UCI ajudou na extração de atletas do Afeganistão e agora organiza o Campeonato Feminino de Estrada
A União Ciclística International (UCI) teve um papel importante junto com outras federações esportivas internacionais na evacuação de atletas após a retomada do poder dos Talibans, no Afeganistão em 2021. O Campeonato Feminino de Estrada do Afeganistão terá 49 atletas e acontecerá no próximo domingo, 23 de outubro em Aigle (Suíça).
Mulheres afegãs que agora vivem na Suíça, Itália, França, Alemanha, Canadá e Cingapura estão na lista de largada para a corrida de estrada de domingo.
Entre elas estará Masomah Ali Zada (26), a primeira ciclista afegã a participar dos Jogos Olímpicos - como parte da equipe de refugiados criada pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) para os Jogos de Tóquio-2020 - que fugiu de seu país em 2017, ameaçada por andar de bicicleta. Em julho deste ano, ela foi eleita para a Comissão de Atletas do COI.
Entre as participantes está Wahida Hussaini, uma das atletas recebidas pelo UCI World Cycling Center (WCC) em Aigle, Suíça, que terminou em 11º no contra-relógio individual no Campeonato Asiático de Ciclismo deste ano em Dushanbe, Tajiquistão. Enquanto isso, as irmãs italianas Fariba e Yulduz Hashimi, duas das quatro afegãs que agora competem pela Equipe Continental Feminina da UCI Valcar - Travel & Service, competiram recentemente no primeiro Campeonato Mundial de Gravel da UCI.
As ciclistas vão competir num percurso composto por duas voltas de um circuito de 28,5 km com uma diferença de altitude de 72 m (total: 57 km com uma diferença de altitude de 144 m). O pelotão percorrerá as cidades de Aigle, Yvorne, Rennaz e Vouvry, na região de Chablais de Vaud.
A corrida começará – às 9h30 – e terminará no UCI World Cycling Center (WCC), o centro de educação e treinamento de alto nível da UCI localizado em Aigle.
Serão concedidos dois títulos distintos: um para categoria Elite e outro para os da categoria Sub-23. No entanto, todos os participantes começarão simultaneamente e percorrerão a mesma distância.
O diretor do UCI WCC, Jacques Landry, disse que todas as jovens que competem em Aigle estão sendo bem cuidadas em seus respectivos países anfitriões: o idioma, encontrando sua própria acomodação, e muitos já estão trabalhando ou estudando”, disse. “O objetivo é torná-las independentes e autossuficientes. O UCI WCC tem o prazer de recebê-los em Aigle para seus Campeonatos Nacionais.”
O Campeonato Feminino de Estrada do Afeganistão de 2022 é organizado em conjunto pelo UCI WCC, a Federação Afegã de Ciclismo, o comitê organizador do Tour du Pays de Vaud e a Comuna de Aigle. O evento faz parte dos esforços contínuos da UCI e seus parceiros para apoiar e ajudar a Federação Afegã de Ciclismo , em linha com os valores do Movimento Olímpico que promove a paz e o desenvolvimento através do esporte e se esforça para “colocar o esporte a serviço da desenvolvimento harmonioso do homem, com vistas a promover uma sociedade pacífica preocupada com a preservação da dignidade humana”.
Em 2021, várias operações de evacuação foram lideradas pela UCI ou por seus parceiros. Um total de 165 cidadãos afegãos puderam deixar seu país, graças ao apoio de diferentes atores, que incluem a ONG IsraAID, vários governos, a Confederação Asiática de Ciclismo e particularmente Sylvan Adams, proprietário da UCI WorldTeam Israel Start-Up Nation, cuja contribuição financeira foi um fator importante para tornar esses esforços possíveis.
Algumas das jovens que foram evacuadas descrevem sua história neste vídeo comovente .
As afegãs evacuadas e estabelecidas em diferentes países agora têm a chance de se reunir e celebrar sua paixão pelo ciclismo por ocasião do Campeonato Feminino de Estrada do Afeganistão, que acontece em Aigle no domingo, 23 de outubro.
Comments