top of page

Treinador do Centro Mundial de Ciclismo da UCI confirma presença nos 20 anos da CIMTB em Araxá


Charlie Evans conversando com um atleta do CMC /Divulgação

Dentro das pistas da Copa Internacional de Mountain Bike, em Araxá (MG), entre 14 e 16 de abril, haverá uma série de jovens talentos competindo, que se beneficiaram da exposição de treinamento e corridas no UCI Centro Mundial de Ciclismo (WCC), na Suíça. Do lado de fora da fita, o treinador que coordena o programa UCI WCC, Charlie Evans, estará presente no evento, para compartilhar o trabalho do UCI WCC e reunir-se com treinadores e atletas de toda a região que compreende a COPACI (Confederação Pan-Americana).


O UCI WCC foi fundado em 2002 e oferece suporte para ciclismo de estrada, BMX (corrida e estilo livre), ciclismo pista e MTB. Seu objetivo é fornecer acesso a um ambiente de treinamento de alto nível e estrutura para desenvolver talentos de Federações Nacionais emergentes, aqueles que têm potencial para competir no mais alto nível de corrida, mas talvez não a oportunidade ou suporte adequado. O programa MTB, criado em 2018, visa apoiar os atletas das federações continentais, para o acesso e desenvolvimento no cenário europeu de corrida e construir uma ponte para eles desde as categorias juniores até a elite.


Tendo trabalhado com muitos jovens atletas da COPACI, incluindo Alex Malacarne e Gustavo Xavier, que foram detectados em 2019 em um acampamento UCI WCC Talent ID, esta será a primeira visita de Charlie à região da COPACI. "Trabalhei com a paixão e o entusiasmo das nações pan-americanas por muito tempo. Estou ansioso para ver de perto o cenário das corridas pan-americanas e experimentar a cultura em primeira mão", enaltece Charlie.


No entanto, há um claro propósito e objetivo para a visita de Charlie a CIMTB em Araxá. "O sucesso do desenvolvimento do atleta no WCC depende muito das excelentes relações de trabalho que tenho com os atletas, seus treinadores de seu país e o apoio de suas Federações Nacionais. Estou indo para Brasil para me reunir com o maior número possível de treinadores, atletas e sua comitiva, para construir nossa network de apoio para que talentos emergentes possam acessar os caminhos certos para seus atletas em desenvolvimento", comenta o coordenador do projeto.


Charlie Evans estará presente tanto na CIMTB Araxá, quanto no Campeonato Pan-Americano de Mountain Bike, em Congonhas (MG), duas semanas depois. O tempo entre esses dois eventos é quando Charlie espera que muito trabalho de desenvolvimento possa ser feito.


"Eu entendo que os finais de semana de corrida têm horários intensos para treinadores, equipe e atletas. Minha expectativa em Araxá é simplesmente conectar e organizar um encontro para os dias entre a CIMTB Araxá e o Campeonato Continental, onde ali se desliga o calor entre as duas corridas. Eu gostaria muito de participar das atividades das equipes para treinamento, se eu for convidado, e me reunir com treinadores, gerentes de equipe e atletas para entender melhor as necessidades e os desafios do desenvolvimento”, destaca Charlie.


O objetivo do treinador é se conectar com equipes regionais para construir canais de comunicação robustos com os atletas em uma network de apoio, para ajudar a próxima geração de talentos do mountain bike a se beneficiar do apoio do UCI World Cycling Center.


“É uma grande oportunidade para os jovens que estarão competindo em Araxá, de serem observados pelo Charlie Evans. E, para a CIMTB, é uma grande honra. As categorias de base sempre foram tratadas como uma das principais prioridades dentro do evento nesses quase 30 anos e temos inúmeros exemplos de atletas que estão desde jovens conosco, como os campeões mundiais Henrique Avancini e Martin Vidaurre (CHI), e o Egan Bernal (COL), campeão do Tour de France. Hoje, temos as categorias de base começando pela Sub-12, já para se acostumarem com o ambiente competitivo e aprender com os mais experientes. O nosso objetivo, junto com a CBC e as federações estaduais, é ter as gerações futuras cada vez mais fortes e preparadas para buscar o sonhado ouro olímpico”, diz Rogerio Bernardes, organizador da CIMTB.


Charlie se apresentará na quinta-feira (13/04), às 17h30, logo após a reunião dos Team Managers também na quinta, no palco principal da CIMTB Araxá (na área de premiação) e estará presente no evento durante todo o fim de semana. Treinadores e atletas interessados, entrem em contato com Charlie na primeira oportunidade e marque uma reunião com o representante do UCI WCC.


As inscrições para a histórica edição de 20 anos da etapa de Araxá (MG) da Copa Internacional de Mountain Bike (CIMTB) seguem abertas. Entre os dias 14 e 16 de abril, os melhores ciclistas do Brasil e do mundo estarão em ação nas trilhas nos arredores do Grande Hotel Termas de Araxá. Para garantir vaga em uma das mais de 50 disputas em três modalidades – Cross Country Olímpico (XCO), Short Track (XCC) e Maratona (XCM) – os ciclistas devem acessar o site do evento www.cimtb.com.br e clicar no menu Inscrições.

Comments


Siga o Planeta da Bike

  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Twitter Ícone
  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube

Nosso canal no Youtube

bottom of page