhor. Com 3h32m48s o colombiano dominou e chegou quase três minutos na frente do segundo colocado, seu compatriota Wilmar Zapata, do Team Medellim/EPM, que completou o percurso em 3h35m24s. O campeão geral do Tour do Rio em 2013 e 2014, o espanhol naturalizado colombiano Oscar Sevilla, completou o pódio em 3h37m39s. Gaspar Pereira da AGI Cycling Team foi o brasileiro mas bem colocado na prova, ficando com a quarta colocação e o tempo de 3h40m15s
Logo com 9km de prova, abriu-se um pelotão com seis atletas – cinco da Colômbia e o brasileiro Gaspar Pereira - que fizeram uma “fuga” do restante dos ciclistas, mantendo um ritmo forte até os últimos km de prova. A menos de 10km do pórtico de chegada, Sergio Montoya desgarrou dos demais, imprimiu um ritmo forte e ultrapassou a linha de chegada com folga dos demais adversários.
“Foi uma etapa muito dura, muito calor e um percurso com um terreno bem complicado de pedalar, com subidas fortes que desgastam demais. Desde o começo da prova, formamos um grupo que veio se alternando na liderança, mas restando poucos km para o fim eu forcei o ritmo, pedalei forte, sem pensar. A estratégia deu certo e consegui passar em primeiro”, festejou Montoya , que fez sua estreia no Tour do Rio.
O campeão de 2013 e 2014, Oscar Sevilla, mesmo não tendo passado a linha de chegada na liderança estava satisfeito com sua atuação e de sua equipe.
“Estive na liderança em diversos momentos do percurso, mas o Montoya disparou na frente e não consegui mais alcancá-lo. A diferença é grande mas estou muito contente com o desempenho da minha equipe. Mostramos que estamos fortes. Tem muita competição pela frente e tudo pode acontecer”, completou Sevilla.
Emoção e superação também do lado brasileiro. Gaspar Pereira conseguiu chegar na quarta colocação, empolgando os espectadores na chegada em Conservatória.
“ É sempre muito bom competir em casa. A prova foi uma das mais fortes que já disputei, com uns 70km de percurso eu tive muitas câimbras mas consegui segurar e me manter no pelotão de frente. Os colombianos são muito fortes e estou muito feliz com meu desempenho. Agora é descansar e buscar um bom resultado amanhã”, finalizou.

Komentar