UCI anuncia os sistemas de qualificação atualizados para MTB, BMX Racing e BMX Freestyle


Avancini é um dos destaques no MTB /Divulgação

A União Ciclística International (UCI) divulgou nesta sexta (31) os sistemas de qualificação para mountain bike (MTB), BMX Racing e BMX Freestyle para Tóquio-2020, que foram atualizados como resultado do adiamento dos Jogos Olímpicos devido à pandemia de Covid-19.


Após a reprogramação dos Jogos Olímpicos, o Comitê Olímpico Internacional (COI) pediu a todas as Federações Internacionais com esportes incluídos no programa de competição Tóquio- 2020, mas cuja qualificação ainda não foi concluída, que revisassem seus sistemas de qualificação e propusessem um plano de contingência. A UCI fez isso para mountain bike, BMX Racing e BMX Freestyle, já que a qualificação ainda não foi encerrada para essas modalidades. Os processos de qualificação para o ciclismo de estrada e pista foram concluídos em março de 2020, quando o COI decidiu adiar os Jogos Olímpicos por um ano.


Com base no plano de contingência da UCI, foi proposto fazer algumas alterações nos sistemas de qualificação que foram revisados ​​pela última vez em 2020 para levar em consideração o congelamento das classificações da UCI em 3 de março de 2020, e a alteração da data dos Jogos Olímpicos. Essas mudanças também refletem os princípios do sistema de qualificação atualizados do COI para Tóquio 2020, que foram publicados em 30 de março de 2020.

As atualizações para cada disciplina são:


Mountain bike

Suiço Nino Schurter na Rio-2016 / Divulgação

O Ranking de qualificação olímpica da UCI foi confirmado como o de 3 de março de 2020, combinado com os resultados dos eventos da Copa do Mundo de Mountain Bike da UCI realizados em 2021 antes do final do período de qualificação (atualmente 16 de maio, mas o mais tardar, no caso de qualquer adiamento, 6 de junho). Duas rodadas da Copa do Mundo UCI (Albstadt, Alemanha, de 8 a 9 de maio, e Nove Mesto Na Morave, da República Tcheca, de 15 a 16 de maio) estão atualmente no período de qualificação em 2021, o que significa que a qualificação terminará no último dia do segunda rodada da Copa do Mundo UCI. No momento, ambos os eventos devem ocorrer conforme planejado.


BMX Racing

A colombiana Mariana Pajón conquistou o bi na Rio-2016 / Divulgação

O Ranking de Qualificação Olímpica da UCI foi confirmado como o de 3 de março de 2020 combinado com os resultados dos finais de semana da Copa do Mundo de BMX da UCI em 2021, realizados antes do final do período de qualificação. Dois finais de semana de corrida (quatro rodadas) estão atualmente no período de qualificação em 2021 (Verona, Itália, de 8 a 9 de maio, e Bogotá, Colômbia, de 29 a 30 de maio), o que significa que a qualificação terminará no último dia do segundo Fim de semana da Copa do Mundo UCI (30 de maio). No momento, as quatro rodadas em ambos os finais de semana parecem ocorrer conforme o planejado.


A segunda via de qualificação, com base no Ranking Individual BMX da UCI, foi alterada para ser definitiva a partir de 3 de março de 2020, no início da crise COVID-19. Nenhum outro resultado posterior em 2020 ou em 2021 será adicionado a esta classificação. Isso significa que as 3 vagas de cota para cada gênero alocadas por meio deste caminho de classificação serão atribuídas usando apenas a classificação publicada em 3 de março de 2020: esta foi a classificação mais representativa da verdadeira capacidade dos atletas, pois levou em consideração uma grande variedade de resultados de todas as categorias de eventos, incluindo eventos onde todos os melhores pilotos estiveram presentes. É mais justo usar este ranking do que o atual UCI Individual BMX Ranking, que continua a ser afetado pelo impacto do COVID-19 no UCI BMX International Calendar.


BMX Freestyle

BMX Freestyle fará a sua estreia em Tóquio / Divulgação

O Ranking de Qualificação Olímpica da UCI foi confirmado como o de 3 de março de 2020 combinado com os resultados do Campeonato Mundial de Ciclismo Urbano UCI de 2021, a ser realizado em Montpellier, França, de 4 a 8 de junho.

Siga o Planeta da Bike
  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Twitter Ícone
  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube
Nosso canal no Youtube