Tour do Rio: sétima edição começa nesta semana e com novidades

Um dos maiores eventos de ciclismo da América Latina tem novidades com ciclistas amadores pedalando mesmos trajetos da elite mundial
Dezessete equipes e 100 ciclistas profissionais pedalando por quase 450 quilômetros, em três dias de competição. No roteiro, as belezas naturais do interior do Rio de Janeiro.
No apoio, mais de 600 pessoas envolvidas na caravana do tour, são 40 motos e 2 carros da Polícia Rodoviária Federal, 15 policiais militares com 3 carros, 15 vans, 34 carros, 15 moto batedores, 2 carros serra fila, 2 caminhões de estrutura, 4 comissários da UCI e outros 4 da CBC.
Um dos maiores eventos de ciclismo da América Latina, o Tour do Rio chega neste ano, de 01 a 03 de novembro, à sua sétima edição. Serão três etapas, com largada em Conservatória, dia 01 de novembro às 12h, dia 02 e 03 às 10h. O ciclista e a equipe que completarem as etapas no menor tempo vencem a prova.
-O Tour do Rio não é só uma competição esportiva. Ele vai além disso. Estimulamos o nível de crescimento das equipes brasileiras e trouxemos grandes nomes do ciclismo internacional. O Tour do Rio é o foco dos atletas brasileiros, porque tem uma pontuação e visibilidade enormes – avalia Maria Luisa Jucá, diretora geral da Conexão Marketing, organizadora do Tour do Rio.

Sete equipes do exterior participarão da edição deste ano, vindas do Chile, Colômbia, Bolívia, Guam e Japão, que vem para o Brasil pela primeira vez. Do Brasil, estão confirmadas dez equipes, entre elas a Swift Carbon, única equipe continental, que tem como destaque o atleta paralímpico Lauro Chaman.
Vale destacar que das 17 participantes do Tour quatro delas estão no top 15 do America Tour Ranking.
“Participei como chefe de equipe em todas as edições do Tour do Rio como diretor de equipe, é uma enorme satisfação e um grande orgulho ter de volta uma competição como essa. O Tour do Rio é hoje a maior e mais importante competição do ciclismo no Brasil e mais importante ainda para somar pontos no ranking intercontinental de 2025”, disse Marcelo Donnabella, diretor da equipe mineira Swift Carbon.
“A gente chega com força total. Além do Chamam, que é o mais experiente, também temos o Otavio Gonzeli, ouro no Pan-Americano desse ano. O João Rossi e o Alessandro Guimarães estavam em treinamento de altitude, justamente para o Tour e vamos em busca do título.”
Atual bicampeão, o espanhol Óscar Sevilla, que compete pela equipe colombiana Team Colômbia-EPM, também está confirmadíssimo na edição deste ano.
-Minha expectativa é a melhor possível, um prazer voltar a participar do Tour. O objetivo é tentar ganhar pela terceira vez o Tour do Rio, que é uma prova muito importante a nível mundial, com boa organização e muita repercussão pelo mundo.
"O ciclismo está associado a atributos como força, coordenação e empenho concentrado do início ao fim. São atributos que também se aplicam aos Correios que, nesse momento de reconstrução, vêm retomando as atividades de patrocínio. Como empresa pública apoiadora do esporte nacional, é com entusiasmo que anunciamos nosso apoio ao Tour do Rio e a essa modalidade tão dinâmica, praticada por milhares de brasileiras e brasileiros, inclusive por nossas carteiras e carteiros, que percorrem o país sobre duas rodas para realizar entregas”, disse o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos.
Copinha Tour do Rio
Com o propósito de inspirar e motivar crianças de origem mais humilde, a organização promove a Copinha Tour do Rio, uma competição de ciclismo infantil. Crianças de 02 a 14 anos podem se inscrever.
Nesse projeto, independente das circunstâncias, todas as crianças podem aproveitar o esporte como uma ferramenta para seu desenvolvimento pessoal e social.
O objetivo é que as crianças enxerguem o ciclismo como uma oportunidade de crescimento e realização, promovendo a igualdade e inclusão.
TOUR DO RIO 2024:
De 01, 02 e 03 de novembro
3 etapas com 444,1 km no total
17 EQUIPES PARTICIPANTES
7 equipes internacionais
Team medellin - Colômbia
Nu Colômbia - Colômbia
Plus Racing - Chile
Stamina Racing - Chile
Shimano Racing Team - Japão
EuroCycling Trips Yoele - Guam
Pio Rico Cycling Team - Bolívia

Comments